A comunicação interna é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de qualquer organização, independentemente do seu tamanho ou ramo de atuação.
Por meio dela, é possível alinhar objetivos, metas, delegar tarefas e estabelecer um ambiente de trabalho mais saudável, além de outros benefícios, essenciais para o bom funcionamento da empresa.
Hoje a comunicação interna tem um papel tão importante, que segundo a pesquisa Tendências da Comunicação Interna 2023, 88% dos CEO valorizam a CI nas empresas. A pesquisa ainda aponta que 79% das áreas de CI têm um planejamento estratégico, que orienta as ações e, ainda, 86% têm os objetivos de CI vinculados aos da organização.
Mas, antes de entrar no assunto sobre a importância da comunicação interna nas organizações, é necessário compreender os conceitos de comunicação horizontal e vertical.
Ambos são tipos de CI bem comuns nas empresas, que precisam fluir e acontecer sem falhas. Pensando nisso, explicaremos neste texto, a diferença entre elas e como podem contribuir para o crescimento da sua empresa.
O que é Comunicação Horizontal nas empresas?
A comunicação horizontal é aquela que ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico ou entre diferentes setores da empresa. Ou seja, é aquela comunicação entre membros com a mesma posição ou equipe.
Ela é caracterizada principalmente pela troca de informações de forma bidirecional (Que opera nas duas direções) e acontece de forma transversal (Independente do nível de hierarquia ao qual pertence), portanto, não é restrita a uma única área ou departamento.
Esse tipo de comunicação é muito valorizada em empresas que prezam pelo trabalho em equipe e pela colaboração mútua. Isso acontece porque ela permite que os colaboradores compartilhem conhecimentos, habilidades e experiências, favorecendo a inovação e a criatividade. Além disso, a comunicação horizontal é fundamental para a construção de um ambiente de trabalho saudável, onde os profissionais se sentem valorizados e respeitados.
O que é comunicação vertical?
A comunicação vertical é aquela que ocorre entre diferentes níveis hierárquicos dentro de uma organização. Ela se dá de cima para baixo, ou de baixo para cima, ou seja, existem dois sentidos de fluxo de informações, conhecidas também como vertical ascendente e vertical descendente. Veja a seguir.
Vertical ascendente
Essa comunicação acontece de baixo para cima, então é a comunicação de um colaborador com alguém de nível hierárquico superior.
Algumas das comunicações nesse fluxo incluem mensagens, iniciativas, reclamações, esclarecimento de dúvidas e muitas outras informações.
Esse tipo de comunicação acaba favorecendo o trabalho em equipe, devido a construção de um relacionamento mais amigável e transparente entre diferentes níveis hierárquicos. Ao incorporar esta forma de diálogo, o ambiente e clima organizacional melhoram, contribuindo para o alcance dos objetivos da empresa, por ser possível encontrar soluções mais rápidas para os desafios do negócio.
Vertical descendente
Com a comunicação vertical descendente, a informação flui de forma unidirecional de cima para baixo, sem a possibilidade de retorno ou interação pelos demais colaboradores.
As informações transmitidas nesse tipo de comunicação, incluem, normalmente, regras, normas e políticas, além de instruções de tarefas e funções.
Esse tipo de comunicação acontece frequentemente em empresas que possuem uma hierarquia centralizada, onde as decisões são tomadas pelos líderes e os demais colaboradores responsáveis por executar aquilo que foi delegado.
Apesar de parecer limitada, a comunicação vertical é importante para as empresas que desejam manter a ordem e o alinhamento das atividades. Ela garante que as informações cheguem a todos os colaboradores de forma clara e objetiva, evitando possíveis conflitos e ruídos na comunicação.
Quais são as diferenças entre comunicação horizontal e vertical na empresa?
Agora sabemos que a comunicação horizontal e vertical são duas formas diferentes de transmitir informações dentro de uma organização. Sabemos que a comunicação vertical é fundamental para a transmissão de informações importantes, como decisões estratégicas, mudanças nas políticas da empresa, entre outras. Já a comunicação horizontal é fundamental para fomentar a colaboração e a troca de informações entre os colaboradores.
Todavia, tanto a comunicação vertical quanto a horizontal são importantes dentro de uma empresa, e que ambas devem ser incentivadas para uma comunicação eficaz e uma gestão mais integrada e participativa.
Por que investir na comunicação interna?
A prática de investir em comunicação interna, seja vertical ou horizontal, pode trazer diversos benefícios, como a própria melhoria do fluxo de comunicação. Como consequência, temos menos falhas e ruídos que afetam processos e a produtividade do colaborador.
É importante destacar que a comunicação interna não é apenas uma opção, mas uma necessidade para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado atual. Ela deve ser vista como um investimento estratégico, capaz de gerar resultados positivos e agregar valor à empresa como um todo.
Pensando nisso, reforçamos a necessidade de escolher as ferramentas de comunicação adequadas para cada situação, considerando o perfil dos colaboradores e a cultura da empresa.
A intranet é sempre uma boa opção para empresas que querem melhorar o fluxo de informações entre diferentes níveis e setores, garantindo uma comunicação ainda mais efetiva. Saiba mais sobre a
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