• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Remuneração Variável
Atualizado: 3 de Abril de 2024
Tempo de leitura: 7 min.

Saiba a diferença entre PLR e Bônus

Saiba a diferença entre PLR e Bônus

Tornar os colaboradores mais engajados e motivos no ambiente de trabalho é um dos maiores desafios das organizações. Mas, o que é levado em consideração por um profissional que deseja sair de sua empresa para outra? Bom, inúmeros são os motivos, porém, um que podemos concordar é, incentivos financeiros.

Tendo isso em vista, quais planos de ação e metodologias a organização pode utilizar para reter seus talentos e, ao mesmo tempo, mantê-los motivados e engajados?

Bom, neste caso, saiba que a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma dessas metodologias. Como já explicado, o incentivo financeiro é um fator de grande importância no momento de um profissional aceitar uma proposta. Segundo pesquisas, mais de 60% dos profissionais esperam alguma modalidade de remuneração variável na empresa.

Contudo, não existe apenas a modalidade de PLR para engajar colaboradores, a diversas outras, como o bônus por atingimento de determinados resultados. Pois bem, cada um possuí suas particularidades, mas, qual é a diferença entre PRL e bônus?

PLR (Participação nos Lucros e Resultados)

A PLR é sem dúvidas uma das modalidades mais utilizadas quando se pensa em aumentar a motivação dos colaboradores e também despertar neles o senso de pertencimento.

De modo resumido, a PLR se trata de um valor que a empresa proporciona para seus colaboradores. Afinal, quanto mais produtivas as pessoas da empresa, mais objetivos serão atingidos e, consequentemente, mais lucro a companhia terá.

Além disso, é de suma importância lembrar que a PLR não é se trata de um benefício obrigatório. Essa metodologia é mais vista como um diferencial competitivo, vez que, algumas empresas optam por adotar tal cultura.

Para que a implementação desse benefício ocorra em sua empresa, é preciso a tomada de algumas decisões, como é o caso da criação de uma comissão de colaboradores, quais estes irão discutir e negociar junto ao sindicado empresarial.

Outro ponto muito importante é que, apesar de a PLR precisar necessariamente ser garantida a todos os colaboradores da empresa, nem sempre todos acabam recebendo. O recebimento da PLR ocorre em relação ao alcance de objetivos individuais e coletivos, logo, aqueles que não conseguem cumprir tais metas, acabam tendo sua PLR diminuída, ou a depender do caso, o não recebimento dela.

Além disso, é muito importante que a empresa consiga realizar avaliações precisas em face do desempenho dos colaboradores, pois, a justificativa deve ser minuciosa quando se trata do pagamento desse benefício.

Por fim, é valido citar 3 particulares da PLR, quais são:

  1. A PLR não possuí encargos fiscais para o colaborador;
  2. Ela ocorre de acordo com o lucro da empresa;
  3. Seu pagamento é feito em razão do desempenho empresarial e também de fatores externos.

Bônus

Assim como a PLR, o pagamento do bônus também é realizado com base nos resultados atingidos pelos colaboradores. Porém, o bônus é atribuído como gratificação de boa gestão e resultados, exclusivamente para cargos de gerência ou executivos.

O bônus é um tipo de remuneração variável que é garantido pela própria organização, neste caso, não há a necessidade de que tal benefício seja discutido previamente com uma comissão de funcionários e representantes sindicais.

Além do mais, é preciso ficar atento, pois, quando o pagamento desse bônus eventualmente ocorre a cada trimestre, por exemplo, tal benefício acaba sendo visto como uma parte que integra o salário daqueles que possuem cargo de gerência ou executivos.

Caso tal situação ocorra, a empresa pode se prejudicar, vez que, quando tal colaborador se desliga da organização, os encargos fiscais e verbas rescisórias acabam sendo calculadas sobre o valor integral que eles recebiam, logo, contabiliza-se o bônus habitual.

Agora, vamos a 3 particularidades que o bônus possui:

  1. O bônus possuí encargos fiscais, como previdenciários e de Imposto de Renda (IR);
  2. Ele ocorre de acordo com a determinação da empresa;
  3. Seu pagamento é feito em razão de qualquer fator definido internamente.

Escolher PLR ou Bônus para minha empresa?

Bom, para que seja escolhido o modelo de remuneração variável para sua organização, os objetivos e possibilidades da empresa devem ser analisados e considerados. Pois, imagine que sua empresa é de pequeno porte, e possuí poucos colaboradores, neste caso, talvez o bônus seja mais indicado, já que é um pagamento que não ocorre eventualmente e não há necessidade de negociação sindical.

Contudo, caso sua empresa possua um alto índice de faturamento e também muitos colaboradores, a PLR pode de fato ser a melhor opção, pois, acaba sendo muito mais positiva em relação à motivação que os mesmos sentirão em buscar bater suas metas. Além do mais, a PLR pode ser paga no máximo 2 vezes por ano, não sendo alvo de nenhum encargo fiscal.

Mas se acalme! Não quer dizer que ambos benefícios sempre sejam indicados para empresas nessas situações. Como já explicado, inúmeros fatores devem ser levados em consideração.

Pesquise e se aprofunde no assunto, acesse nosso artigo sobre: Remuneração Variável: Tudo sobre o assunto e descubra se a PLR é o mais indicado para sua empresa!

Por fim, espero que tenha te auxiliado a identificar qual destes dois modelos pode vir a ser o mais indicado para seu negócio!

Clique aqui e conheça nossa plataforma!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.