Talvez você não saiba, mas o trabalho remoto no Brasil já era uma realidade mesmo antes da pandemia de Covid-19. Pois é, já em 2018, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 3,8 milhões de pessoas já trabalhavam no modelo home office.
Mas não é só isso, saiba que esse tipo de modelo de trabalho atrai novos talentos. Uma pesquisa realizada pelo site Empregos.com mostrou que o interesse por vagas de trabalho remoto aumentou 419%.
Com esse crescimento de ocupações desse modelo de trabalho, o setor de Recursos Humanos se deparou com uma barreira: o engajamento dos colaboradores no home office.
Como engajar as equipes no home office?
Não existe fórmula mágica para aumentar a motivação dos seus colaboradores, mas, neste artigo, nós iremos te mostrar ideias de como engajar as equipes na prática, mesmo com a rotina agitada das empresas. Ah… mas vale frisar que essas dicas serão apresentadas no decorrer do texto.
Antes de tudo, você precisa saber diferenciar alguns termos dessas novas modalidades de trabalho. Então vamos começar por aqui.
Qual a diferença entre trabalho remoto e home office?
Durante este artigo, você irá se deparar – várias vezes – com esses dois modelos de trabalho. Entenda, de uma vez por todas, a diferença entre trabalho remoto e home office.
Quando falamos em trabalho remoto, trata-se do exercício do trabalho a distância e realizado em qualquer lugar, ou seja, é possível trabalhar em um coworking, em casa, em qualquer lugar. Até mesmo, sem um horário de início e finalização definidos.
Diferentemente disso, quando nos referimos ao trabalho home office, estamos nos referindo ao escritório de casa, isto é, exclusivamente na casa do funcionário.
Quais são os benefícios do home office para as empresas?
Como você viu no início deste artigo, o trabalho remoto é algo que está em alta no mercado de trabalho. Isso foi revelado, também, através de uma pesquisa feita pela empresa de Software Buffer, a qual demonstrou que cerca de 98% dos trabalhadores entrevistados têm interesse em experimentar o trabalho a distância.
Além disso, os benefícios do home office para as empresas são inúmeros. Entre eles está o aumento da produtividade da empresa.
Com os colaboradores trabalhando remotamente, a satisfação aumenta, bem como diminuem os atrasos e ausências na jornada do empregado.
Confira, abaixo, novos dados estatísticos da produtividade no home office:
Mais um benefício do home office para as empresas é a redução de custos, principalmente, imobiliários. Isso porque não é necessário ampliar ou, até mesmo, manter uma sede física em um ou mais locais.
É possível, ainda, diminuir a taxa de rotatividade de funcionários através deste modelo de trabalho. Afinal, um estudo realizado pela Universidade de Stanford, comprovou que os pedidos de demissão em empresas remotas são 50% menores do que em empresas que não adotam esse modelo de trabalho.
Diante de tantos benefícios, é preciso compreender como, nessa realidade, o setor de Recursos Humanos consegue realizar ações de engajamento às equipes no home office. Nós vamos descobrir isso agora!
4 ideias para engajar equipes no home office
Colaboradores engajados geram empresas 17% mais produtividade e possuem 41% menos absenteísmo de acordo com a pesquisa da Gallup.
Por isso torna-se fundamental descobrir como aumentar o engajamento das equipes mesmo no modelo home office. Ao longo desses tópicos, revelaremos diversas ideias de ações que podem ser realizadas pela liderança e pela gestão para engajar as equipes no home office.
1-Use a Comunicação Interna nas empresas
A Comunicação Interna nas empresas é essencial para engajar e aumentar a produtividade dos colaboradores, principalmente trabalhando a distância. Caso isso não ocorra, os resultados da organização podem ser impactados negativamente.
Outro ponto relevante é sobre o envolvimento das equipes com ações que visam informar e ser transparentes. Mas você deve estar se questionando: como fazer isso?
Pois, é neste contexto que a tecnologia entra como grande aliada da empresa. Com ferramentas tecnológicas, comunicar informações importantes aos colaboradores é feito de forma simples e em poucos cliques.
Algumas ferramentas essenciais para a Comunicação Interna são: chat, Comunicados Internos e Notícias. A plataforma da Vivaintra, por exemplo, possui todas essas ferramentas e muitas outras, as quais visam acabar com os ruídos de comunicação entre os colaboradores da empresa e alinhar os times.
2-Foque no endomarketing para engajar as equipes
O marketing interno das empresas, também conhecido como endomarketing, visa integrar as equipes e engajar os colaboradores.
São essas ações de endomarketing que melhoram o ambiente de trabalho e criam o sentimento de pertencimento do colaborador para com a empresa.
É fundamental que o setor de Recursos Humanos adote estratégias para alcançar os colaboradores através do marketing interno.
As campanhas de endomarketing devem ser pensadas de acordo com um público específico e podem ser temáticas. É recomendado, inclusive, que a empresa detenha um calendário de ações internas anual.
Alguns exemplos de ações de endomarketing no home office são: podcasts internos e happy hour on-line.
Essas ações precisam ser planejadas, principalmente o happy hour on-line, mas com certeza valem a pena, afinal o engajamento que elas trazem é fantástico.
3-Faça reuniões para engajar equipes remotas
Nós já falamos sobre a importância da Comunicação Interna, mas manter ações específicas dentro dessa temática também é fundamental.
Para que o trabalho seja entregue de forma a cumprir objetivos estratégicos, torna-se necessário planejamento e execução assertiva. No trabalho home office, isso é ainda mais importante.
Para motivar as equipes no home office é preciso manter a interação entre elas, mantendo os colaboradores satisfeitos e, por consequência, mais produtivos.
Além de motivar as equipes remotas, veja outros benefícios das reuniões on-line:
- Alinhar expectativas de entregas
- Planejar novas ações
- Organizar rotina de afazeres
- Analisar trabalhos executados
- Evitar ruídos de comunicação
Dessa forma, a dica é estabelecer uma frequência e quantidade de reuniões, isso deve ocorrer de acordo com a necessidade de cada equipe remota. Mas é necessário ter cautela para não exagerar na quantidade e acabar prejudicando a produtividade dos integrantes do time.
Algumas ideias fantásticas de ações que vão aumentar o engajamento da sua equipe no home office são: dinâmicas, jogos, bate-papos e eventos entre equipes. Além de ser possível realizar formulários que coletem a opinião dos participantes para compreender a satisfação, ou não, deles com essas ações.
4-Treine as lideranças
Para que todas essas dicas que passamos sejam efetivas, é preciso treinar a liderança para focar no engajamento no home office.
A liderança exerce papel fundamental em todos os tópicos que citamos anteriormente, com ênfase maior na Comunicação Interna e na motivação dos colaboradores.
Diante desse cenário, o setor de Recursos Humanos precisa se planejar e elaborar treinamentos estratégicos para que a motivação das equipes não seja impactada no trabalho remoto.
Todas as ações relatadas nos tópicos anteriores podem servir de exemplos para que a liderança inicie ações focadas no engajamento das equipes no home office. E, conforme o andamento, realizar ajustes ou mesmo a inclusão de novas atividades que cumpram o objetivo de engajar os colaboradores da empresa.
O que todos esses pontos têm em comum?
Há um ponto que se relaciona com todos os tópicos citados acima. Você sabe qual é?
A tecnologia está presente em todas as ações e ideias sugeridas anteriormente. As ferramentas tecnológicas, como foi possível observar, é aliada das empresas remotas e deve ser explorada.
Só é possível alcançar excelentes resultados de engajamento de equipes a distância com a contribuição tecnológica. Por isso é essencial o investimento em uma plataforma completa que atenda as necessidades da sua empresa.
A Vivaintra faz parte de um ecossistema de soluções para o setor de Recursos Humanos. Aqui, nossa missão é aproximar a sua empresa dos seus colaboradores.