No mundo empresarial, informações e alinhamento entre colaboradores é essencial. Uma maneira de manter a rotina em ordem é utilizando a estratégia de comunicado interno.
Neste artigo, você irá encontrar os principais tipos de comunicado interno, exemplos e modelos. Além disso, também receberá dicas de canais para comunicado interno. Confira!
O comunicado interno é um recurso da comunicação interna para repassar informações dentro de uma empresa, sendo essencial para a rotina do time!
O objetivo de um comunicado interno é manter a equipe alinhada e bem informada, fazendo assim a manutenção da produtividade do time.
Essa estratégia serve para:
Existem diversos tipos de comunicado interno, cada um com objetivo de atender a necessidades diferentes dentro da empresa. Veja a seguir os principais gêneros!
Um comunicado interno informativo serve para transmitir mensagens gerais para a equipe. O objetivo é informar sobre algum assunto.
O comunicado operacional tem a missão de informar sobre mudanças ou acontecimentos importantes que podem impactar os colaboradores e as funcionalidades da empresa.
O propósito de um comunicado motivacional é transmitir mensagens ou conteúdos que incentivem o time, engajando os colaboradores e aumentando a produtividade.
O comunicado interno também serve para divulgar ações e campanhas de endomarketing! A melhor maneira de engajar os colaboradores é informando-os sobre as atividades do momento.
Happy hours, confraternizações, capacitações ou treinamentos podem ser informados a todos por meio de um comunicado interno. É importante que a informação sobre o evento chegue a todos da empresa.
O comunicado interno também pode ser usado para reconhecer colaboradores ou conquistas importantes da empresa, momentos importantes que precisam ser compartilhados com a equipe!
Mudanças internas da organização necessitam alcançar o máximo de colaboradores possíveis. Usar o comunicado interno para informar sobre essas modificações é uma ótima maneira de fazer isso.
Informar sobre período de férias, principalmente quando falamos de férias coletivas, é essencial para que toda a empresa consiga organizar a rotina de trabalho.
O comunicado interno de férias precisa informar a data de saída e de volta de um colaborador ou da empresa.
Primeiramente, é preciso que o envio de comunicados internos sejam feitos apenas com informações relevantes.
Partindo disso, é essencial seguir alguns passos básicos na hora de fazer um comunicado interno:
24 de janeiro de 2024
Assunto: Salário
Prezada equipe,
Gostaríamos de informar que o pagamento do salário foi depositado nesta manhã. Por favor, pedimos que verifiquem suas contas bancárias e confirmem o recebimento do valor.
Agradecemos pela atenção!
Departamento Financeiro
Olá, time!
Gostaria de reconhecer o empenho e dedicação de todos do setor de Marketing neste trimestre pelo trabalho em conjunto. A equipe atingiu as metas previstas com desempenho exemplar. Que possamos nos inspirar para mais conquistas!
Maria Silva
Gerente de Recursos Humanos
Atenção, time!
Gostaríamos de informar algumas mudanças organizacionais na empresa a partir deste trimestre:
Todos os detalhes serão repassados e discutidos em uma reunião amanhã, às 8h. É obrigatória a presença de todos os membros.
Até logo!
Atenciosamente,
Departamento Pessoal
Existem várias maneiras de se transmitir um comunicado interno, algumas mais tradicionais e outras completamente criativas.
É preciso, antes de escolher o canal, se atentar ao objetivo do comunicado, seu público e também a cultura organizacional da empresa. O comunicado interno precisa ser divulgado de maneira clara e entendível pelos colaboradores.
Veja a seguir alguns exemplos de canais para isso!
A intranet ou uma rede social corporativa é uma das melhores opções quando o assunto é comunicado interno. A
, por exemplo, conta com recurso específico para comunicados internos, que aparecem em destaque na tela de cada colaborador.Essa opção também é uma ótima escolha para disseminar informações. A TV corporativa tem um alto alcance na empresa, mantendo o comunicado mais visível à todos.
Os comunicados internos podem ser repassados por meio de newsletters internas, enviados para o e-mail de cada colaborador ou até mesmo publicada na intranet, por exemplo.
Além de comunicados pontuais, a newsletter pode trazer atualizações regulares sobre a empresa.
Já pensou em fazer um comunicado interno de maneira criativa? Ao invés de escrever, experimente gravar vídeos! Use a criatividade e teste novos formatos de passar uma informação que chame a atenção do time.
Um canal muito conhecido e bastante tradicional é o mural de notícias. Basta separar um espaço em alguma parede da empresa e colocar os comunicados internos para que fiquem visíveis à todos.
O uso do comunicado interno é uma ótima estratégia para manter a equipe alinhada e produtiva. Você, gestor de RH, precisa estar sempre atento às mudanças na organização para poder fazer o repasse da melhor maneira possível aos colaboradores.
Se sua empresa ainda não conta com uma intranet de qualidade, fale com um de nossos especialistas e descubra como a Vivaintra pode te ajudar a melhorar a comunicação interna da organização!
Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os