Já sabemos que a comunicação interna é essencial para garantir a eficiência de uma empresa. Inclusive, já abordamos por aqui, os motivos para investir em comunicação interna e porque ela é tão importante para qualquer negócio.
No entanto, muitas organizações ainda não possuem uma pessoa ou equipe dedicada ao planejamento e ações de comunicação interna.
Mesmo que sua empresa não tenha ninguém dedicado a essa área, é possível ter bons resultados com ações que realmente funcionam. É por isso que vamos trazer exemplos de comunicação interna que podem trazer excelentes resultados para sua empresa.
Por que sua empresa precisa de comunicação interna?
A comunicação interna, quando bem aplicada, é a responsável por promover a colaboração entre os departamentos, fornecer informações precisas a todos os membros da empresa, e manter os colaboradores alinhados e motivados. Além disso, a comunicação interna pode contribuir para o aumento da produtividade e do comprometimento.
Além dessas, há muitas outras vantagens. Mas os benefícios da comunicação interna têm impacto também na imagem da empresa como marca empregadora.
Uma empresa que cria um relacionamento mais próximo com seus colaboradores, se mostra como uma organização que se preocupa com a forma vista pelos membros do time.
Por isso, a comunicação interna é atualmente considerada um diferencial competitivo, tanto que cerca de 97,5% dos líderes de RH a consideram uma ferramenta totalmente estratégica para o negócio, segundo uma pesquisa realizada no evento HR First Class.
Escolha os melhores canais para sua comunicação interna
Antes de criar a estratégia e colocar seu plano de comunicação interna em prática, é interessante escolher quais canais serão utilizados. Os canais são de grande importância para qualquer plano de comunicação interna, pois são ele que vão garantir a eficácia das suas ações.
A tecnologia trouxe diversos benefícios nesse sentido, pois cria soluções práticas, rápidas e acessíveis de qualquer lugar, até mesmo para colaboradores que trabalham em casa.
Portanto, na hora de escolher quais ferramentas de comunicação interna implementar e quais ações serão feitas, é importante analisar seu público interno para entender quais fazem mais sentido e terão os melhores resultados.
Exemplo de comunicação interna
Se já compreendeu a importância da comunicação interna e sabe quais canais utilizar na sua estratégia, confira abaixo algumas ideias e ações para deixar sua comunicação interna ainda mais eficiente.
Conheça seus colaboradores
Conhecer sua equipe é parte importante do processo de comunicação interna. Cada pessoa é diferente e tem suas próprias características e preferências. Esse é o primeiro passo a ser dado pela empresa.
Portanto, se você deseja melhorar a comunicação interna da sua organização, é fundamental conhecer as pessoas que dela fazem parte para saber como se comunicar melhor. Conhecê-las ajudará na escolha da linguagem, forma e canal de comunicação que será utilizado pela sua empresa.
Trabalhe uma cultura de comunicação transparente
A transparência é outro ponto essencial da comunicação interna e deve ser parte da cultura organizacional. É importante que todos estejam cientes de tudo o que está acontecendo no negócio. Especialmente se isso pode afetar sua rotina de trabalho.
É a transparência que fortalece os laços de confiança com os colaboradores. Portanto, sejam boas ou más notícias, todas devem ser comunicadas o mais rápido possível.
Se a empresa não divulgar oficialmente a informação, mas a notícia vazar de alguma forma, você pode ter que lidar com um alvoroço, radio corredor ou ruídos na comunicação.
Desenvolva ações de integração
É importante desenvolver ações e eventos que promovam uma aproximação ainda maior. Para isso, você pode promover encontros, eventos e até happy hours com toda a empresa.
Esses momentos vão fortalecer os laços entre a equipe e mostrar aos colaboradores o quanto a empresa se preocupa com eles e com o seu bem-estar. Afinal, essas ações interferem diretamente nesse quesito.
Além disso, é possível utilizar esses momentos para promover a cultura da empresa, objetivos e metas, apresentar projetos e resultados alcançados.
Forneça canais de comunicação
Quando falamos sobre fornecer canais de comunicação interna, estamos falando de remover barreiras físicas e burocráticas. Principalmente entre equipes diferentes.
Para isso, por exemplo, pode propor conversas semanais ou diárias. Outra maneira de fazer isso é criar um espaço social, seja ele físico ou online, onde todos possam se encontrar.
Outra opção, é fornecer ferramentas que facilitem a comunicação, como chat corporativo ou algo mais completo, como uma rede social corporativa, que promove a comunicação e integração entre colaboradores. Os canais devem ser escolhidos de acordo com seus colaboradores, aqueles que mais utilizam ou acessam facilmente.
Valorize a opinião dos colaboradores
Colaboradores são pessoas e pessoas querem ser ouvidas, expressar suas opiniões e sentimentos. Pensando nisso, investir em pesquisas é uma ótima opção para melhorar sua comunicação interna.
Dessa maneira, gestores entendem melhor seus colaboradores, identificam oportunidades de melhoria e solução de problemas de forma simplificada e em tempo real.
Ao fornecer os canais certos e incentivar a comunicação, os colaboradores sentirão parte da empresa e terão liberdade para expressar sua opinião.
Utilize a tecnologia a seu favor
Existem no mercado, soluções que visam melhorar a comunicação interna na totalidade, agilizando processos, facilitando a comunicação e promovendo a integração entre colaboradores.
Soluções desse tipo garantem que os colaboradores tenham sempre uma visão geral de tudo o que acontece. Feriados, comunicados, novos benefícios e qualquer outra informação sobre o negócio podem ser compartilhados com todos simultaneamente.
Exemplos dessas ferramentas são as intranets e as redes sociais corporativas. Ambas possuem recursos e funcionalidades perfeitas para empresas que querem melhorar a comunicação interna.
Concluindo
Ao colocar em prática essas ideias, ações e ferramentas, logo sua empresa notará uma grande melhora na comunicação interna e relacionamento com colaboradores.
No entanto, se você deseja melhorar ainda mais a comunicação e engajar seus colaboradores, a Vivaintra pode te ajudar criando um ambiente de trabalho mais produtivo e conectado.
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