Quem não gosta do Carnaval, não é mesmo? Por meio das fantasias, festas e alegria, a celebração popular é perfeita para renovar as energias. Para as empresas, é uma ótima oportunidade para promover campanhas de endomarketing e desenvolver a cultura empresarial entre seus colaboradores.
Que tal unir a melhor época do ano com a chance de integrar seu time? Descubra a importância de investir nesse tipo de atividade e veja como desenvolver ações de endomarketing para o Carnaval em 2024!
O que é endomarketing?
O endomarketing se trata de uma estratégia que tem como ponto central os colaboradores da empresa. Por meio de ações, campanhas e atividades, o endomarketing visa aumentar a satisfação e confiança dos colaboradores, garantindo um maior engajamento entre a equipe.
Quando se trata de endomarketing, a imaginação é o limite! São infinitas possibilidades de ações que podem ser realizadas, sempre buscando engajar, surpreender e fidelizar os profissionais da organização. O carnaval, por exemplo, é uma grande oportunidade para isso!
Por que fazer ações de endomarketing no Carnaval?
O ano só começa depois do Carnaval. Com certeza você já ouviu essa frase, não é?
Aproveitar a folia para engajar o time e aquecer os motores para o restante do ano é uma boa estratégia. Confira a seguir os principais benefícios do endomarketing no Carnaval!
Quebra da rotina
Utilizar datas comemorativas para dar aquela pausa na rotina corporativa é uma ação muito bem-vinda. Planejar uma boa campanha de endomarketing em pleno Carnaval ajuda a manter o espírito festivo da equipe, trazendo bom-humor, descontração e mais motivação.
Incentivo da criatividade
Existe época mais alegre e criativa que o Carnaval? É o momento perfeito para estimular a criatividade e inovação dos colaboradores por meio de fantasias, decorações e atividades, por exemplo.
Aumento da motivação
Toda campanha de endomarketing tem como benefício o aumento do engajamento entre as equipes. Começar o ano com ações divertidas pode motivar ainda mais os colaboradores, melhorando o clima organizacional e fortalecendo a cultura da empresa.
Melhora do clima organizacional
Não existe nada melhor que um ambiente de trabalho alegre, leve e acolhedor. Trazer datas festivas como o Carnaval para dentro da empresa é uma maneira de melhorar o clima organizacional, ajudando a dissipar as tensões do dia a dia e fortalecendo o vínculo entre os profissionais.
Ações de Endomarketing Para o Carnaval
Dia da Fantasia
Aqui, a dinâmica é simples: basta definir um dia para que todos os colaboradores possam vir fantasiados. Na data, vale fazer uma votação para definir quem está com a fantasia mais criativa.
Para tornar a brincadeira mais divertida, informe que, ao final da votação, haverá uma premiação para o vencedor ou vencedora. Com toda certeza o engajamento dos colaboradores irá para as alturas, além das boas risadas que essa ação irá garantir!
Hora da foto
Essa é uma ação para quem participou do Dia da Fantasia. Peça para seus colaboradores enviarem fotos tiradas no dia do evento e realize a publicação delas na intranet da empresa.
O intuito é fazer com que todos os colaboradores, tendo ou não participado da ação, continuem engajados com a campanha realizada, porém agora dentro da plataforma de comunicação interna!
Happy Hour de Carnaval
Seja de maneira presencial ou remota, promover um determinado momento para que todos os colaboradores possam relaxar juntos pode evoluir muito o engajamento e interação entre os times.
Caso ocorra de maneira presencial, muitas dinâmicas podem ser realizadas, como brincadeiras, danças e competições. Se for de maneira online, pode ser feito o envio de kits comemorativos para os colaboradores ou até mesmo alguma atividade pela internet.
Independentemente da maneira que ocorra, prepare-se para que o happy hour seja um momento de descontração e muito divertido!
Kit Folia
Quem não gostaria de receber aquele kit especial e personalizado, não é mesmo? Desenvolva um kit comemorativo especial para seus colaboradores.
O kit folia pode incluir alguns itens divertidos e úteis para que todos aproveitem o feriado, como:
- Máscaras;
- Confetes;
- Serpentinas;
- Remédios para ressaca;
- Doces;
- Bebidas
- Óculos de sol;
- Acessórios coloridos.
A imaginação é o limite. Monte o kit de acordo com a realidade da sua equipe e em alinhamento com a campanha de endomarketing!
Duvido Adivinhar
Essa é aquela ação que garantirá uma boa competição entre os colaboradores!
Em algum lugar visível da empresa, coloque um pote contendo milhos de pipoca. Diga para a equipe que haverá a entrega de um prêmio para aquele que acertar a quantidade de milhos que há no pote, ou para quem chegar mais perto da quantidade correta.
Defina uma data limite para que os colaboradores deem seu palpite. Após essa data, divulgue o resultado e também quem foi o vencedor ou vencedora.
Caso sua empresa trabalhe de maneira remota ou híbrida, a ação pode ser realizada online. Basta publicar uma foto do pote na intranet ou plataforma de comunicação interna da organização e solicitar os palpites dos colaboradores.
Intranet Tematizada
Durante a época de comemoração do Carnaval, atualize e personalize a intranet da empresa. Mantenha os meios de comunicação da organização com a temática da data.
Desenvolva publicações, compartilhe fotos e adicione banners que remetem ao período do Carnaval. Você também pode criar materiais gráficos para seus colaboradores, como wallpapers temáticos!
Decoração Empresarial
Decorar o ambiente de trabalho é um clássico! Invista em cores, brilho e itens temáticos de Carnaval. Você pode decorar a recepção da empresa, a mesa dos colaboradores e os espaços comuns como cozinha, banheiro e áreas de descanso.
Lembre-se que a decoração de carnaval não precisa ser mantida apenas por um dia, e sim por semanas. Então não hesite em investir algum tempo para fazer aquela decoração de sucesso.
Carnaval Empresarial
Apesar de ser uma ação um pouco mais complexa do que as outras, é interessante justamente por isso. Realizar um carnaval empresarial, ou confraternização carnavalesca, é uma ideia criativa.
Organize e realize uma reunião entre todos os colaboradores, estipule brincadeiras e gincanas, defina vestimentas permitidas para esse momento e observe os efeitos do engajamento e motivação entre o time.
Organizar uma confraternização da empresa exige um certo esforço, mas fortalecer a cultura organizacional de sua empresa não tem valor. Garanta o sentimento de pertencimento de seus colaboradores com esses momentos de leveza!
Conclusão
Se você chegou até aqui, provavelmente não tem mais dúvidas dos benefícios de desenvolver uma campanha de endomarketing para o Carnaval. Preparado para fazer ações criativas e engajar seu time? Esperamos que sim!
Se você ainda não possui uma rede social corporativa, o que acha de experimentar uma? Conheça a
, uma plataforma completa de comunicação corporativa que tem como propósito aproximar colaboradores.Com acessibilidade para Android e IOS, torne seus colaboradores mais engajados e produtivos de onde quer que estejam!
Confira nosso blog e tenha acesso aos
que disponibilizamos. Nos vemos em uma próxima! Viva a folia, viva o Carnaval!