Comunicação Interna e Endomarketing
Atualizado: 21 de Outubro de 2024
Tempo de leitura: 4 min.

Comunicação interna na empresa: saiba como medir a eficácia

Comunicação interna na empresa: saiba como medir a eficácia

Se você é gestor de RH, então já conhece a importância de mensurar os resultados das suas ações na empresa, certo? Hoje, nós da Vivaworks preparamos este conteúdo completo para te ajudar a medir a eficácia da comunicação interna na sua empresa. Vamos lá?

Por que mensurar os resultados da comunicação interna?

Como saber se as ações e o planejamento da comunicação interna estão apresentando resultados? É para responder essa pergunta que a mensuração da comunicação interna se mostra fundamental. 

Essa medição permite avaliar se a comunicação está sendo eficaz em transmitir as mensagens e informações necessárias aos colaboradores. Isso ajuda a determinar se as mensagens estão sendo de fato compreendidas, se os objetivos estão sendo alcançados e até mesmo se os canais de comunicação estão funcionando adequadamente.

Além disso, a medição da comunicação interna oferece insights sobre o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado. Permite, ainda, identificar áreas onde a comunicação pode ser fortalecida, ajustar os canais de comunicação utilizados, melhorar a clareza das mensagens ou adaptar as estratégias conforme as necessidades e preferências dos colaboradores.

Como medir a eficácia da comunicação interna?CI nas empresas

Para medir a eficácia das ações da comunicação interna da sua empresa é necessário seguir algumas etapas. Para isso, você pode utilizar diferentes métricas e métodos e isso pode depender dos objetivos e das necessidades específicas de uma organização. Aqui estão algumas formas comuns de medir a eficácia da comunicação interna:

Realize pesquisas e questionários

Realizar pesquisas periódicas entre os colaboradores para avaliar a sua percepção da comunicação interna. Perguntas podem abordar a clareza das mensagens, a frequência de comunicação, os canais utilizados, a compreensão das informações, entre outros aspectos.

Defina métricas e indicadores

Acompanhar métricas relacionadas ao engajamento dos colaboradores, como a participação em eventos internos, o uso de canais de comunicação interna, a taxa de abertura e cliques em e-mails ou intranet, o feedback recebido em plataformas de colaboração, entre outros.

Faça uma avaliação do alinhamento

Verificar o grau de alinhamento organizacional da sua equipe com os objetivos estratégicos da organização. Isso pode ser feito por meio de questionários ou entrevistas para entender se os colaboradores compreendem a visão e os valores da empresa e como eles se relacionam com o trabalho diário.

Obtenha feedbacks 

Estabelecer canais para que os colaboradores possam fornecer feedbacks sobre a comunicação interna, como caixas de sugestões, reuniões de equipe, grupos focais ou sessões de feedback individual. Essas informações podem ajudar a identificar áreas de melhoria e a entender as necessidades dos colaboradores.

Analise os resultados e desempenho

Avaliar os resultados alcançados pelos diferentes processos de comunicação interna em relação aos objetivos estabelecidos. Por exemplo, se a comunicação tinha o objetivo de aumentar o conhecimento sobre um novo produto, pode-se analisar se houve aumento nas vendas deste produto após a campanha de comunicação.

Quais indicadores analisar?

Comunicação interna nas empresas

Agora que já sabemos quais métodos e práticas deve adotar para mensurar a comunicação, você precisa compreender quais indicadores pode analisar para avaliar se a comunicação interna está sendo eficaz. Pois, como mencionamos anteriormente, essas informações são uma etapa fundamental da mensuração de resultados da comunicação interna.

A partir de uma análise desses indicadores, é possível determinar se as mensagens estão sendo compreendidas, se os canais utilizados são os certos e se os objetivos de comunicação estão sendo alcançados. Por isso, defina os indicadores que ajudem a medir o engajamento do colaborador como, por exemplo:

Engajamento: esse indicador demonstra se a comunicação está sendo eficiente em fortalecer o relacionamento entre empresa e colaborador.

NPS dos colaboradores: o NPS permite verificar a satisfação dos colaboradores com a empresa, por isso, é muito importante na organização.

Turnover: esses indicadores devem ser mantidos o mais baixa possível, uma vez que a alta rotatividade pode indicar problemas relacionados à comunicação interna.

Clima organizacional: com o feedback do colaborador, é possível saber se a comunicação interna está sendo efetiva ou não.

Produtividade: o nível de produtividade dos colaboradores, indica que os processos funcionam bem e a comunicação de informações acontece sem problemas.

Métricas dos canais de comunicação: métricas como cliques, taxa de abertura e visualizações, ajudam medir a eficácia dos canais de comunicação utilizados.

Ferramentas que ajudam a mensurar o retorno da comunicação interna

O planejamento, as ações, a mensuração, são etapas fundamentais no processo de melhoria contínua da comunicação interna empresarial. No entanto, é preciso também saber quais ferramentas utilizar.

Atualmente existem várias ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo, entre elas, podemos citar, questionários online, plataformas de feedback e plataformas de colaboração, como a intranet.

Destacaremos aqui a intranet, tanto por facilitar a colaboração entre pessoas, quanto por entregar dados e dashboards com informações relevantes para os profissionais de RH e aqueles responsáveis pela comunicação interna.

Com dados precisos e atualizados, a tomada de decisão, análise de falhas e eficácia da comunicação fica muito mais fácil! Acesse o site Vivaworks e saiba mais. 

Essas são apenas algumas das ferramentas disponíveis no mercado que auxiliarão na mensuração da comunicação interna. É importante avaliar as necessidades específicas da organização e escolher ferramentas como a Vivaintra, capazes de se adequar aos objetivos da sua comunicação interna.

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