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Como melhorar a satisfação dos colaboradores

Como melhorar a satisfação dos colaboradores

Já parou pra pensar em como anda a satisfação dos colaboradores em relação a empresa? Este fator é fundamental na produtividade dos funcionários e no desempenho da instituição.

Ter um time que esteja realizado com o clima organizacional e com a empresa no geral é o ingrediente perfeito para alcançar o sucesso. Se você ainda não sabe como fazer isso, nós te ajudamos.

Veja como identificar o nível de satisfação dos colaboradores e confira ações para promover melhorias neste aspecto!

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Indicadores de satisfação dos membros de uma empresa

Antes de pensar na melhoria do ambiente de trabalho, é preciso primeiro entender a situação atual da organização. Para isso, é necessário utilizar um indicador de satisfação dos membros de uma empresa. Confira alguns indicadores que podem te ajudar nisso:

Pesquisa de clima organizacional

Uma maneira de fazer isso é aplicando a pesquisa de clima organizacional, com o intuito de compreender qual a percepção que os colaboradores têm da empresa, de seu trabalho e de sua equipe.

Com base nas respostas, é possível traçar um diagnóstico da satisfação geral dos profissionais, além de desenvolver ações para mudar esse cenário.

Taxa de rotatividade e retenção

A empresa costuma ter demissões frequentes? Este é um dos indicadores de que as coisas não andam boas. Funcionários satisfeitos tendem a ficar mais tempo nas organizações, subindo de nível ou cargo, até mesmo construindo uma carreira inteira em um mesmo lugar.

Procure entender o porquê das desistências e o que está por trás da rotatividade de funcionários. É preciso entender o problema para buscar meios de melhorar a satisfação dos colaboradores.

Quanto aos talentos que conseguiram ser retidos pela empresa, ou seja, funcionários que estão há tempo na organização, busque entender por quais motivos eles permanecem lá e o que contribui para a satisfação deles.

Absenteísmo

Este é um indicador que deve ser acompanhado de perto, principalmente pelo RH. O número de faltas ao trabalho — sejam elas justificadas ou não — dizem muito sobre a satisfação e engajamento do colaborador com a empresa.

Muitas faltas por motivos médicos também podem ser uma pista importante sobre a satisfação. Como anda a saúde física e mental dos funcionários? É preciso averiguar a possível influência da empresa nestes cenários delicados.

Avaliação de desempenho

O desempenho dos colaboradores podem indicar problemas de engajamento e de satisfação com suas funções, cargos e com a empresa no geral. É preciso monitorar como andam o alcance de metas, entrega de atividades e outros indicadores estabelecidos no método de desempenho escolhido.

Para além do colaborador, também é necessário verificar se os objetivos e metas cobradas são justos e dentro da capacidade de trabalho da equipe.

eNPS

O eNPS, ou Employee Net Promoter Score, é um método de avaliação do quanto os empregados de uma empresa recomendariam a organização para outras pessoas.

A resposta conta com uma escala de 0 a 10, na qual o colaborador precisa escolher um número que representa o quanto recomendaria a empresa para se trabalhar. Os resultados podem ser agrupados de três formas:

  • Colaboradores que responderam de 0 a 6 são considerados detratores;
  • Os que responderam 7 ou 8 são considerados neutros;
  • Já os que escolheram 9 ou 10 na escala são tidos como promotores.

Depois, para se obter o resultado final da pesquisa, basta diminuir o percentual de detratores do percentual de promotores.

Com base em todos estes indicadores como estes citados, é preciso identificar:

  • Os problemas a serem resolvidos;
  • Pontos de melhoria;
  • Pontos fortes a serem mantidos.

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Por que se preocupar com a satisfação dos colaboradores?

A preocupação com a satisfação dos colaboradores vai muito além do bem-estar dos próprios funcionários. Entender como anda o cenário da empresa evita uma infinidade de problemas que envolvem tanto a equipe quanto a gestão.

Entenda melhor os principais motivos para para se preocupar com a satisfação dos colaboradores:

Impacto no desempenho da empresa

A satisfação do time e o bem-estar dos colaboradores influenciam diretamente nos resultados da organização.

Se uma equipe não está satisfeita com o cenário atual ou com a cultura organizacional, por exemplo, a produtividade e engajamento caem… logo, o desempenho também cai, levando a resultados precários.

Para obter sucesso e uma boa performance, é preciso que os funcionários se sintam bem para se manterem produtivos e engajados. Para que isso aconteça, é essencial manter a satisfação em um nível adequado.

Retenção de talentos

Profissionais satisfeitos com a instituição tendem a permanecer na empresa por mais tempo, avançando na carreira e consequentemente contribuindo para o crescimento do negócio.

Com isso, os gastos com demissões e novas contratações são poupados, uma vez que a equipe tende a ficar na organização.

Atração de talentos

A satisfação dos trabalhadores com a empresa refletem na imagem externa da instituição, criando uma boa reputação e consequentemente atraindo novos colaboradores. É importante manter uma imagem positiva no mercado de trabalho!

Saúde mental da equipe

Ao promover um clima agradável e investir na satisfação dos funcionários, a organização também está contribuindo com a saúde mental e bem-estar do time. Nos dias de hoje, este é um pilar essencial da vida profissional e merece atenção.

Reputação da empresa

Funcionários satisfeitos acabam externalizando uma boa imagem da instituição. Com isso, constrói-se uma reputação positiva no mercado de trabalho e até mesmo perante clientes e fornecedores.

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Ações para melhorar a satisfação dos colaboradores

Com todas as informações sobre o nível atual de satisfação dos colaboradores, é hora de planejar ações para implementar melhorias no ambiente corporativo. Confira o que fazer:

Promova um ambiente saudável e seguro

Primeiramente, os colaboradores precisam do básico em um local de trabalho. Invista cada vez mais em ações que promovam o respeito, a igualdade e a segurança dentro da empresa.

Para isso, é preciso também ficar de olho nas lideranças, que exercem um papel fundamental e direto na gestão das equipes.

Reconheça os colaboradores

Sua equipe precisa se sentir vista! Portanto, não hesite em fazer o reconhecimento do desempenho de seus funcionários, assim como também atender demandas do time.

Existem várias maneiras de recompensar os colaboradores pelo trabalho oferecendo:

  • Bônus e prêmios;
  • Salário justo e benefícios interessantes;
  • Remuneração variável;
  • Oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Desenvolva um plano de carreira

Oferecer um bom plano de carreira é essencial para que os funcionários consigam enxergar valor na empresa, além de se sentirem motivados a desenvolverem suas próprias carreiras, buscando evolução na instituição.

Invista na qualidade de vida

Tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele é preciso proporcionar condições de vida saudáveis. É importante estar atento à carga horária de trabalho e a distribuição de tarefas entre a equipe, a fim de evitar a sobrecarga e o estresse.

Além disso, é possível promover uma melhor qualidade de vida de várias maneiras, como:

  • Oferecer horários flexíveis;
  • Possibilitar o trabalho remoto — home office ou anywhere office;
  • Proporcionar plano de saúde e plano odontológico;
  • Incentivar atividades físicas por meio de descontos em academias.

Forneça feedbacks

Criar uma cultura de feedbacks promove a transparência dentro da empresa, além de ajudar os colaboradores a desenvolverem melhor suas funções e consequentemente crescerem na carreira.

Além disso, receber e dar feedbacks proporciona um ambiente seguro para reconhecer erros e acertos. A intenção é que o time possa alcançar os objetivos da empresa da melhor maneira possível.

Conclusão

A satisfação dos colaboradores depende tanto de aspectos materiais, como salário e benefícios, quanto de fatores emocionais, como senso de segurança, bem-estar e perspectiva de desenvolvimento. Portanto, é preciso que a empresa invista em ações que contemplem essas duas frentes.

Melhorar a satisfação dos colaboradores é um trabalho constante que precisa de atenção, empatia e muita manutenção. Os resultados desse investimento são benéficos não só para os funcionários, mas também para a própria empresa.

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