• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Remuneração Variável
Atualizado: 29 de Setembro de 2023
Tempo de leitura: 8 min.

OKR: o que é como usar essa metodologia?

OKR: o que é como usar essa metodologia?

Olhando de fora, até parece simples tirar do papel os planos estratégicos de uma empresa. Porém, sabemos que não funciona assim, além de uma caminhada árdua, é necessário alinhamento organizacional e objetivos bem definidos. 

Em razão disso, inúmeras metodologias de organização surgiram para auxiliar as empresas nesse processo. Uma delas é justamente a técnica chamada de Objectives and Key Results, ou, se preferir, OKR!

O OKR é uma fórmula já testada e comprovada por inúmeras empresas, como, por exemplo, a própria Google, sim, isso mesmo! A empresa utiliza essa metodologia desde o ano 2000, desde que John Doerr, que era um investidor e membro do conselho de administração da empresa, a popularizou.

O que é e como usar a OKR

Bom, o OKR se trata de uma metodologia utilizada para gestão de metas e objetivos. No OKR, todos os objetivos e resultados que a empresa deseja alcançar naquele período, são incluídas na planilha.

Além de documentar os objetivos, o OKR é uma boa forma que avaliar o desempenho e entregas dos colaboradores, auxiliando na eficiência de um plano de bonificação.  

Para usar essa metodologia, o primeiro ponto a se deixar claro é realizar a diferenciação de objetivos e resultados. Os objetivos são qualitativos, eles existem para direcionar a força de trabalho empresarial. Já os KR’s, tratam-se da maneira que a organização irá concluir todos os objetivos previamente estipulados.

A maneira mais comum de se utilizar o OKR, é de maneira trimestral. Seguindo esta ideia, sua empresa passará por 4 OKR’s durante o período de 1 ano. Contudo, isso não é nenhuma regra, neste caso, você é livre para definir outro limite de OKR’s!

Ah! Mas se atente, busque ponderar a quantidade de OKR’s durante o ano empresarial, vez que, se você tiver apenas 2 durante o ano, não estará se desafiando o suficiente. Assim como se, você tiver 8 em apenas um ano, talvez não esteja agindo de maneira estratégica.

O que compõe o OKR?

A OKR tem sua composição feita por objetivos qualitativos que serão atingidos através de KR’s, também passíveis de mensuração.

Para você entender melhor, observe abaixo!

A. Objetivos

Os objetivos estipulados na OKR precisam ser qualitativos. Dessa forma, as chances de conflito com os key-results, se tornam ínfimas.

B. Key-results

Os key-results, por outro lado, precisam ser tarefas e/ou pequenos objetivos passíveis de entrega, que ao final, serão responsáveis pela entrega do objetivo por inteiro. Sendo assim, a construção de um key-result se torna mais simples, pois, basta você realizar uma única pergunta:

  • “Se meu time concluir todos esses key-results, esse objetivo será concluído?”

Se a resposta for sim, parabéns, você acaba de entender como os próximo key-results devem ser feitos!

Benefícios ao utilizar o método de OKR

Bom, agora, vamos conhecer os benefícios em utilizar a metodologia de OKR! Observe logo abaixo cinco dos benefícios que sua empresa sentirá.

1. Foco aprimorado

A utilização da metodologia OKR faz com que a empresa de prioridade aos resultados de negócio. Com o foco aprimorado, em um processo de trabalho muito mais organizado, se torna muito mais fácil alcançar determinado resultado.

É valido lembrar que John Doerr, o responsável pela implementação da metodologia na empresa Google, afirma que a OKR possuí super poderes como foco e transparência.

2. Empresa alinhada em apenas um propósito

A OKR busca alcançar o objetivo mais próximo da missão de vida de uma empresa. Sendo assim, com todos os departamentos da empresa fazendo parte desse processo, torna-se mais fácil a ocorrência de uma sinergia empresarial.

A título de exemplo, imagine um ano onde a empresa vislumbra determinadas realizações e todos os integrantes dela lutam pelo mesmo objetivo durante o ano todo. Não é nenhum segredo que, com este pensamento e dedicação em conjunto, as chances de tal objetivo ser de fato alcançado, são muito maiores.

3. Transparência

Como todos da empresa conseguem acessar o OKR a qualquer momento, a realização dos objetivos estipulados inicialmente se torna mais tangível, vez que, contradições ou dificuldades alheias podem ser identificadas de maneira mais ágil e por consequência resolvidas.

Por fim, como o OKR é uma metodologia que deve ser pública dentro da empresa, o alinhamento com as ações dos colaboradores, automaticamente se tornam alinhadas com o propósito empresarial.

4. Tenha colaboradores mais motivados

Quem não gosta de um desafio? Bom, estudos científicos comprovam que as pessoas gostam de passarem por um desafio, ainda mais se eles forem passíveis de realização. Em razão disso, com um OKR bem-planejado, seus colaboradores, com toda certeza, se sentirão motivados e engajados.

5. Cultura de resultados

Aprimore ou desenvolva a cultura de resultados em sua organização! Tenha toda sua equipe consciente de onde precisam manter o foco e por qual motivo elas trabalham todos os dias.

Coloque as metas e os objetivos como ponto central e desperte a união dos colaboradores. Mantenha-os engajados à missão, visão e valores da organização.

Problemas que o OKR ajuda a resolver

Por fim, irei lhe mostrar 5 problemas que a metodologia OKR pode resolver em sua empresa!

1. Alinhamento entre empresa e colaborador

Unifique a comunicação da empresa para com o colaborador. Com ambos alinhados, o nível de realização de metas tornam-se mais tangíveis! Além disso, é mais fácil para o colaborador entender quais ações precisa realizar para concluir determinado objetivo.

2. Ausência de comunicação entre times

Pensando em uma visão macro, com todos os colaboradores alinhados, a comunicação entre times melhora, assim como o trabalho em grupo visando atingir um objetivo em comum!

3. Dificuldade na transmissão de cultura

Acabe com problemas referentes a transmissão da cultura empresarial. Com essa metodologia, torna-se mais evidente para os colaboradores, onde a empresa está e para onde ela deseja ir.

4. Falta de foco

Todos saberão exatamente o que precisam fazer, logo, é mais fácil realizar um planejamento diário, semanal ou até mesmo mensal de realização de metas.

5. Pouca produtividade

Sabendo o que precisa ser feito e também o porquê, o trabalho flui de maneira mais prazerosa, deixando os colaboradores mais satisfeitos com seu desempenho e evolução em objetivos!

Por fim, agora você já sabe o que é a metodologia OKR e também tudo o que ela pode fazer com sua empresa! Faça bom uso e garanta ótimos resultados.

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.