Em todas as áreas da vida é necessário planejamento, seja para comprar um carro, conseguir a casa própria ou fazer aquela viagem dos sonhos. Para começar um novo empreendimento ou se manter no caminho para algo sólido e de sucesso, é preciso uma tarefa extremamente importante e que deve ser feita em toda instituição: o desenvolvimento do planejamento estratégico, tático e operacional.
Mas, antes de começar, é preciso que os responsáveis pela organização tenham noção dos aspectos essenciais da empresa para que o planejamento estratégico seja eficaz e um bom diagnóstico empresarial pode ajudar nisso.
Fique com a gente e entenda o que é cada planejamento, por que eles são tão importantes e como fazê-los!
Os três tipos de planejamento dentro da empresa
Embora sejam três planos em níveis diferentes — cada um com seus objetivos, metas, períodos e equipes — são complementares uns aos outros. O planejamento estratégico, tático e operacional fazem parte de um conjunto e devem ser pensados em união para que funcionem.
Como veremos a seguir nos detalhes de cada plano, o planejamento tático e o planejamento operacional são, na verdade, uma versão mais detalhada e específica do planejamento estratégico. Por isso a importância de entender a ligação entre eles e a necessidade de sinergia entre os três planejamentos.
Estratégico
O primeiro planejamento a ser feito é o estratégico. Este plano é focado em anos adiante, pensando na empresa em um longo prazo como, por exemplo, entre 5 e 10 anos. O foco do planejamento estratégico é, portanto, onde a empresa quer chegar e o que deseja ser em um futuro longínquo.
Seus idealizadores são a alta gestão do negócio, como os donos, que precisam ter uma visão holística e inovadora na hora de refletir sobre o planejamento estratégico da empresa. Aqui, a intenção é pensar em planos mais gerais, sem muitos detalhamentos! O planejamento estratégico vai servir de base para todos os outros planos e decisões da empresa, por isso deve estar de acordo com a missão, valores, visão e alinhamento organizacional.
Como é um planejamento a longo prazo, mudanças podem e devem ocorrer conforme o tempo vai passando. Por isso é extremamente importante manter o plano em constante revisão, sempre adaptando as metas e checando se ainda fazem sentido!
Para ajudar na construção deste planejamento, os gestores podem pensar nas seguintes perguntas:
- Quem somos?
- O que fazemos ou oferecemos?
- Por que fazemos ou oferecemos isso?
- Onde estamos agora, nesse momento?
- Onde queremos chegar futuramente?
- O que valorizamos e é mais importante para nós?
Com essas respostas claras em mente, a empresa começa a visualizar mais facilmente os objetivos e qual a cultura que querem construir na instituição.
Tático
Se no planejamento estratégico as expectativas eram mais gerais e a longo prazo, a partir do planejamento tático começamos a especificar mais o caminho a ser seguido. O foco do planejamento tático passa a ser de médio prazo, geralmente entre 1 e 3 anos à frente. Essa etapa deve ser um pouco mais detalhada que o planejamento estratégico, porém ainda mantendo com uma visão mais holística dos objetivos da empresa.
Nesta fase, os objetivos começam a ser separados por áreas ou departamentos da empresa. O planejamento tático adapta o planejamento estratégico, estabelecendo qual caminho deve ser seguido por cada parte da organização e quais ações deverão ser tomadas para atingir essas metas. Portanto, no planejamento tático entram os planos financeiros, de marketing, de RH, de produção… sejam quais forem os setores da empresa.
As metas do plano tático devem levar em conta os objetivos do planejamento estratégico, analisando-os e conferindo se realmente são possíveis, o que será preciso para serem alcançados e como isso vai ser feito na prática. Esta parte é muito importante, pois as metas podem estar ligadas à métricas de desempenho e remuneração variável como o OKR e PLR, por exemplo.
Para guiar o planejamento tático, pode-se pensar e responder algumas questões como:
- Quais objetivos estratégicos são viáveis?
- O que vamos fazer?
- O que é necessário para realizar isso?
- Vale a pena?
- Quando vamos fazer?
Com o plano avançando e sendo mais detalhado, é hora de avançar para a última etapa que vai dar forma aos objetivos e metas.
Operacional
O planejamento operacional é o último nível a ser pensado. Esta etapa é focada em um prazo curto de realização, estabelecendo metas trimestrais ou anuais. O plano operacional é o mais detalhado de todos os três, mirando em tarefas mais específicas atribuídas às pessoas de cada time.
Aqui, os objetivos do planejamento tático são fragmentados em metas menores e bem mais práticas. Elas são divididas e atribuídas a profissionais específicos que precisam cumprí-las para que, consequentemente, tanto o plano tático quanto o estratégico tenham sucesso.
Para que o plano operacional funcione de maneira eficaz — e os outros planejamentos também! — é preciso de muito foco, organização e uma excelente comunicação interna. O time precisa estar ciente dos objetivos, tempo de execução e o propósito. Além disso, a execução do plano influencia diretamente nas metodologias de desempenho e remuneração variável!
Para que o plano operacional seja idealizado de maneira justa e possível, o time pode refletir sobre as seguintes perguntas:
- Como vamos atingir os objetivos do planejamento tático?
- Quem vai ficar responsável pelas tarefas?
- Em quanto tempo vamos fazer?
- Quais recursos precisamos e gastaremos?
Estes foram os três níveis de planejamento de uma organização que busca ser bem estabelecida e preparada. Todos eles são de extrema importância e se complementam, devendo ser implementados juntos para serem eficazes e trazerem os benefícios esperados!
Por que criar um planejamento estratégico, tático e operacional?
Como já vimos anteriormente, o planejamento estratégico, tático e operacional são importantes para que uma organização atinja o sucesso. É com um plano bem feito que a empresa consegue seguir passo por passo até chegar nos objetivos que vislumbrou. Além disso, alguns outros benefícios também vêm com essa estruturação, confira!
Otimização da gestão
Com um planejamento bem estruturado, é possível otimizar os processos para que os objetivos e metas sejam alcançados de maneira mais assertiva. Também é possível sempre revisar os planejamentos e ajustar o que for necessário, mantendo os planos de acordo com a realidade da empresa.
Maior agilidade
Os times ganham maior autonomia quando possuem um plano a seguir. Como o planejamento operacional especifica bem as tarefas e atribui profissionais para realizá-las, os processos ficam mais ágeis.
Redução de riscos
O planejamento estratégico, tático e operacional permite não só arquitetar ações, mas também prever possíveis riscos que podem atingir a organização. Com isso, a empresa pode se antecipar em relação a crises e estabelecer quais caminhos devem ser tomados nessas situações. Além disso, oportunidades também podem ser identificadas no planejamento, podendo ser aproveitadas!
Retenção e atração de novos talentos
Uma vez que os planos definiram onde a empresa quer chegar e quais ações deve tomar para isso, fica mais fácil saber qual o perfil profissional contratar para agregar ao time. O recrutamento de novos colaboradores fica mais assertivo, já que é possível buscar por pessoas que tenham as competências organizacionais da empresa. A retenção de talentos também é beneficiada, pois equipes e profissionais podem ser designados para tarefas que podem contribuir melhor de acordo com o planejamento, trazendo engajamento e satisfação.
Remuneração variável
Com o estabelecimento do planejamento estratégico, os objetivos do planejamento tático e as metas do operacional, é possível ter uma excelente base para um programa de remuneração variável. Um bom exemplo é a implementação da PLR, que pode levar em conta o método OKR, funcionando de acordo com metas de time e individuais.
Viu só? Sua empresa tem apenas a ganhar com um bom planejamento. Continue a ler este artigo e aprenda como fazer!
Como montar um planejamento estratégico, tático e operacional
É hora de colocar a mão na massa! Você já entendeu como cada nível funciona e o que é necessário para compor cada um deles. Mas, na hora de partir para a ação e construir o seu próprio planejamento, é preciso se atentar a algumas etapas!
Analise o cenário externo
Primeiro, é necessário analisar como está o ambiente externo à empresa. Faça uma pesquisa de mercado, entenda como anda o cenário global e quais as possíveis situações que podem impactar o seu negócio.
Também analise quais são os concorrentes do seu negócio. Dessa maneira é possível encontrar lacunas de mercado que podem ser preenchidas e também inspirações. Além dos concorrentes, também mantenha um olhar atento aos próprios clientes e o que eles dizem sobre sua organização. Eles estão satisfeitos? Sugerem mudanças? Escute-os!
Com esses dados importantes em mãos, é possível pensar nos objetivos estratégicos a longo prazo, entender o que deve ser alcançado a nível tático e o que precisa ser feito em questão operacional.
Defina estratégia, objetivos e ações
Em todos os níveis do planejamento (estratégico, tático e operacional), é preciso estabelecer quais são os objetivos que se deseja alcançar e o que será feito para isso. É importante lembrar que os três estão ligados entre si e que um complementa o outro.
Depois que a alta gestão definir a estratégia de onde a empresa deseja chegar a longo prazo, é preciso elaborar os objetivos táticos separados por departamentos da organização, sempre de acordo com o planejamento estratégico. Depois, é o momento de desenvolver quais são as tarefas e quem vai realizar cada uma delas a nível operacional, também indo de acordo com o planejamento tático e estratégico.
Estipule o tempo de execução
Os três planejamentos precisam de um período para serem realizados. O estratégico é uma visão a longo prazo, portanto obedece a um prazo entre 5 e 10 anos, cabe a empresa decidir onde querem chegar e em quanto tempo acreditam ser possível alcançar esses objetivos. Aqui, é preciso ser realista!
O planejamento tático compreende um prazo médio para realização, geralmente é implantado anualmente. É preciso analisar os objetivos criados e viabilizar um tempo possível para trabalhar as metas, mas sempre respeitando o planejamento estratégico.
Já no planejamento operacional, os objetivos e tarefas são pensados para serem alcançados trimestralmente ou semestralmente. Como são tarefas mais específicas e detalhadas, é preciso levar em conta o profissional que vai realizá-la e também possíveis interferências na rotina.
Obtenha os recursos necessários
Para que os objetivos saiam do papel, é preciso que os recursos financeiros, humanos e tecnológicos estejam disponíveis. Avalie tudo o que for necessário para que as atividades sejam realizadas e providencie à sua equipe.
Será necessário a contratação de novos profissionais? É preciso capacitação do time? O orçamento da organização é suficiente para arcar com custos ou investimentos necessários para executar esses planos? Esteja atento!
Comunique os planejamentos
É extremamente importante comunicar o planejamento estratégico, tático e operacional a todos os colaboradores da empresa. Todos precisam estar cientes dos planos da organização e o que será feito para alcançá-los, já que farão parte deles. Se o planejamento estiver atrelado à remuneração variável e índices de desempenho, uma comunicação interna das metas e objetivos é mais fundamental ainda.
Acompanhe os resultados
Conforme os planejamentos são colocados em ação, é preciso também acompanhar o andamento das metas e os resultados que estão sendo gerados. Revisite os planos conforme se fizer necessário e não tenha medo de mudá-los! Circunstâncias externas podem interferir e adaptações precisam ser bem-vindas nesses cenários.
Cheque se os times estão conseguindo cumprir os objetivos de maneira realista e se possuem instrumentos para isso. Preste atenção em como está o andamento das entregas e se a comunicação está fluindo de acordo com o previsto, estes são fatores fundamentais para o sucesso do planejamento.
Conclusão
Para que o sucesso seja alcançado com organização, comprometimento, foco em resultados e estabilidade, é preciso investir em um bom planejamento estratégico, tático e operacional. Esta é a melhor maneira de entender o que sua empresa é, onde quer chegar e realmente fazer tudo o que é necessário para isso.
Com uma equipe engajada, informada e orientada para resultados, os resultados com certeza virão. Por isso, não se esqueça de envolver os colaboradores em todas as etapas, comunicar as informações sempre que possível e não pular nenhum estágio do planejamento.
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