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Como avaliar o desempenho de um(a) colaborador?

Como avaliar o desempenho de um(a) colaborador?
Você realiza avaliações de desempenho em sua empresa? Saber como avaliar o desempenho de um colaborador é algo de extrema importância, vez que, aprimorando os resultados deles, a empresa também se beneficia!

A avaliação de desempenho é a responsável por mensurar o quão efetivo está sendo as ações tomadas por determinado colaborador. Com a avaliação feita, a realização de um feedback se torna mais fácil. Com isso, cada indivíduo saberá exatamente os pontos positivos e também os pontos a serem melhorados para aumentar seus resultados.

Bom, sem dúvidas a avaliação de desempenho será de grande valor para sua organização! Incentive o desenvolvimento de seus colaborados e impulsione os resultados de sua empresa!

O que é uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho se trata de uma técnica de grande efetividade utilizada pelo setor de Recursos Humanos (RH). Através dessa avaliação, torna-se possível identificar e comprovar tudo o que seus colaboradores produziram, além de saber se os mesmos ficaram abaixo ou acima do esperado.

O RH é o setor responsável por determinar como tal avaliação será realizada, e lembre-se, quando se trata da avaliação de desempenho, você deve saber que existem inúmeros tipos. A título de exemplo, citarei 3 tipos abaixo!

1. Avaliação de desempenho por competências

Essa é a maneira mais moderna de se avaliar os colaboradores. Neste modelo de avaliação de desempenho, o próprio colaborador irá identificar seus pontos fortes e de melhoria. Ao listar os pontos, será de responsabilidade de seu líder e também da equipe do RH auxiliar o colaborador a traçar planos de ação e adequar tais habilidades ao propósito da empresa.

Com esse modelo de avaliação, é possível obter um cenário completo de todas as facilidades e dificuldades que determinado colaborador, ou até mesmo time, se encontram.

Aqui, você precisa ter consciência que as competências do colaborador podem ser avaliadas em duas categorias diferentes, sendo:

  • Competências técnicas: aqui, o que será analisado, é estritamente o conhecimento e domínio do colaborador perante a determinado assunto, software, ou afins.
  • Competências comportamentais: nessa categoria, analisa-se pontos como aptidão de trabalho em equipe, adaptabilidade, proatividade, comprometimento e afins.

Por fim, resumindo este método de avaliação, ele pretende identificar e determinar as habilidades do colaborador e também de seus pontos de melhoria. Sendo assim, é possível traçar um plano de ação em busca do desenvolvimento de cada pessoa!

2. Avaliação de desempenho por objetivos

A avaliação de desempenho por objetivos é o tipo de avaliação que garante os melhores resultados dentre os modelos de avaliação. Mas, por que? Bom, nesse, a avaliação é feita em uma conversa aberta e transparente entre líder e liderado.

Nesta conversa, o propósito da empresa será explorado e analisado. Visto isso, posteriormente, o líder e liderado determinarão alguns objetivos que garantirão um melhor desempenho por parte do liderado.

Por fim, após essa conversa, o líder irá acompanhar o colaborador para que, também de maneira transparente, o mesmo vá informando ao líder sobre sua evolução. O processo permite a troca de feedbacks e planos de ação mais precisos para o desenvolvimento.

3. Avaliação de desempenho por escala gráfica

O método de avaliação de desempenho por escala gráfica é de longe o tipo de avaliação mais utilizada, isso em razão da simplicidade do mesmo.

Nesta avaliação, deve-se desenvolver uma tabela onde se encontram pontos importantes para empresa, como por exemplo:

  • Cultura empresarial;
  • Proatividade;
  • Qualidade do trabalho em equipe;
  • Inovações apresentadas;
  • Conhecimento técnico.

Bom, basta você seguir por este caminho e identificar quais os pontos mais relevantes passíveis de avaliação em sua empresa.

Feito isto, desenvolva outra coluna onde será informada a qualidade dos pontos escolhidos. A título de exemplo, conste classificações como:

  • Mais que satisfeito;
  • Satisfeito;
  • Bom;
  • Abaixo do satisfeito;
  • Não satisfeito.

É válido lembrar que essa tabela é preenchida pelo líder direto do colaborador, ou seja, caso o teste precise ser aplicado em um colaborador da área de negócios, por exemplo, o responsável pelo preenchimento deve ser o líder do departamento.

Bom, agora você já conhece algumas das modalidades de avaliação de desempenho do colaborador, basta escolher a que mais se adequa a sua empresa e aplicá-la!

Qual o objetivo da avaliação de desempenho?

O maior objetivo da avaliação de desempenho é, sem dúvidas identificar quais os pontos fortes e de melhoria de um colaborador e até mesmo de uma equipe.

Com isso, é possível identificar qual o melhor caminho para uma melhora contínua para os avaliados.

Além do mais, quando sua empresa passa a aplicar a avaliação de desempenho, muitos processos se tornam mais fáceis como, por exemplo, um possível processo seletivo interno (PSI). Outro exemplo pode ser a de uma contratação externa, vez que, perfis profissionais passam a ser mais fáceis de se compreender.

Por fim, é muito importante deixar bem claro que o objetivo de qualquer avaliação de desempenho é desenvolver pessoas e atingir melhores resultados e não diminuir a capacidade de um colaborador, mas sim levá-lo a um processo de melhoria.

5 vantagens em realizar a avaliação de desempenho?

Bom, agora que você já viu o quão importante é a realização da avaliação de desempenho, vou te mostrar 5 vantagens que a cultura de uma avaliação de desempenho pode proporcionar para os resultados da sua empresa e colaboradores.

1. Identificação de perfis profissionais

A realização da avaliação de desempenho garante a empresa um melhor conhecimento sobre o perfil de seus colaboradores. Torna-se mais fácil identificar em que seus colaboradores precisam melhorar. Logo, a empresa pode alcançar um resultado de maneira mais eficaz através da adoção de alguns planos de ação.

2. Aumento na produtividade

Com testes de desempenho bem aplicados, é possível obter equipes com maior produtividade e foco em entregas, vez que, você terá certeza que todos os integrantes do grupo possuem capacidade para navegarem juntos até um único objetivo em comum.

Sem dúvidas o processo impactará de maneira muito positiva a empresa. Com uma cultura voltada para a avaliação de desempenho, seus colaboradores estarão mais alinhados, trabalhando com mais eficiência e eficácia. Logo, os resultados da organização aumentarão, otimizando a lucratividade do seu negócio.

3. Identificação de necessidades do time

A identificação das necessidades de seus colaboradores e até mesmo de seu time, se tornam evidentes, logo, a facilidade em se resolve-las é maximizada. Neste caso, a organização, com apoio do setor de RH, conseguem desenvolver treinamentos específicos para os pontos de melhoria em comum, visando eliminar as dificuldades encontradas.

4. Aumento no sentimento de pertencimento

Através de bons feedbacks, seus colaboradores passam a enxergar a empresa com bons olhos, vez que, a organização prova que se importa com seus colaboradores. Um outro exemplo que aumentará o sentimento de pertencimento é o fato de os colaboradores entenderem que a empresa deseja o desenvolvimento profissional e pessoal de cada indivíduo.

5. Times mais fortes

Com a aplicação de avaliação de desempenho, fica mais fácil conhecer seus colaboradores, sendo mais simples para seu departamento de RH mantém um time mais unido e preparado.

E não é só isso, também se torna possível criar times com diversos conhecimentos, deixando seu time mais completo!

Como deve ser aplicada a avaliação de desempenho?

Bom, para você saber como a avaliação de desempenho deve ser feita, é preciso primeiro saber qual modelo de avaliação será realizada. Contudo, há alguns pontos que devem ser utilizados independente do modelo que você escolha. São eles:

  • Garante o anonimato – Quando a avaliação de desempenho é realizada em anonimato, torna-se mais fácil avaliar. Imagine, muitas vezes, tanto líderes quanto liderados, ficam com receio de ser completamente sinceros, logo, é de grande valia utilizar o anonimato no momento da avaliação.
  • Avaliações distintas por departamento – Pode ser que cada departamento escolha seu modelo de avaliação de desempenho. Portanto, tenha calma, isso não é um problema, visto que cada área tem suas nuanças e formas de trabalho. Apenas tenha atenção, pois a a comunicação sobre o processo da avaliação de desempenho deve ser sempre o mais transparente possível.
  • Tenha um espaço para sugestões – Garanta um momento para que o avaliado exponha seus pensamentos sobre a avaliação, melhorias e afins. Isso é um ponto muito importante, já que, neste momento, é possível a obtenção de respostas e mais estruturadas!

Bom, agora que você já sabe quais são os pontos a se atentar no momento da realização da avaliação de desempenho, vamos para a parte final! Abaixo, irei te mostrar os erros que você deve tomar cuidado para não cometer durante a avaliação de desempenho.

Não cometa erros durante a avaliação de desempenho

Preste muito atenção, aqui, você verá uma lista de pontos onde podem ocorrer erros que prejudicam a avaliação de desempenho. Portanto, tenha em mente todos esses pontos e garanta resultados mais concretos!

  1. Aplicar uma avaliação superficial – Para que se obtenha bons dados, é preciso a aplicação de uma avaliação minuciosa e detalhada, onde exemplos reais do colaborador são trazidos. Isso ajudará inclusive no feedback para a melhora do mesmo.
  2. Avaliação com resultados irreais – Como se trata de uma avaliação, a sinceridade é um ponto de extrema importância. É comum que alguns líderes tenham receio em avaliar seus liderados, inclusive por receio de causar situações adversas. Não encare dessa maneira, ambas as partes devem ter ciência de que a avaliação deve ser vista como uma maneira de melhora!
  3. Desqualificar um trabalho já prestado – É de suma importância que um líder saiba reconhecer quando seu liderado está fazendo de tudo para cumprir as funções a ele competidas. Torne isso claro para ele!
  4. Momento de fadiga por parte do colaborador – É normal que o colaborador não consiga dar o seu máximo todos os dias, deixe isso claro. Contudo, discuta sobre possíveis planos de ação para que o trabalho ocorra da maneira mais fluída e contínua possível.
  5. Não haver questionamentos sobre plano de carreira – Traga possíveis questões sobre plano de carreira a tona. Se a área que o mesmo vem atuando na empresa está o satisfazendo, se ele de fato está feliz com sua atuação.
  6. Avaliar apenas fatos ocorridos recentemente – Não se pode avaliar um semestre de trabalhado de um colaborador apenas com fatos do mês anterior, é preciso que a avaliação abranja todo o período em questão. Então, a título de exemplo, se sua avaliação é feita trimestralmente, avalie seu colaborador ao término deste período, contendo todos os fatos.
  7. Feedback irrisório – Para que ocorra a melhora do colaborador, é preciso um feedback que o auxilie para tal. Neste sentido, lembre-se, não é apenas a avaliação de desempenho que deve ser muito bem estruturada, seu feedback para o liderado também deve ser muito bem detalhado.

Então! Agora você já sabe como é benéfico para sua empresa realizar a aplicação de avaliação de desempenho! O que acha de adotar essa prática a partir de agora?

Bom, espero que este artigo tenha sido de grande ajuda para você e para sua empresa!

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