Pode não parecer, mas a TV Corporativa traz resultados importantes para as empresas. Dessa forma, é fundamental compreender o que é, como funciona e exemplos do Mural Digital para ter uma Comunicação Interna eficaz. Além de 5 dicas infalíveis para ter sucesso com a TV Corporativa.
Diante dessa importância, esse canal deve fazer parte da estratégia de qualquer negócio, principalmente médias ou grandes.
Isso acontece porque esse canal permite que conteúdos importantes e estratégicos alcancem todos os colaboradores, independente de setor ou, até mesmo, do tamanho da empresa.
Mas para entender como alcançar resultados estratégicos com uma TV Corporativa é preciso entender o que é, como funciona e exemplos de como usar esse canal para melhorar a Comunicação Interna e o Engajamento nas empresas. Vamos lá?!
O que é a TV Corporativa?
Para ter uma Comunicação Interna eficaz através de uma TV Corporativa é preciso compreender o que é e como esse canal funciona.
Também conhecida como Mural Digital, a TV Corporativa é um canal de Comunicação Interna utilizado pelas organizações para melhorar a comunicação nas empresas e o engajamento dos colaboradores nas ações internas.
A Comunicação Interna deve alcançar todos os públicos internos de forma simples, garantindo, assim, que a mensagem seja transmitida e compreendida a todos os colaboradores.
Diante desse cenário, com certeza, o Mural Digital é o canal comunicacional mais democrático que há disponível nas empresas. Afinal ele tem potencial de alcançar todos os colaboradores, inclusive aqueles que não trabalham com computadores ou não possuem outros dispositivos móveis como, por exemplo, smartphones.
Como funciona um Mural Digital?
A TV Corporativa funciona com o conteúdo sendo repassado por meio de aparelhos televisores instalados em pontos estratégicos da empresa. Ah… quanto a isso, não se preocupe que – neste artigo – nós falaremos sobre quais os melhores locais para instalar uma TV Corporativa para alcançar todos os colaboradores.
Além disso, o Mural Digital permite às empresas inserir conteúdos atrativos, algo que contribui muito no impacto das informações. Sabe por quê?
Um estudo realizado pela Brain Rules demonstra que as pessoas tendem a lembrar de 65% das informações se forem exibidas com recursos visuais. Em contrapartida, essa retenção cai para apenas 10% quando a informação é ouvida pelas pessoas.
A TV Corporativa admite vários formatos, sendo possível dar asas à criatividade para atingir os objetivos traçados.
Pode ser realizado desde publicações formais ou não, além de suportar vídeo, áudio e imagem. São muitas opções de conteúdo para explorar aqui!
Quais são os benefícios de uma TV Corporativa?
1- Grande alcance
Você já tentou comunicar algo para toda empresa, mas não obteve sucesso nessa tarefa? Com certeza, sim. Mas fica tranquilo que explicaremos por qual razão isso ocorre.
Propagar informações importantes na empresa sem as ferramentas adequadas é extremamente complexo. Com uma TV Corporativa fica muito mais fácil levar as informações de forma atrativa aos colaboradores.
2- Melhora a Comunicação Interna
Uma Comunicação Interna eficaz e sem ruídos comunicacionais é o desejo de qualquer gestor de Recursos Humanos, afinal tudo isso impacta na produtividade dos colaboradores. Mas com um Mural Digital para empresas torna-se muito mais fácil alcançar esse objetivo.
Através desse canal, é possível realizar publicações que informem as pessoas do que está acontecendo na empresa, como eventos, premiações, notícias, comunicados, entre outras postagens que podem ser realizadas em uma TV Corporativa.
3- Aumenta o Engajamento
Outro benefício de ter uma TV Corporativa é o aumento no engajamento dos colaboradores, inclusive no modelo home office. Isso porque é possível realizar publicações estratégicas que foquem no sentimento de pertencimento.
Dessa forma, os materiais veiculados precisam refletir a visão, missão e valores da organização. Além disso, é possível realizar ações de reconhecimentos individuais e coletivos, como, por exemplo, colaborador do mês.
4- Contribui com o Endomarketing
O Endomarketing – também conhecido como Marketing Interno – contribui para a imagem da empresa perante os colaboradores, melhorando o clima organizacional do negócio e diminuindo o turnover.
Com ações que focam no público interno, a TV Corporativa entra como aliada para alcançar todos os colaboradores da empresa.
5- Gera atratividade
Como falamos anteriormente, a TV possibilita vários formados e todos eles são atrativos. O ideal é ser criativo e chamar atenção de diferentes maneiras.
Por si só, a TV Corporativa já é atrativa, mas para alcançar melhores resultados na prática, é preciso, também, sair da caixinha e usar as ferramentas disponíveis para impactar os colaboradores.
Exemplos para inovar nos conteúdos para TV Corporativa
Depoimentos
O storytelling é uma ferramenta poderosa que deve ser explorada em canais de Comunicação Interna.
Por meio da TV Corporativa, há como veicular depoimentos em vídeo ou escritos em imagens que inspire os outros colaboradores.
Os depoimentos podem ser coletados da diretoria, dos colaboradores destaque, dos funcionários promovidos, da liderança, dos clientes, entre outros.
O apelo visual nesse exemplo é fundamental para o sucesso do conteúdo.
Competições
O mais importante de uma estratégia de conteúdo interno é envolver os colaboradores. Dessa forma, é possível inovar na ação que será feita para veicular na TV Corporativa.
Um exemplo disso é a realização de competições saudáveis entre os colaboradores ou mesmo entre departamentos. Os vencedores ganham destaque na TV Corporativa.
Neste exemplo, é possível aproveitar ocasiões especiais como ações de endomarketing de Carnaval ou Halloween. Assim, aproveitando para promover competições de fantasia, por exemplo.
Além disso, existe a possibilidade de explorar ocasiões especiais para a empresa, como datas comemorativas, eventos importantes, entre outros.
Infográficos
Toda empresa precisa informar seus colaboradores no que tange ao atingimento das metas e objetivos importantes. É possível fazer isso de uma forma diferente e inovadora com o Mural Digital.
Com ele, é possível explorar infográficos criativos e até animados para repassar as métricas importantes da empresa.
Programas exclusivos
Que tal cada departamento compartilhar o meme que melhor descreve o mês daquele setor? Ou então compartilhar a playlist de músicas favoritas dos colaboradores de determinada equipe? Incríveis, não?!
Essas são algumas ideias de programas que são possíveis realizar através da TV Corporativa. Por abranger infinitos formatos, é possível ser criativo e dar vida a programas que façam sentido ao público interno de cada empresa.
Reconhecimento Público
Nada melhor que receber feedbacks positivos, mas melhor ainda é ele ser compartilhado com todos da empresa.
Portanto, esse exemplo de conteúdo para TV Corporativa traz como base o reconhecimento público por parte da liderança ou mesmo dos demais colaboradores.
Diante disso, reserve um espaço na programação semanal ou, até mesmo, diária para incluir reconhecimentos aos colaboradores que — de alguma forma — se destacaram.
O reconhecimento ajuda no engajamento dos colaboradores, por isso é uma ferramenta primordial para fazer parte das estratégias internas da empresa.
5 dicas infalíveis para ter sucesso com a TV Corporativa
Nós precisamos te alertar que de nada adianta todos esses benefícios se, na prática, não forem seguidas essas 5 dicas para que a TV Corporativa torne sua Comunicação Interna eficaz.
Essas dicas são valiosas para você se orientar e planejar a execução desse poderoso canal de Comunicação Interna. Ao seguir essas dicas, com certeza a TV Corporativa da sua empresa irá bombar e trazer excelentes resultados.
Conclusão
A televisão é uma ferramenta poderosa de publicidade e compartilhamento de informação entre as pessoas. No meio corporativo, há muitas vantagens em ter um Mural Digital e utilizá-lo para gerar resultados estratégicos na Comunicação Interna.
Como mostramos, se bem utilizada, a TV Corporativa pode aumentar o Engajamento dos colaboradores e ajudar a tornar a Comunicação Interna eficaz.
Mas para que isso ocorra e os resultados sejam sentidos na prática, existe a necessidade de um planejamento e criatividade para executar ações incríveis que renderão resultados surpreendentes às organizações.
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