A comunicação atualmente é parte significativa de qualquer estratégia, contribuindo principalmente com o alcance dos objetivos empresariais.
Além da comunicação tradicional, temos a comunicação interna, peça chave para o time de gestão de pessoas, que vem ganhando espaço devido a importância crescente do capital humano para as organizações. Uma pesquisa realizada em 2022, apontou que 88% dos CEOs que forneceram entrevistas, valorizam a comunicação interna na organização.
Por tanto, se ainda não trabalha essa área na sua empresa, vamos te contar ao longo deste conteúdo o porque investir em comunicação interna.
Sobre a comunicação interna nas empresas
Trata-se de uma área que tem como foco a comunicação entre todos os integrantes de uma mesma organização.
Uma boa estratégia de comunicação interna, pode facilitar a transmissão de mensagens, garantindo que a mensagem certa seja entregue às pessoas certas.
É importante destacar que a comunicação interna pode acontecer em diferentes direções. Neste material, explicamos melhor sobre os tipos de comunicação interna. Basta preencher o formulário para ter acesso.
No entanto, independente da direção em que aconteça na sua empresa, ela sempre terá o mesmo objetivo: alinhar empresa e colaboradores, garantindo um relacionamento consistente e de confiança.
E quando a comunicação interna consegue garantir o fluxo correto de informações, alinhando empresa e colaboradores, seja por e-mails, murais, memorandos, comunicados, reuniões, chats, intranets e outros meios, ela passa a colher bons frutos. Esses resultados podem ser vistos nos próprios números da empresa e no bom funcionamento da organização.
Problemas causado por uma comunicação interna ineficaz
Em contrapartida, quando a comunicação interna é inexistente ou não funciona corretamente, ela pode gerar alguns problemas e até mesmo afetar os resultados do negócio.
Confira alguns exemplos dos problemas causados por uma comunicação interna ruim:
Colaboradores menos engajados: manter os colaboradores alinhados com os objetivos da empresa é uma boa maneira de engajá-los, quando isso não acontece, é comum a falta de engajamento.
Falhas e ruídos na comunicação: quando a comunicação não é eficiente, ruídos podem surgir, o que levam a falhas e interpretações errôneas de informações da organização.
Redução da produtividade: Se a informação não é transmitida corretamente, pode ser que o colaborador não compreenda qual seu papel na organização, qual seu objetivo e o que precisa ser feito. Consequentemente sua produtividade é afetada.
Aumento da rotatividade: as falhas nas comunicações podem levar a algumas insatisfações pelos colaboradores, como a falta de transparência e confiança tanto na gestão quanto na empresa. Esses sentimentos afetam diretamente a relação entre empresa e colaborador, o que pode acabar o desmotivando com relação a sua função e a organização.
3 motivos do porque investir em comunicação interna
Como abordado anteriormente, a comunicação interna é a responsável por transmitir as mensagens dentro da organização de maneira estratégica.
Além disso, ela pode trazer muitos outros benefícios e contribuir significativamente para os resultados do negócio, mas aqui vamos apontar 3 motivos importantes que farão você investir na comunicação interna da sua empresa.
1º Aumentar a produtividade
Já mencionamos como a comunicação interna ajuda no bom funcionamento dos processos da empresa. Contudo, o principal resultado disso é o aumento da produtividade.
O aumento da produtividade do seu time, acontece quando a comunicação é clara e transparente. Dessa forma os colaboradores se manterão alinhados e passarão a trabalhar juntos para alcançar o objetivo proposto, esse processo é conhecido tradicionalmente como trabalho em equipe.
O trabalho em equipe, vai garantir o aumento da produtividade, reduzindo o número de erros cometidos devido à falta de integração e informação. Somente assim, com o trabalho em equipe, que as metas e objetivos podem ser efetivamente alcançados.
Um aspecto importante da relação entre produtividade e comunicação interna, é que ela fundamentalmente deve acontecer em diferentes sentidos. Tanto os gestores devem manter a comunicação constante, principalmente relacionado aos objetivos da equipe e empresa, como só colaboradores devem buscar sanar suas dúvidas e expor aos seus gestores, as dificuldades e falhas nos processos.
2º Aumento da credibilidade da empresa
Em um ambiente de incerteza e em momentos de crise de uma empresa, o colaborador pode não se sentir seguro e motivado a fazer o seu melhor para entregar os resultados esperados. O cenário fica ainda pior quando esse sentimento se espalha para os demais membros de uma equipe.
Por esse motivo, investir em comunicação interna é uma das formas de gerar credibilidade e proporcionar um ambiente que transmita confiança a todos os colaboradores.
A comunicação, sincera e clara, ajudará a estabelecer uma relação transparente e aberta em todos os níveis do negócio, independente da situação. Além disso, a melhoria da comunicação entre os níveis da empresa, poderá estimular o diálogo e contribuição dos colaboradores com ideias e sugestões para superar desafios e problemas.
3º Fortalecimento da cultura organizacional
Uma boa comunicação interna pode ajudar a fortalecer a cultura organizacional atuando em todos os níveis da empresa.
Se a comunicação é consistente, principalmente quando falamos da gestão, que normalmente é um dos responsáveis por propagar a cultura, a probabilidade de engajar os colaboradores é maior. Desta maneira, é mais fácil manter os colaboradores alinhados com relação aos objetivos do negócio, além de acabar com o clima de insegurança.
A estratégia de comunicação interna adotada, pode incluir diversas ações, mas são aquelas ações que aproximam gestão e times que vão fortalecer o relacionamento e assegurar a participação de todos.
Em dúvida sobre qual canal de comunicação interna você deve investir?
A escolha dos canais que serão utilizados é uma das etapas mais importantes da sua estratégia de comunicação interna. Isso se deve ao fato de que algumas estratégias podem exigir um certo preparo para implementação de soluções, como por exemplo, uma intranet.
Sendo assim, a escolha dos canais utilizados deve ser feita com cuidado, mas aqui estão algumas ideias de ferramentas que podem ser utilizadas na sua estratégia de comunicação interna para torná-la ainda mais eficiente.
- TV corporativa;
- Rede Social Corporativa;
- Comunicado;
- Mural de avisos;
- Intranet;
- E-mail MKT interno;
- Pesquisa de Clima;
- Feedbacks;
- Chats;
- Sistema para controle de tarefas e processos.
No entanto, não basta apenas utilizar todos esses canais. Escolha e invista naqueles que atendem as necessidades da sua empresa. Por isso, é importante definir uma estratégia coesa e eficiente para garantir que seu investimento em comunicação interna possa trazer os resultados esperados.
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Agora que compreendeu os motivos que fazem da comunicação interna um bom investimento para sua empresa. Lembre-se de definir quais metas deseja alcançar e quais os canais certos para sua estratégia.
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