Plano de bonificação, já ouvir falar sobre? Conhece a importância que ele tem dentro de uma organização? Bom, é sobre isso que falaremos hoje!
Um dos maiores desafios das empresas hoje em dia é conseguir manter seus colaboradores engajados e produtivos, e é por este motivo que a busca por meios que mantenham eles da referida maneira, vem aumentando de maneira exponencial.
Pois bem, então, saiba que o plano de bonificação é uma das melhores maneiras de recompensar colaboradores após um bom desempenho. A adesão do mesmo, vem se popularizando cada vez mais. Continue lendo e descubra se se este benefício pode ser favorável para sua empresa!
O que é um plano bonificação?
Inicialmente, você precisa saber o que é a bonificação, e eu te explicarei de uma forma simples. A bonificação se trata de uma técnica que surgiu para impedir que os colaboradores passem por problemas dentro da organização.
Mas que problemas? Bom, baixo índice de produtividade, insatisfação e até mesmo a diminuição do senso de pertencimento. Certo, e aqui, surgi um ponto importante. O plano de bonificação não serve para restaurar ou reconstituir algum dos problemas citados, e sim para evitar a ocorrência deles.
Bom, em suma, a bonificação se trata de um benefício percebido pelo colaborador como reconhecimento dos esforços e serviços prestados pelo mesmo. Além do mais, é possível realizar a bonificação de diversas maneiras, seja através de remuneração extra, benefícios específicos ou até mesmo algo que se adéque a cultura da empresa.
Por fim, saiba que o intuito do plano de bonificação é demonstrar para o colaborador que a organização se preocupa com ele. A também luta para que o mesmo conquiste seus sonhos!
Por que devo ter um plano de bonificação?
O maior motivo pelo qual você deve possuir um plano de bonificação é em razão de ser uma ótima estratégia para motivar e manter, ou até mesmo maximizar, o engajamento de seus colaboradores. Além, é claro, de aumentar a felicidade dos mesmos. E o que isso gera? Simples, a redução da taxa de turnover empresarial. Ótimo não é mesmo!?
E não é só isso! Pense bem, com colaboradores engajados, que sabem que, ao serem produtivos e cumprirem as metas empresariais recebem um bônus, a empresa também se beneficia, vez que, metas são cumpridas com mais agilidade, influenciando assim na lucratividade empresarial e também na diminuição do tempo para fazê-la chegar onde deseja.
Bom, para tornar tudo mais claro, vamos a um exemplo! Imagine que sua empresa realiza vendas. A meta estipulada para cada vendedor é realizar o fechamento de contratos até que se perfaça o valor de R$50.000,00 (cinquenta mil reais). Para aqueles que ultrapassem tal meta, a bonificação é garantida.
Por fim, esse é uma das razões pelo qual o plano de bonificação é uma boa estratégia para aumentar o engajamento de seus colaboradores!
6 passos para elaborar seu plano de bonificação
Certo, agora vou te apresentar um passo a passo de como se planejar para a elaboração do plano de bonificação a ser implementado em sua empresa! Acompanhe abaixo.
1. Saiba o que motiva seus colaboradores
O primeiro passo é saber o que motiva seus colaboradores. Identifique qual o perfil dos integrantes de seu time, pois, a medida em que você define bonificações que façam sentido para aquela pessoa, mais ela batalhará para o atingimento da meta.
2. Saiba qual o propósito e o objetivo de sua empresa
Com o propósito da empresa bem-definido, fica mais fácil sabe onde ela deseja chegar. Dito isso, é preciso decidir qual o propósito da empresa ao realizar o plano de bonificação. Tudo deve ser levado em consideração, como, por exemplo, o orçamento a ser utilizado nas bonificações.
Aqui, vemos um grande reflexo do primeiro passo, vez que, para ser mais efetivo no objetivo da empresa com o plano de bonificação, é de suma importância que a organização conheça seus colaboradores.
3. Estipule todas as metas
Com tudo isso definido, chegou a hora da escolha e definição das metas! Aqui, deve-se analisar como as metas empresariais funcionarão, até porque, pense bem, não há sentido em uma meta de vendas para o time que trabalha exclusivamente com atendimento pós-venda.
Neste sentido, saiba identificar exatamente as metas que fazem mais sentido para cada departamento de sua empresa. Além, é claro, de ter consciência sobre os objetivos que podem ser cumprido a curto, médio e longo prazo.
Por fim, defina como será feita a conferência das metas batidas.
4. Pense na comunicação
Quando pensamos em plano de bonificação bem-elaborado, a comunicação do mesmo deve ser completamente cristalina. Mas como assim? Bom, é importante que absolutamente todos os colaboradores possuam pleno conhecimento das metas que eles precisam atingir e qual a bonificação para tal.
Em razão disso, durante seu planejamento, pense bem no meio de divulgação que você utilizará para tornar o plano de bonificação público para todos os colaboradores. Uma dica seria compartilhar por meio dos canais de comunicação interna como, por exemplo, uma intranet!
Além disso, é muito importante que o acompanhamento do processo de cumprimento das metas, possa ser realizado a qualquer momento por aqueles que desejam saber como andam seus indicadores.
5. Defina qual a melhor bonificação
Aqui, pense em uma via de mão dupla, como dito anteriormente, é preciso que a empresa conheça seu colaborador e que a bonificação corresponda com o objetivo da empresa, mas por qual motivo? Engajamento, comprometimento e motivação.
A medida que a bonificação é de fato aquilo com o que o colaborador sonhou, seu sentimento de conquista se torna muito maior, logo, ele batalhará muito mais para o cumprimento da meta.
6. Acompanhe os resultados
Como você já viu no passo 4, o acompanhamento das metas é muito importante, ou seja, se faz necessário que seja possível o colaborador acompanhar seu desempenho quando deseje. Vez que, ao fazer isso, ele mesmo consegue obter insights de possíveis melhorias em seu processo, concluindo de maneira mais ágil suas metas.
Contudo, também é muito importante que a empresa possa realizar um acompanhamento geral. Além do mais, também é do interesse dela que os colaboradores cumpram seus objetivos!
Quais os tipos de bonificação?
Sobre os tipos de bonificação, todo o processo se torna mais simples quando seu departamento de RH conhece seus colaboradores, neste sentido, lhe apresentarei 3 tipos de bonificação de fácil implementação em sua organização!
- Bonificação por alcance de metas – Reconheça os esforços daqueles quem concluíram suas metas;
- Bonificação por inovação – Contemple aqueles que inovaram em projetos e conseguiram bons resultados em face dos desafios;
- Bonificação por desempenho – Mostre satisfação em razão do emprenho e comprometimento dos colaboradores.
Escolhendo meu tipo de bonificação
Bom, há inúmeros tipos de bonificação para garantir o engajamento e motivação de seus colaboradores, porém, o que se mostra mais efetivo segundo estudos, é a adoção da PLR em sua empresa.
A PLR (Participação nos lucros e resultados) se trata de um benefício que a empresa proporciona para seus colaboradores. Tal benefício é percebido por eles através de uma remuneração variável paga pela organização em razão do alto índice de lucratividade obtido pela mesma.
Caso queira saber mais sobre o tema, basta acessar o link acima e acessar nosso artigo completo sobre o assunto! Surpreenda-se com os benefícios que um plano de bonificação como a PLR pode trazer para sua organização.
Conclusão
Bom, acho que agora você já sabe tudo sobre o plano de bonificação! Basta você decidir agora, como adaptá-lo em sua organização!
Adote a cultura de bonificação, motive seus colaboradores e faça com que eles se sintam valorizados!