A premiação é uma forma de remuneração variável com o intuito de reconhecer e valorizar os colaboradores. Sendo muito comum nas organizações, é uma boa estratégia para reter e atrair novos talentos.
Veja a seguir os benefícios da premiação, seus tipos, como implementar e as implicações legais!
O que é a premiação de funcionários?
A premiação de funcionários é uma prática feita por muitas empresas com o objetivo de reconhecer e incentivar os colaboradores financeiramente.
A produtividade e o desempenho excepcional geralmente são os critérios para receber esse benefício, em forma de dinheiro ou de maneira simbólica, com o oferecimento de itens ou experiências.
É importante lembrar que a premiação não está atrelada às obrigações da legislação trabalhista, portanto não faz parte do salário. Premiar os colaboradores é uma prática que parte da própria empresa, sendo considerada um presente.
Benefícios e importância da premiação
Este tipo de reconhecimento tem benefícios tanto para os colaboradores que o recebe quanto para a própria empresa que escolhe investir na premiação.
Oferecer prêmios é de extrema importância para que os colaboradores se sintam vistos, valorizados e reconhecidos pela instituição, principalmente após encararem um desafio. Essa é uma forma de fazer a manutenção do clima organizacional e fortalecer a cultura da empresa.
Para os profissionais, os benefícios da premiação incluem:
- Motivação para seguir com os desafios;
- Sentimento de reconhecimento;
- Incentivo ao desenvolvimento;
- Desenvolvimento da satisfação no trabalho;
- Estímulo ao trabalho em equipe.
Já para a empresa, os principais pontos benéficos de premiar os funcionários são:
- Atração e retenção de talentos;
- Incentivo à inovação;
- Melhora do clima organização;
- Fortalecimento da cultura organizacional;
- Desenvolvimento de equipes de alto rendimento.
Tipos de prêmios
A premiação não é necessariamente em forma de dinheiro, também inclui outros itens como experiências ou presentes, por exemplo.
Confira a seguir os tipos de prêmios:
Incentivo monetário
Esta modalidade inclui premiação por meio de valor monetário. Pode ser uma quantia em:
- Dinheiro;
- Vale-compras;
- Bônus salarial;
- Valor em cartão multibenefícios;
- Participação nos lucros da empresa.
Incentivos não-monetários
A premiação também pode ocorrer de outra maneira que não seja pelo oferecimento direto de valores em dinheiro. Por exemplo:
- Dias de folga;
- Reconhecimento de funcionários;
- Viagens;
- Brindes;
- Cursos;
- Presentes em geral;
- Descontos em locais predeterminados pela empresa.
O que diz a lei sobre a premiação
A premiação de funcionários é uma prática legal, desvinculada ao salário e que deve seguir os pontos previstos na lei da CLT.
A PLR, por exemplo, sofre tributação e implica em descontos retidos na fonte. Os valores em dinheiro devem ser considerados como gratificação, portanto não estão previstos na CLT e também possuem a incidência de descontos.
A premiação é regulada pelo Artigo 457 da CLT, a qual destaca os seguintes critérios:
- A premiação deve estar atrelada ao bom desempenho do colaborador;
- Deve ser feita a partir da boa vontade do empregador;
- Não pode substituir o valor do salário do colaborador previsto em contrato.
Como implementar a premiação na empresa
Para implementar a premiação na sua empresa, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Confira a seguir:
Defina objetivos claros e alinhados à empresa
Primeiro, desenvolva um plano de metas e objetivos para que os colaboradores possam se desafiar a cumprir. Eles devem estar alinhados ao planejamento estratégico da organização e servirá de norte para o recebimento do prêmio.
Selecione os prêmios
Com qual tipo de premiação a empresa irá trabalhar? É preciso escolher o que melhor se alinha com a cultura organizacional da empresa, além do orçamento disponível.
Comunique aos colaboradores
É de extrema importância que os profissionais estejam cientes sobre o programa de premiação. Isso inclui a divulgação dos objetivos e metas, os tipos de prêmios oferecidos e como será feito.
Para isso, utilize comunicados internos na intranet da empresa ou outras formas de comunicação como e-mail, blog post interno, notícias e chat direto.
Acompanhe o desenvolvimento
Faça o acompanhamento do desempenho dos colaboradores e também dos resultados trazidos pela premiação. Assim, é possível analisar se premiar o time está rendendo bons frutos e até mesmo melhorar o sistema.
Reconheça os profissionais
Além da premiação dos colaboradores, também é importante fazer um reconhecimento dos profissionais que conseguiram alcançar os critérios para receber o prêmio. Essa é uma forma de melhorar o clima e fortalecer ainda mais a cultura da empresa!
Conclusão
Premiar os colaboradores é uma ótima estratégia para motivar, reconhecer e valorizar o desempenho acima da média na empresa. Promovendo a premiação, a organização desenvolve o alto rendimento das equipes e ainda fortalece a cultura organizacional.
Nesse processo todo, é muito importante que todos os passos sejam comunicados ao time. Para isso, recomenda-se o uso de uma boa intranet com recursos de comunicação interna que facilitem a troca de informações com transparência.
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