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Conheça os 5 tipos de comunicação interna

Conheça os 5 tipos de comunicação interna

Dentro das empresas há muitos canais de comunicação que são usados. Seja para informar a empresa toda ou apenas um grupo de pessoas. E para que isso seja possível, existem 5 tipos de comunicação interna que você precisa se atentar.

Neste post, você vai conferir os 5 tipos de comunicação interna mais utilizados pelas empresas. Elas ajudarão você a diminuir a distância entre as pessoas, além de aumentar o engajamento e a motivação de sua equipe.

Conheça os principais tipos de comunicação

1. Comunicação Escrita

A comunicação escrita é a mais antiga. Além de ser uma das mais utilizadas nas empresas. Em geral, as empresas utilizam os murais e os cartazes para manter o colaborador informado. Porém, há algum tempo esse tipo de comunicação mudou um pouco, devido à chegada da internet. Dessa forma, os memorandos e os murais foram trocados por chats, e-mails e intranets.

Contudo, este tipo de comunicação interna possui muitos benefícios. Como, por exemplo, o registro das informações e a possibilidade de guardá-las. Porém, precisamos nos preocupar com a linguagem utilizada. Afinal, para cada situação há uma linguagem adequada para uso.

2. Comunicação Verbal

Antes de tudo, a comunicação verbal é sem dúvidas um dos tipos de comunicação mais utilizado nas empresas. Seu uso é feito, por exemplo, através de reuniões, das trocas de ideias entre as equipes e até mesmo nas confraternizações.

O Google, por exemplo, possui uma sala com jogos e poltronas confortáveis. Tudo feito para estimular a interação entre os colaboradores. Enfim, se uma empresa como o Google entende o quanto isso é bom acho que devemos prestar atenção também, não é mesmo?

No entanto, se pensarmos por um lado mais tecnológico, podemos citar como exemplo as ferramentas de videoconferência. Principalmente para as empresas que usam o modelo de trabalho remoto. Não importa o tipo de trabalho, a comunicação verbal se faz necessária.

De toda forma, por mais que a comunicação verbal tenha o objetivo de ser formal, ela deve ser acompanhada de uma documentação. Assim é possível evitar ruídos na comunicação. Bem como mal entendidos. Afinal, às vezes, o que queremos dizer não é o que o outro entende, não é mesmo? Um exemplo de documento são as atas de reunião.

3. Comunicação Vertical

Na comunicação vertical há a diferença de níveis entre os colaboradores e os gestores. Geralmente, esse tipo de comunicação é muito utilizada no planejamento estratégico da empresa. Porém, ela ainda pode se dar de duas formas:

3.1. Comunicação Vertical Ascendente

Esta acontece de baixo para cima. Ou seja, inicia com o colaborador que se comunica com um nível acima dele. Por exemplo, para envio de relatórios, reclamações e pesquisas de clima organizacional.

As empresas que facilitam este tipo de comunicação com certeza terão equipes mais engajadas e contentes com o seu trabalho. Igualmente, é um tipo de comunicação que gera resultados positivos num curto espaço de tempo.

É por este motivo que especialistas de RH estão contratando profissionais por suas capacidades individuais. Mas pensando em formas de encaixá-los na cultura da empresa. Contudo, assegurando que sua presença será positiva para a empresa.

Por fim, tenha a certeza de que todos os colaboradores entendem a importância deste tipo de comunicação e façam sem ruídos. Afinal, é algo que ajudará a aumentar o rendimento do negócio.

3.2. Comunicação Vertical Descendente

Por outro lado, o formato de comunicação vertical descendente acontece de cima para baixo. Ou seja, são iniciadas por um líder com foco em seus liderados. Como, por exemplo, repasse de instruções, regras, dados de desempenho e feedbacks.

Todavia, precisamos tomar muito cuidado aqui, pois a comunicação de forma exagerada ou com tons negativos pode criar problemas. Como, por exemplo, a desmotivação de sua equipe o que, consequentemente, afetará o resultado da empresa.

4. Comunicação Horizontal

Esta é a comunicação entre os colaboradores que possuem o mesmo nível. Por exemplo, os colaboradores de um mesmo time. Desta forma o objetivo é facilitar o dia a dia de trabalho e solucionar os problemas que os colaboradores possam ter. Afinal, a comunicação horizontal permite um planejamento de tarefas de forma mais fácil. Além de melhorar o compartilhamento de informações entre os membros da equipe.

O líder que proporciona esta ferramenta dentro da empresa, possui mais engajamento da equipe. Além disso, contribui para o crescimento dos colaboradores e melhora o clima organizacional.

5. Comunicação Diagonal

Já a comunicação diagonal acontece entre os grupos, podendo ser do mesmo nível ou não. Ou seja, tanto os diretores quanto os colaboradores, recebem o mesmo tipo de informação. Por exemplo, o lançamento de novos produtos, o status de projetos e as campanhas de endomarketing.

Sobre os 5 tipos de comunicação

Independentemente do tipo de comunicação que será utilizado na sua empresa, para que seja realmente eficaz e tenha os resultados esperados, se atente a esses pontos:

  • Esteja alinhado com a cultura da empresa. Afinal, se não estiver na cultura a chance de não dar certo é altíssima.
  • Forneça um ambiente de diálogos abertos, porém atente-se sempre às informações distorcidas. Isso pode gerar conflitos e prejudicar o clima.
  • Tenha uma comunicação acessível através de ferramentas e canais abertos. Por exemplo, um chat ou uma intranet.
  • Esteja disposto a ouvir sua equipe. Dê voz aos seus colaboradores. Dessa forma eles se sentirão respeitados e acolhidos. Tornando o trabalho mais leve e mais produtivo.

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