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Atualizado: 3 de Abril de 2024
Tempo de leitura: 5 min.

5 ideias para engajar os colaboradores

Atualmente, um dos maiores desafios do departamento de Recursos Humanos é tornar todos os colaboradores engajados, comprometidos e motivados com seu trabalho. E é justamente por isso, conversaremos sobre este tema hoje.

Bom, primeiro vamos entender o que é o engajamento dentro de uma organização. A grosso modo, colaboradores engajados são aqueles que trabalham, diariamente, por um objetivo em comum.

Através de diversas trocas de experiências, discussões e trabalho em conjunto, os colaboradores movem a empresa para a direção que a mesma almeja ir. Dessa forma, garantem um melhor desempenho e crescimento empresarial.

Pois bem, tendo isso em vista, é possível perceber a importância em possuir colaboradores engajados e comprometidos com a visão, missão e valores da empresa. Vamos adiante! Continue lendo esse artigo e conheça 5 ideias de como aumentar o engajamento dos integrantes de sua organização!

1. Trabalhe o endomarketing

Não é mistério que o RH possuí desafios diários em busca de tornar os colaboradores cada vez mais engajados com a empresa. As ações de endomarketing são uma boa maneira de fazer isso se tornar realidade!

Com boas ações de endomarketing, é possível fazer com que seus colaboradores tenham orgulha da empresa que trabalham. Certo, mas qual o resultado disso? Bom, como sabemos, é de grande importância que a imagem interna da empresa seja boa, afinal, tal imagem irá refletir do lado de fora.

Por fim, quando pensamos em ações de endomarketing, a imaginação é o limite! Basta decidir sobre qual tema você gostaria de realizar a ação e por a mão na massa. Incentive seus colaboradores e aprimore a integração entre seus times!

2. Incentive o desenvolvimento pessoal

Incentivar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores é algo de extrema importância, não apenas para a empresa, mas também para ele, que se sentirá acolhido e com maior senso de pertencimento para com a organização.

Uma boa prática é possuir um orçamento exclusivo para garantir cursos, conferências e/ ou aulas online sobre habilidades importantes para o desenvolvimento da empresa. Ao realizar isso, tanto o desenvolvimento pessoal, quanto o profissional de seu colaborador é maximizado.

Bom, neste momento, é possível que você pense: “Será que a despesa não é muito grande?”. A resposta é simples: Não! Pense no retorno que tal investimento trará para sua organização. Os gastos serão muito bem recompensados com a evolução que seus colaboradores obterão.

Além disso, caso queira complementar o aprendizado e desenvolvimento de seus colaboradores sem gastar muito, existem inúmeros cursos gratuitos na internet. Ah! E para ser mais assertivo, você pode ouvir os seus colaboradores e saber sobre qual assunto eles gostariam de aprender para se desenvolver!

Para descobrir isso, bastar realizar uma enquete ou abrir uma caixa de ideias através de sua plataforma de comunicação interna. Mas espere aí! Sua empresa ainda não possuí uma? Não perca tempo, conheça agora mesmo a

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! Centralize sua comunicação e engaje seus colaboradores.

3. Pratique a cultura do feedback

Possuir uma cultura de feedbacks em sua empresa é algo que trará avanços para à organização. É muito importante que seus colaboradores saibam seus pontos fortes e também pontos de melhoria.

Um feedback bem aplicado ajuda seus colaboradores a se desenvolverem de forma mais ágil, logo, tal feito irá refletir diretamente na empresa, tanto em seu clima organizacional, relacionamento entre colaborador e gestor e também lucratividade.

Ao falarmos sobre feedback, é importante lembrar que a liderança possui papel de grande valor aqui. Mas por qual razão? Bom, quem melhor para dar um bom feedback, do que o líder direto. Ao realizar feedbacks contínuos, o time percebe a disponibilidade do líder e também seu desejo em desenvolver o próprio time.

Por fim, e apenas para reiterar, lembre-se, os feedbacks precisam ser contínuos. Não cometa o erro de realizar tal ato apenas duas ou três vezes por semestre, ou até mesmo por ano. Quanto mais feedbacks você fornecerem para sua equipe, mais chances os colaboradores têm de agir conforme a cultura organizacional de sua empresa!

4. Faça Happy Hour em sua empresa

Uma ótima maneira de aumentar o engajamento de seus colaboradores é realizando ações que gerem entretenimento, interação e engaje seus colaboradores!

Neste sentido, que tal adotar a cultura de Happy Hour empresarial? Isso mesmo! Crie essa prática e a realize de tempos em tempos. Garanta um momento de descontração com seus colaboradores! Ideias não faltam, seja um café da tarde coletivo onde os assuntos não girem em torno de trabalho, uma comemoração temática sobre alguma data especial de determinado mês ou afim…

Com toda certeza seus colaboradores ficarão muito contentes e satisfeitos com esse momento. Ah! E algo muito interessante nisso é que você conseguirá aumentar a união entre departamentos, vez que eles terão mais contato com colaboradores de outros setores.

Aumente o vínculo entre os integrantes de sua empresa. Torne-os mais unidos e garanta um clima organizacional de primeira linha em sua instituição!

5. Pratique o reconhecimento dos colaboradores

Quem não gosta de se sentir reconhecido por seu trabalho? Com toda certeza, esse é um dos maiores motivadores para o engajamento de um colaborador com seu serviço. Dito isto, saiba que adotar uma cultura de reconhecimento pode elevar em grandes pontos a motivação de seus colaboradores em suas atividades.

Pois bem, é de grande valia para seus colaboradores que seus feitos sejam reconhecidos publicamente. Um obrigado e/ou um parabéns, seja por meio de uma reunião, um comunicado interno ou, até mesmo, através de um modelo de reconhecimento. (caso sua empresa possua um). Certamente será muito significativo para o colaborador.

Valorize aqueles que trabalham todos os dias para a evolução da empresa! Segundo Eric Mosley, CEO da globoforce, colaboradores que se sentem valorizados em sua empresa, são muito mais engajados com o propósito empresarial.

Comunicação interna e endomarketing: quais as diferenças?

É muito comum e frequente que a comunicação interna seja confundida com endomarketing. Apesar de serem complementares na prática, os termos se diferenciam.

O endomarketing refere-se ao incentivo e a interação entre a empresa e os colaboradores. Ou seja, o endomarketing não diz respeito apenas como os funcionários vão receber uma informação e, sim, sobre como as ações serão pensadas, criadas e desenvolvidas para criar um relacionamento com esses profissionais, melhorando as formas de gerar a equipe.

Por outro lado, a comunicação interna, por si só, envolve processos utilizados para transmitir recados e/ou informações por canais internos de lideranças para colaboradores. Em outras palavras, é uma forma de conectar pessoas e, para poder funcionar bem e coordenadamente, organizada e produtiva, a empresa precisa que seus membros consigam se comunicar com eficiência.

O ponto comum entre os dois campos é o foco em como serão gerados os resultados da empresa. Dito isso, quando trabalhamos juntos e em sinergia, o endomarketing e a comunicação interna podem definir um melhor alinhamento acerca das estratégias.

Um exemplo disso seria trabalhar a motivação e integração entre os times. Neste caso, o endomarketing apoiaria em ações internas, amplamente, divulgadas por meio da ferramenta de comunicação interna, fortalecendo o objetivo e existência da organização.

E então, gostou das dicas de como engajar seus colaboradores!? Continue nos acompanhando e garanta muitas informações como esta!

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