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Soluções de RH
Atualizado: 19 de Março de 2024
Tempo de leitura: 4 min.

Premiação de funcionários: tipos, como implementar e o que diz a lei

Premiação de funcionários: tipos, como implementar e o que diz a lei

A premiação é uma forma de remuneração variável com o intuito de reconhecer e valorizar os colaboradores. Sendo muito comum nas organizações, é uma boa estratégia para reter e atrair novos talentos.

Veja a seguir os benefícios da premiação, seus tipos, como implementar e as implicações legais!

O que é a premiação de funcionários?

A premiação de funcionários é uma prática feita por muitas empresas com o objetivo de reconhecer e incentivar os colaboradores financeiramente.

A produtividade e o desempenho excepcional geralmente são os critérios para receber esse benefício, em forma de dinheiro ou de maneira simbólica, com o oferecimento de itens ou experiências.

É importante lembrar que a premiação não está atrelada às obrigações da legislação trabalhista, portanto não faz parte do salário. Premiar os colaboradores é uma prática que parte da própria empresa, sendo considerada um presente.

Benefícios da premiação

Benefícios e importância da premiação

Este tipo de reconhecimento tem benefícios tanto para os colaboradores que o recebe quanto para a própria empresa que escolhe investir na premiação.

Oferecer prêmios é de extrema importância para que os colaboradores se sintam vistos, valorizados e reconhecidos pela instituição, principalmente após encararem um desafio. Essa é uma forma de fazer a manutenção do clima organizacional e fortalecer a cultura da empresa.

premiação de colaboradores

Para os profissionais, os benefícios da premiação incluem:

  • Motivação para seguir com os desafios;
  • Sentimento de reconhecimento;
  • Incentivo ao desenvolvimento;
  • Desenvolvimento da satisfação no trabalho;
  • Estímulo ao trabalho em equipe.

Já para a empresa, os principais pontos benéficos de premiar os funcionários são:

  • Atração e retenção de talentos;
  • Incentivo à inovação;
  • Melhora do clima organização;
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Desenvolvimento de equipes de alto rendimento.

Tipos de prêmios

A premiação não é necessariamente em forma de dinheiro, também inclui outros itens como experiências ou presentes, por exemplo.

Confira a seguir os tipos de prêmios:

Incentivo monetário

Esta modalidade inclui premiação por meio de valor monetário. Pode ser uma quantia em:

  • Dinheiro;
  • Vale-compras;
  • Bônus salarial;
  • Valor em cartão multibenefícios;
  • Participação nos lucros da empresa.

Incentivos não-monetários

A premiação também pode ocorrer de outra maneira que não seja pelo oferecimento direto de valores em dinheiro. Por exemplo:

  • Dias de folga;
  • Reconhecimento de funcionários;
  • Viagens;
  • Brindes;
  • Cursos;
  • Presentes em geral;
  • Descontos em locais predeterminados pela empresa.

Lei sobre premiação de funcionários

O que diz a lei sobre a premiação

A premiação de funcionários é uma prática legal, desvinculada ao salário e que deve seguir os pontos previstos na lei da CLT.

A PLR, por exemplo, sofre tributação e implica em descontos retidos na fonte. Os valores em dinheiro devem ser considerados como gratificação, portanto não estão previstos na CLT e também possuem a incidência de descontos.

A premiação é regulada pelo Artigo 457 da CLT, a qual destaca os seguintes critérios:

  • A premiação deve estar atrelada ao bom desempenho do colaborador;
  • Deve ser feita a partir da boa vontade do empregador;
  • Não pode substituir o valor do salário do colaborador previsto em contrato.

Como implementar a premiação na empresa

Para implementar a premiação na sua empresa, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Confira a seguir:

Defina objetivos claros e alinhados à empresa

Primeiro, desenvolva um plano de metas e objetivos para que os colaboradores possam se desafiar a cumprir. Eles devem estar alinhados ao planejamento estratégico da organização e servirá de norte para o recebimento do prêmio.

Selecione os prêmios

Com qual tipo de premiação a empresa irá trabalhar? É preciso escolher o que melhor se alinha com a cultura organizacional da empresa, além do orçamento disponível.

Comunique aos colaboradores

É de extrema importância que os profissionais estejam cientes sobre o programa de premiação. Isso inclui a divulgação dos objetivos e metas, os tipos de prêmios oferecidos e como será feito.

Para isso, utilize comunicados internos na intranet da empresa ou outras formas de comunicação como e-mail, blog post interno, notícias e chat direto.

Acompanhe o desenvolvimento

Faça o acompanhamento do desempenho dos colaboradores e também dos resultados trazidos pela premiação. Assim, é possível analisar se premiar o time está rendendo bons frutos e até mesmo melhorar o sistema.

Reconheça os profissionais

Além da premiação dos colaboradores, também é importante fazer um reconhecimento dos profissionais que conseguiram alcançar os critérios para receber o prêmio. Essa é uma forma de melhorar o clima e fortalecer ainda mais a cultura da empresa!

Conclusão

Premiar os colaboradores é uma ótima estratégia para motivar, reconhecer e valorizar o desempenho acima da média na empresa. Promovendo a premiação, a organização desenvolve o alto rendimento das equipes e ainda fortalece a cultura organizacional.

Nesse processo todo, é muito importante que todos os passos sejam comunicados ao time. Para isso, recomenda-se o uso de uma boa intranet com recursos de comunicação interna que facilitem a troca de informações com transparência.

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