A comunicação interna é um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa. É responsável por estabelecer uma conexão entre todos os membros da equipe, promovendo a integração, o incentivo e a motivação dos colaboradores.
Para garantir uma comunicação interna eficaz, escolher os canais certos é a melhor maneira de melhorar a transferência de informações entre empresa e colaborador.
Quer conhecer quais são os melhores canais de comunicação interna para sua empresa? Continue a leitura para descobrir.
O conceito de Comunicação interna
Para definir quais os melhores canais para a sua empresa, é interessante compreender primeiro o conceito e alguns dos processos relacionados a comunicação interna.
Nas organizações, é chamada de comunicação interna o conjunto de processos e estratégias adotadas para promover a comunicação com os seus colaboradores, fortalecer a cultura organizacional, aumentar a produtividade e melhorar o desempenho geral.
Estes processos envolvem a distribuição de informações, o feedback, o treinamento, a gestão de conflitos, a motivação, a definição de metas e a cooperação entre os colaboradores. A comunicação interna ainda pode incluir a utilização de ferramentas de comunicação que agilizam e minimizam erros nesses processos nas empresas.
Veja mais vantagens de uma comunicação interna eficiente:
1. Aumento da produtividade: A comunicação interna eficaz ajuda a melhorar a produtividade, pois oferece aos colaboradores a informação necessária para realizar seu trabalho com rapidez e eficiência.
2. Melhorar o clima de trabalho: A boa comunicação interna pode ajudar a melhorar o clima de trabalho, pois aumenta a confiança entre os colaboradores e promove a colaboração.
3. Melhorar o engajamento dos colaboradores: Quando os colaboradores se sentem informados sobre o que está acontecendo, eles se sentem mais motivados a trabalhar. Uma comunicação interna eficaz pode aumentar o engajamento dos colaboradores.
4. Integração da equipe: Uma boa comunicação interna consegue integrar a equipe, ajudando a melhorar o relacionamento entre os colaboradores e agiliza processos e entregas.
Como escolher os melhores canais de comunicação interna?
Ao elaborar um plano de comunicação interna, é importante considerar diversos fatores, como, por exemplo: público-alvo, recursos disponíveis e objetivo do negócio.
Somente após uma análise destes fatores, é possível determinar quais canais serão utilizados na comunicação interna. Pensando nisso, criamos um e-book com tudo o que você precisa saber para criar o Plano de Comunicação Interna da sua empresa e também escolher os melhores canais.
No mercado, existem diferentes soluções e ferramentas que são ótimos canais de comunicação interna, alguns deles, você provavelmente utilizou:
- Intranet;
- Sistemas de chat;
- Reuniões Online
- E-mails;
- Newsletters;
- Murais;
- Fóruns;
- Aplicativos móveis;
- TV Corporativa;
- Blog ou revistas online.
Aqui na Vivaintra, nós já fizemos uma entrevista especial com dicas para você escolher a melhor plataforma de Comunicação Interna na sua empresa. Clique para acessar a entrevista!
Mas com tantas opções, é difícil escolher qual a melhor para o seu negócio. Abaixo você confere, quais os melhores canais e como eles ajudam na Comunicação interna da sua empresa.
TV Corporativa
A TV Corporativa é um meio de comunicação interna tradicional e flexível, que permite veicular vídeos, imagens, notícias e qualquer outro material alinhado a cultura e aos objetivos do negócio.
Por estar disponível para todos na empresa, a TV Corporativa pode influenciar os colaboradores que podem não ter acesso a outros canais de comunicação interna. É uma boa maneira de transmitir as informações necessárias sem ser invasivo, pois a atenção do funcionário é espontânea.
Chat
Ter um Chat como um dos canais principais de comunicação interna permite que os colaboradores se comuniquem em tempo real e estejam atualizados sobre o que está acontecendo na empresa.
Grupos de trabalho ou squads agilizam processo e entregas. Além de ser um canal aberto e comunicação que favorece e integração de colaboradores e gestores em todas as direções.
Murais
Nos murais, notícias e alertas são publicados em formatos de texto e imagem. O conteúdo nele disponibilizado deve ser considerado importante, pois ficará visível para todos os colaboradores.
O local onde será alocado deve ser o mais visível possível, pois por se tratar de um canal estático, deve estar acessível aos olhos dos colaboradores.
Atualmente, além dos murais físicos, existem murais digitais, que ficam disponíveis em redes sociais corporativas e intranets acessados pelos colaboradores. No entanto, apesar de ser um tradicional canal de comunicação interna, eles ainda são muito presentes e valiosos nas organizações.
Reuniões por videoconferências
Para otimizar a rotina das organizações, as ferramentas de comunicação voltadas para o digital ganharam muito espaço nos últimos anos. As reuniões online se tornaram uma saída para empresas que atuam de maneira hibrida ou home office.
A capacidade de falar com pessoas importantes para avançar processos internos e externos, independente de onde estejam, já é uma realidade no mundo moderno, e as organizações tem incorporado esse modelo em seus recursos.
A videoconferência facilita a comunicação interna com os colaboradores e deve ser explorada para garantir o alinhamento das informações sempre que necessário. No entanto, a dica é fazê-los apenas quando necessário e convidar apenas os colaboradores que precisam participar da conversa.
Intranet e Rede Social Corporativa
Intranet é uma rede privada que usa as tecnologias da Internet para compartilhar informações e recursos em uma organização. É utilizada por colaboradores para acessarem dados e recursos compartilhados pela empresa.
Ainda falando em comunicação interna, a intranet tem muitas vantagens, incluindo, o acesso rápido as informações, possibilidade de personalização e compartilhamento rápido de mensagens padronizadas.
Já a Rede Social Corporativa, é tendência nas organizações como um canal de comunicação interna. Sua usabilidade tem semelhanças com redes sociais conhecidas, proporcionando uma aproximação e momentos de interação entre colaboradores.
Qual canal de comunicação utilizar?
A escolha de qual solução deve ser utilizada, se será uma intranet ou rede social corporativa, cabe apenas a sua empresa, considerando também o objetivo do negócio. Afinal, cada canal tem suas vantagens e consegue impactar os colaboradores de diferentes maneiras.
Conheça as principais características do público, entenda como as informações devem ser transmitidas e em que direção elas devem seguir para garantir melhor entendimento. Isso ajudará gestores e RH a definir quais os melhores canais de comunicação para o seu negócio.
É importante destacar, que algumas soluções disponíveis no mercado, reúnem o melhor desses canais e oferecem um ambiente produtivo e acessível a todos os níveis da empresa.
A Vivaintra é uma dessas soluções. Você pode conhecer e saber mais acessando nosso site.