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Como engajar colaboradores com comunicação interna

Num mercado cada vez mais diversificado e altamente competitivo, o lema de prestar serviços de qualidade a um custo satisfatório sempre se destacou: a produtividade. Neste post vamos falar sobre como engajar os colaboradores do seu time.

No entanto, a maioria dos gestores sabe que é quase impossível atingir altos níveis de produtividade apenas investindo em infraestrutura e equipamentos técnicos. Portanto, a dedicação da equipe tornou-se um dos fatores mais importantes que afetam o desempenho da empresa.

Isso porque, sem uma equipe leal e voltada para o alcance de bons resultados, as organizações muitas vezes não conseguem dar conta da produção exigida pelo mercado. Mas, afinal, é possível engajar os colaboradores por meio da comunicação interna?

Venha conhecer como engajar os colaboradores por meio de estratégias simples de comunicação interna e como isso atinge diretamente o ambiente de trabalho e os resultados da empresa. 

Por que a Comunicação Interna é fator importante para as empresas?

O engajamento pode ser compreendido de várias maneiras, bem como o seu colaborador  conhecer a missão, os objetivos e valores da empresa, visto que o mesmo tenha uma ligação afetiva com os princípios da organização.

Podemos definir um colaborador engajado, aquele que desempenha suas atividades de forma alinhada com os objetivos da empresa, trazendo um significado especial para sua vida.

Comunicação Interna: Como engajar os colaboradores

A estratégia de comunicação interna a ser seguida pode variar de situação para situação e está intrinsecamente ligada às políticas da empresa. Em muitos casos, é necessário criar formas que reforcem a importância da equipe, seja para o sucesso do negócio, seja para o sucesso pessoal de cada membro da equipe.

Incentivar os funcionários a participar pode ser alcançado por meio de presentes e sorteios ou discursos de outras pessoas, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas, vistas e reconhecidas por contribuírem para a vitória coletiva. 

Lembrando que tudo isso, deve ser reforçado por uma cultura organizacional forte e bem definida, contribuindo ainda mais para o alinhamento de objetivos entre empresa e colaboradores.

Às vezes, o engajamento pode até resultar do simples fato de que as pessoas compartilham essas informações motivadoras e se sentem unidas pelo mesmo propósito.

O Engajamento e seus números!

Segundo o estudo, divulgado pela revista Forbes, empresas com colaboradores engajados superam o desempenho das concorrentes com os clientes em até 147%.

O oposto também se aplica. Entre as organizações avaliadas, aquelas que apresentam excelência em experiência do cliente têm 1,5 vez mais funcionários engajados.

Outro dado interessante: nos EUA, apenas 31,5% dos trabalhadores se consideram altamente engajados em seus empregos. Ou seja: contar com uma equipe comprometida é para poucas organizações, o que torna esse fator um grande diferencial competitivo no mercado.

Como engajar os colaboradores?

Promover engajamento dos colaboradores compreende métodos contínuos para que seu time seja sempre estimulado e que você se sinta responsável pelo sucesso da empresa. Isso acontece através da comunicação interna, além de oferecimento de brindes e sorteios para aqueles que se destacam.

É importante que os colaboradores vejam o real valor do engajamento, para que as coisas começam a fluir de forma natural, para que todo o esforço coletivo, seja recompensado e reconhecido, e mesmo com toda a pressão para trazer melhorias para a empresa seja vencida sem sofrimentos excessivos e desnecessários.

Sendo assim, uma ótima maneira de estimular o engajamento é fornecer cursos e eventos que melhorem a qualificação de seus colaboradores e a disseminação de conhecimento. Além de cursos, uma ótima ideia é ter um evento mensal, para reconhecer os colaboradores pelas entregas numéricas e também pelo comportamento.

Existem muitos exemplos de comunicação interna por aí, que realmente funcionam e você~e pode aplicá-las na sua empresa, utilizando as ferramentas e conhecendo a fundo seu público interno.

Além disso, como já dissemos, a estratégia de aumentar a participação por meio da comunicação interna pode variar dependendo das políticas internas da empresa. Portanto, o mais importante é sempre entender a realidade da organização e fazer pesquisas internas para entender qual discurso é adequado e como transmitir a mensagem da melhor forma, para que os resultados com a Comunicação sejam positivos, e importante para seu público interno.

Conclusão 

Os caminhos que a comunicação promove no dia a dia da empresa, é muito significante para a jornada do colaborador, pois fica mais claro os objetivos alinhados e os resultados que a empresa espera do seu público interno. 

Outro ponto importante, é que com essa comunicação bem desenhada, seu colaborador se sente pertencente ao local onde trabalha, além dele conseguir entender e conhecer a missão, visão e valor da empresa onde trabalha.

A comunicação sempre será o melhor caminho, através dela vamos conseguir construir um time forte, que irá correr atrás dos objetivos, tornando a experiência de cada um, significante e valiosa, e transformando em pessoas prontas para vencer os desafios e entregar os resultados. 

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