Soluções de RH
Atualizado: 29 de Setembro de 2023
Tempo de leitura: 4 min.

O fit cultural faz diferença na contratação?

O fit cultural faz diferença na contratação?

Cada candidato a uma vaga de emprego, possui uma personalidade e outras características que podem contribuir para beneficiar ou prejudicar os resultados da equipe. É aí que entram as questões culturalmente adequadas do teste, capazes de proporcionar uma visão mais assertiva sobre as competências comportamentais e emocionais dos profissionais participantes do processo seletivo.

Hoje em dia, os valores entre colaborador e empresa precisam estar bem ajustados para que assim consigamos elevar as expectativas dos dois lados e ter um ambiente de trabalho incrível e saudável. Por isso, o fit cultural deve fazer parte da seleção de candidatos. Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto.

O que é fit cultural?

O Fit Cultural se trata de um processo utilizado nas empresas para selecionar e reter talentos que tenham mais chances de adaptação aos valores, crenças e comportamentos de uma organização. 

A ferramenta nada mais é do que um levantamento, compatibilização de dados e características de candidatos e empresas que proporciona alinhamento entre os valores da organização, colaboradores e futuros colaboradores.

Apesar de sua definição simples, o fit cultural é, portanto, uma combinação complexa de uma série de análises e atividades que resultam em processos de seleção mais eficazes, mas que passam por estudos internos detalhados da empresa.

Além disso, o Fit Cultural passa pela identificação e formulação da cultura organizacional da empresa, ou seja, o reconhecimento dos valores, missões, crenças, atitudes e comportamentos que a organização necessita e exige. Esse processo interno contribui para a identificação do perfil do candidato e da vaga oferecida.

Entenda a importância do teste de fit cultural

Dentro das empresas, há diversas questões que envolvem crenças, expectativas, valores, comportamentos, atitudes, objetivos e afins, bem como, devem ser compartilhados por todos os colaboradores, desde a diretoria até os estagiários.

O alinhamento organizacional é fundamental, para que todos possam caminhar juntos para uma mesma direção e criem uma cultura única. E você sabia que os funcionários que se dão bem dentro da empresa geralmente são aqueles que possuem as expectativas alinhadas com o ambiente corporativo?

Então fique ciente que ao recrutar pessoas, você deve considerar se elas se encaixam na cultura da empresa também. 

Segundo a Deloitte 95% dos candidatos procuram saber mais sobre o ambiente empresarial e as pessoas que o constituem, do que os valores financeiros.

Enquanto isso, os recrutadores veem essa combinação de ideais como passos positivos para o desempenho, satisfação e engajamento das pessoas no ambiente corporativo

Ah, e só pra lembrar, essas características nem sempre estão descritas em algum lugar, muito pelo contrário, elas existem na forma da empresa, num todo, se portar, então só a equipe de Recursos Humanos para entender bem o fit cultural e estudá-lo em um candidato. 

Aplicando o fit cultural

Como disse anteriormente, geralmente o que compõe a cultura da empresa nem sempre está descrita em algum lugar. Portanto, tire um tempo para escrever tudo que alinha a cultura corporativa com o colaborador, analisando cada setor e até mesmo os diretores, só assim você terá como contratar pessoas que realmente agregam valor e pensam numa mesma direção que a sua empresa. 

Se sua empresa possui missão, visão e valores, publique-os no site corporativo, para que assim os candidatos ao processo seletivo entendam se o seu ambiente de trabalho é o que eles imaginam e esperam.

Nesse momento você já agrega valor aos bons recrutas, bem como, exclui pessoas que não são dignos à sua empresa. 

Outro detalhe é colocar, no funil de contratação, logo de início, um formulário de fit cultural. Como resultado identificar se o candidato está apto a fazer parte da sua equipe e, consequentemente continuar no processo, ou sair do funil de contratação por não se encaixar na cultura organizacional da empresa.

Neste formulário, você pode gamificar os testes ou deixar respostas abertas, bem como sempre destacando a cultura da sua empresa. 

Questões que podem fazer parte da entrevista

O For Business elencou algumas questões que podem ser pontuadas na avaliação prévia ou até mesmo no momento da entrevista pessoal: 

– Como você prefere trabalhar: sozinho ou em equipe? Explique

– Gosta de receber feedbacks? Conte o motivo da sua resposta

– Como você lida com projetos desafiadores e como motivar uma equipe?

– O que faria com uma demissão no período de experiência? 

– Caso não concorde com alguma política da empresa, como expressar isso? 

Você pode também pensar em situações cotidianas da sua empresa e colocá-las no fit cultural, assim você elenca os candidatos que estão mais propensos a dar match com o seu ambiente corporativo. 

Gostou das dicas? Então o que acha de organizar o seu recrutamento e ainda ter uma ferramenta completa em intranet corporativa dentro da sua empresa?

Assim, além de melhorar o seu processo seletivo, também melhora o turnover, engajamento, produtividade, entre outros.

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.