Dia 23/03 – Letícia Araújo, responsável pelo departamento de Gente & Gestão, na Vivaweb, falou sobre como um líder pode motivar sua equipe!
Foi uma live maravilhosa, cheia de conhecimento, e acredito que seja de grande valor para todos os nossos públicos.
O trabalho de motivar os colaboradores não só exige cuidado, mas também formas de promover condições de trabalho que atendam às expectativas dos colaboradores.
Como um líder pode motivar sua equipe?
É uma pergunta que parece simples, mas a sua resposta é extremamente complexa. Envolve muitos fatores.
A motivação é uma das chaves principais para o sucesso de um Time e, consequentemente, de uma Organização.
Fazer com que as pessoas entendam o por quê!
O primeiro passo é fazer com que as pessoas entendam o porquê estão executando determinada atividade. Precisa fazer sentido para quem está fazendo.
Nós lidamos com pessoas, sentimentos, emoções, razão, e quanto mais conseguirmos CONCILIAR todos esses fatores, mais motivados e empenhados, os colaboradores vão ficar.
É importante sempre mostrar aonde queremos chegar. Muitas vezes é “trabalho de formiguinha”, isso quer dizer o quê? Que cada um faz uma partezinha de um TODO.
O comercial vende, o administrativo/jurídico verifica o contrato, o financeiro programa as receitas e cobra, a área de atendimento faz o primeiro contato, a área técnica implanta, o suporte dá assistência e por aí vai. Mas por que tudo isso? Para que ao final o objetivo maior tenha sido alcançado. Bem como, é importante essa consciência de que um depende do outro.
Outro ponto importante é acompanhar as atividades realizadas e acompanhar o progresso. Não existe nada pior para qualquer colaborador do que realizar determinada atividade, gastar tempo, e ao final, o Líder dizer que não “era assim”. Então, precisa existir esse acompanhamento e de medição de progresso. É muito bom todo dia o colaborador perceber que avançou na sua meta. É recompensador!
Falar e serem ouvidos!
As pessoas têm uma necessidade universal de falar e serem ouvidos, é preciso deixar claro para seus colaboradores que eles têm a liberdade de fazer perguntas e que suas opiniões sobre a empresa fazem a diferença. Assim, os colaboradores se sentem valorizados e passam a exercitar seu poder de fala. Acredito eu, que o problema não é um colaborador que questiona, critica, mas sim aquele que não fala, não participa, não dá opiniões e não está nem aí para nada.
Assim como todo professor um dia já foi aluno, um líder não nasce Líder, ele se torna um! E quando esse colaborador está na posição de Líder, ele precisa se lembrar disso e dar voz e vez para seus colaboradores.
Os gestores e líderes costumam cobrar muito, mas esquecem algo que é essencial, o reconhecimento, as pessoas precisam se sentir valorizadas para continuar executando um bom trabalho. A relação de Líder e Colaborador é uma via de mão dupla. Sendo assim, não precisa de coisas grandes, são pequenas atitudes diárias. O colaborador gosta de saber que enxergam ele por trás dos números.
Feedbacks
Qualquer relação é baseada na confiança e transparência, portanto, os feedbacks são importantes para ambas as partes. As pessoas precisam saber no que são boas e no que precisam desenvolver. Permitir que a pessoa melhore, só é viável com o feedback. Nem todo mundo percebe, e tem consciência de suas falhas, cada um tem suas particularidades, sua história, entre outros fatores.
E com o aumento da motivação, vêm o resultado? Baixo turnover (rotatividade).
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Se preocupar com o seu colaborador é algo que traz valor e vai de acordo com as expectativas das pessoas que ali trabalham! Já conhece a Vivaintra? Então, acesse o site e conheça os detalhes da solução.