Onde seus colaboradores querem chegar e como a empresa pode levá-los até lá?
O mercado de trabalho está em constante evolução e as pessoas buscam cada vez mais posições onde podem desenvolver suas habilidades. Hoje, a satisfação com a função desempenhada e a possibilidade de ter um caminho a trilhar dentro da empresa são atributos que pesam tanto quanto a remuneração.
Se você está aqui, é porque já sabe que um bom plano de carreira é algo interessante para uma empresa e para quem trabalha nela. A questão é entender exatamente o que é plano de carreira, como funciona e como fazer um, certo? Fique com a gente e navegue por um verdadeiro guia que vai te ajudar a alavancar o desenvolvimento da sua empresa!
O que é plano de carreira?
Um plano de carreira é como um mapa que mostra os caminhos possíveis que um colaborador pode traçar dentro da empresa. O plano desenha todas as possibilidades de evolução em funções, cargos, habilidades e recompensas por cada degrau alcançado.
Assim, o profissional não fica para sempre em uma função ou cargo apenas, mas tem a oportunidade de explorar e desenvolver novas habilidades pouco a pouco, recebendo o devido reconhecimento pelas metas alcançadas e ao mesmo tempo contribuindo com a evolução da instituição.
Esta é uma ferramenta de desenvolvimento extremamente importante tanto para colaboradores quanto para a própria empresa, uma vez que um bom plano de carreira é capaz de atrair novos talentos para a organização e também de reter os profissionais que já fazem parte dela, tornando-os cada vez mais capacitados profissionalmente.
Tipos de plano de carreira
Com tantos tipos diferentes de empresas, serviços e perfis de colaboradores, nada mais justo que existam também variados tipos de plano de carreira. Conheça os principais e suas características!
Plano de carreira em Y
Este é um dos mais comuns entre o universo do plano de carreira. Neste tipo, o profissional começa seguindo em um caminho linear e em determinado ponto precisa escolher entre duas trilhas diferentes, como uma bifurcação de uma estrada (por isso se usa a letra “Y” para denominá-lo!).
Aqui, o trabalhador pode optar entre a carreira de especialista ou de gestor. É preciso levar em conta suas habilidades, experiências e interesses na hora de escolher para onde seguir, visto que os dois caminhos exigem aptidões específicas e bem diferentes entre si.
Plano de carreira em W
Parecido com o anterior, o plano de carreira em W permite que o profissional tenha uma terceira via como opção: a de gestão de projetos. Este caminho adicional funciona como uma junção da trilha de especialista e de gestor, possibilitando que o colaborador possa desenvolver habilidades de gerência mas ainda continuar na ativa como um especialista.
Neste tipo, o trabalhador atua como um líder mais técnico. Assim, pode acompanhar os projetos mais de perto e oferecer feedbacks mais operacionais aos envolvidos.
Plano de carreira horizontal
O modelo horizontal propõe um plano de carreira em que o profissional alcance novos níveis de acordo com seu desempenho. Aqui, a ideia não é subir na hierarquia da organização, mas sim receber reconhecimento por seu rendimento.
No plano de carreira horizontal, o foco é oferecer novos desafios ao colaborador ao invés de mais responsabilidades, por exemplo.
Plano de carreira em linha
Esta condição é mais rígida e praticamente não permite muitas mudanças no caminho do profissional. Mas, por outro lado, é uma opção de plano de carreira extremamente previsível, já que a trilha segue em uma única direção e a pessoa já sabe todos os níveis que pode alcançar com o tempo. Organizações públicas são exemplos de instituições que optam por este tipo de plano.
No plano de carreira em linha, o colaborador avança conforme cumpre os requisitos necessários para o próximo passo como, por exemplo, tempo de trabalho. O aumento da remuneração nesta modalidade costuma ser automático conforme os anos de trabalho e reajustes salariais.
Plano de carreira em rede
O plano de carreira em rede vai além do plano em W, visto anteriormente. Aqui, as opções são múltiplas e o colaborador pode inclusive mudar de setor ou de cargo!
O profissional pode optar por transitar entre diversas funções e escolher a que melhor se adapta às suas habilidades e interesses dentro da empresa, dando mais liberdade para explorar novos caminhos e oportunidades.
Por que fazer um plano de carreira?
Organizar um bom plano de carreira para a sua empresa vai muito além de construir um organograma sólido e investir no desenvolvimento dos colaboradores. Os benefícios impactam tanto a instituição quanto os profissionais que fazem tudo acontecer nela.
Um dos motivos principais para investir em um plano de carreira eficiente é contribuir para a satisfação dos profissionais que, em consequência, trazem resultados positivos para a organização. Sabendo até onde podem chegar e o que precisam fazer para isso, os profissionais vislumbram os caminhos possíveis de desenvolvimento para a própria carreira, trazendo um propósito a seguir.
Além disso, o plano de carreira ajuda a instituição a valorizar os funcionários de forma perceptível, oferecendo oportunidades e remuneração adequada de acordo com os patamares obtidos. Isso impacta diretamente na diminuição da rotatividade de colaboradores, já que as pessoas tendem a aproveitar a possibilidade de melhores posições na empresa e permanecem mais tempo nela.
Não só os funcionários são beneficiados com o plano de carreira, mas também o setor de RH. Um bom plano auxilia na hora de recrutar novos colaboradores, uma vez que com oportunidades bem desenhadas o gestor de recursos humanos consegue alinhar as expectativas do candidato com as da empresa.
Também é importante saber comunicar aos profissionais a existência do plano e como aderir a ele, tirando possíveis dúvidas e dando o suporte necessário. A melhor maneira de fazer isso é tendo uma comunicabilidade eficaz e uma planilha de comunicação interna bem estruturada pode te ajudar nisso!
Como fazer um plano de carreira
Agora que você já entendeu a importância de se fazer um plano de carreira e como ele pode impactar na empresa, é hora de aprender como implementar esse recurso valioso na organização. Alguns passos essenciais devem ser considerados na hora de desenvolver um plano de carreira eficaz e atrativo para os colaboradores. Vamos lá?
Primeiro, ouça os funcionários
Sim, ouvir o que seus colaboradores têm a dizer é essencial para desenhar um bom plano de carreira. Converse com os funcionários e pergunte suas expectativas, desejos, habilidades que gostariam de desenvolver e onde querem chegar profissionalmente. Essa tarefa é importante para que os objetivos e necessidades da organização estejam alinhadas com a dos profissionais, buscando o equilíbrio entre as duas partes.
Mapeie as forças e habilidades da equipe
Conheça os pontos fortes dos seus profissionais e foque neles na hora de desenvolver o plano. Dando a oportunidade de desenvolver ainda mais essas habilidades valiosas, tanto os colaboradores quanto a empresa saem ganhando. Especialistas podem ir se formando e novas ideias criativas podem surgir quando pessoas são estimuladas a exercerem o que gostam, pense nisso!
Estabeleça metas e objetivos com prazos
Já sabemos que temos uma trilha a percorrer e uma posição a conquistar, mas como isso será feito? É hora de estipular metas de acordo com os objetivos da empresa e dos colaboradores, além de dar forma à isso com datas para conclusão.
Estabeleça as atividades a serem realizadas para se alcançar cada patamar e em quanto tempo o colaborador deve realizá-la. Mas também não se esqueça que este deve ser um plano flexível e aberto à alterações, já que cada profissional é único e mudanças podem acontecer no caminho.
Ofereça oportunidades de desenvolvimento
Com o avanço no plano de carreira, o profissional também precisará de desenvolvimento adequado para conseguir seguir na trilha de evolução. Por isso, é importante também traçar um planejamento de cursos e treinamentos para os funcionários.
Busque sempre capacitar a equipe com cursos técnicos referentes às atividades previstas no plano de carreira, mas não esqueça das habilidades pessoais que também impactam na carreira e na instituição!
Faça o acompanhamento e dê feedbacks
Agora, é hora de acompanhar a evolução dos profissionais e se certificar de que o plano de carreira esteja seguindo da maneira correta. Estabeleça períodos para fazer a avaliação do desenvolvimento dos funcionários e alinhar suas expectativas e objetivos, que podem mudar com o tempo.
Também é importante oferecer e receber feedbacks, que são fundamentais para ajustar a rota quando necessário. Os feedbacks também ajudam a mapear lacunas técnicas e comportamentais, muito úteis na hora de oferecer treinamento e cursos de acordo com a necessidade da equipe.
Conclusão
Elaborar um plano de carreira não é fácil, requer pensamento estratégico, escuta ativa e visão de futuro. Mas todo o esforço compensa e traz bons frutos para a empresa e para os funcionários, que inclusive podem desenvolver habilidades de liderança e se tornarem o futuro da instituição.
Agora que você já aprendeu como desenhar um plano de carreira de qualidade, é hora de pensar no próximo passo depois de encerrar esta etapa. Com os caminhos possíveis a se trilhar dentro da organização, é necessário elaborar um plano de cargos e salários. Confira mais sobre isso e outros assuntos no nosso blog!