• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Remuneração Variável
Atualizado: 15 de Março de 2024
Tempo de leitura: 4 min.

ICP e ILP: Entenda os tipos de incentivo e as vantagens

ICP e ILP: Entenda os tipos de incentivo e as vantagens

Quer elaborar uma maneira de reconhecer e incentivar seus colaboradores? Investir em ICP (Incentivos de Curto Prazo) e ILP (Incentivos de Longo Prazo) é uma ótima opção de manter a evolução contínua do seu time e da empresa.

A seguir, vamos explorar o que é ICP e ILP, além de entender seus benefícios para a empresa e como implementar!

ICP e ILP: o que são?

ICP e ILP são, respectivamente, Incentivos de Curto Prazo e Incentivos de Longo Prazo.

Esses tipos de remuneração são uma maneira de reconhecer e bonificar os colaboradores por tempo de casa. Cada um deles tem suas próprias vantagens, e a escolha deve levar em conta os objetivos da empresa e do desempenho que se deseja incentivar.

Incentivos de Curto Prazo

Os Incentivos de Curto Prazo são recompensas oferecidas como forma de reconhecimento aos colaboradores por conquistas dentro da empresa.

ICP

Os ICP são baseados em um programa de metas, objetivos e indicadores — como o OKR, por exemplo — que vão nortear a qualificação do colaborador para recebê-lo. Assim, é considerado um período de curto prazo e alcance, geralmente até um ano.

Alguns exemplos de Incentivos de Curto Prazo são:

  • Bônus;
  • Comissão;
  • PLR;
  • Gratificações.

Incentivos de Longo Prazo

Por outro lado, os Incentivos de Longo Prazo visam uma outra estratégia: reconhecer o colaborador por tempo de permanência na organização.

ILP

Os ILP visam recompensar o profissional com base em resultados consistentes a longo prazo. A ideia é oferecer recompensas que alinhem os objetivos da empresa com os planos do colaborador, fazendo com que o mesmo tenha interesse em crescer dentro da organização.

Entre os exemplos de Incentivos de Longo Prazo estão:

  • Planos de ações restritas;
  • Stock options;
  • Performance shares;
  • Opções fantasmas;
  • Ações fantasmas.

Vantagens do ICP e ILC

Os dois tipos de incentivos oferecem vantagens para as empresas. Os ICP, por exemplo, podem impulsionar a produtividade de maneira mais imediata e ajudar o time a se tornar mais produtivo no alcance das metas.

Os ILP, por outro lado, estimulam a construção de um relacionamento duradouro entre organização e colaborador.

Além disso, tanto os ICP quanto os ILC têm como vantagem:

Retenção de talentos

Tipos de incentivo são ótimas maneiras de atrair e reter novos talentos na empresa. As recompensas ajudam os colaboradores a se sentirem valorizados e reconhecidos dentro da organização, sendo isso um atrativo para a própria carreira.

Desenvolvimento de liderança

Como os colaboradores e os líderes são incentivados por seu desempenho e comprometimento, o senso de liderança é cada vez mais desenvolvido. A longo prazo, cria-se novas figuras capazes de tomar a frente de equipes e projetos dentro da empresa.

Fortalecimento da cultura organizacional

Com profissionais devidamente reconhecidos e satisfeitos, a cultura organizacional da empresa é fortalecida e também disseminada pelos próprios colaboradores. Com o tempo, os valores vão se solidificando cada vez mais.

Crescimento a longo prazo

Tanto os ICP e ILP mantêm os colaboradores em um constante estado de crescimento. As recompensas estimulam o time a darem o seu melhor na realização das tarefas e objetivos, sejam a curto ou longo prazo. Com isso, todos desenvolvem suas habilidade técnicas e interpessoais!

Como Implementar Incentivos de Curto e Longo Prazo

A implementação de programas de incentivos necessita de um bom planejamento e estrutura para serem executados. Apesar disso, o ICP e o ILP requerem diferentes passos importantes a se seguir na hora de implementar esse tipo de reconhecimento.

No caso dos Incentivos de Curto Prazo, é preciso definir algumas questões para que todo o sistema de recompensa seja planejado adequado corretamente. Portanto, é essencial:

  • Alinhar os objetivos da empresa como no planejamento estratégico;
  • Definir metas claras e objetivos alcançáveis;
  • Escolher qual o método de mensuração de resultados;
  • Determinar qual o tipo de recompensa será adotada;
  • Comunicar os colaboradores;
  • Monitorar e acompanhar o progresso das atividades.

Além disso, é recomendável contar com um software de remuneração variável para gerir o alcance de metas e organizar os pagamentos. A

Vivaresult
, por exemplo, é uma plataforma que une a gestão de remuneração com fortalecimento da cultura organizacional!

Já para os Incentivos de Longo Prazo, além de contar com um bom planejamento jurídico e fiscal, é necessário:

  • Alinhar os objetivos da empresa como no planejamento estratégico;
  • Desenvolver planos de ações a longo prazo;
  • Implementar avaliações de desempenho que reflitam o impacto a longo prazo na empresa;
  • Criar uma comunicação transparente e contínua.

Conclusão

Os Incentivos de Curto Prazo e Incentivos de Longo Prazo são duas maneiras distintas de reconhecer e valorizar os colaboradores da empresa. Quando combinados, podem ser a chave para o sucesso da organização de forma sustentável.

Mas também é necessário ressaltar a necessidade de levar em consideração qual tipo de programa a organização suporta. Outro fator essencial é uma ótima organização dos processos de recompensa, sendo recomendado o uso de softwares de remuneração variável para os ICP, por exemplo.

Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os

materiais gratuitos
 para download e nos acompanhar nas redes sociais!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.