Tempo de leitura: 4 min.

PLR e PPR: qual a diferença?

PLR e PPR: qual a diferença?

Motivar os colaboradores tem se tornando uma grande pauta dentro das empresas, até porque, com colaboradores engajados, é muito mais fácil atingir os objetivos almejados pela organização. Inúmeras pesquisas sobre técnicas de engajamento já foram realizadas, contudo, nenhuma se constatou tão eficiente quanto a adoção da PLR ou da PPR.

Não é nenhum segredo que o que um colaborador deseja é ser reconhecido e recompensado por ser trabalho, além de trabalhar em um ambiente saudável. Tendo isso em vista, o que melhor do que compartilhar com seus colaboradores uma parte do lucro empresarial ou até mesmo recompensá-los pelo desempenho!

Se você quer conhecer mais sobre esses benefícios, basta continuar lendo este artigo para entender as diferenças e vantagens entre eles.

O que é PLR e PPR?

Pois bem! Vamos começar com o conceito de ambas as práticas que são tipos de remuneração variável. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma maneira de bonificar os colaboradores em razão da organização ter atingido determinados resultados que vierem a garantir alto índice de lucratividade para a empresa.

Já se tratando do Programa de Participação em Resultados (PPR), ele também se trata de uma bonificação, contudo, oferecida em razão do comprometimento e resultados dos colaboradores.

Ah, e caso você deseje conhecer ambos programas de uma maneira mais técnica, eles possuem previsão legal na Lei de nº 10.101/2000.

Bom, agora você já sabe resumidamente o que cada um deles significa, então vamos entender a vantagens em possuir esses programas.

Quais as vantagens em possuir esses programas?

Sobre as vantagens em possuir a PLR ou a PPR em sua empresa, você perceberá que elas se parecem iguais e, às vezes, são de fato.

Vamos lá! Alguns benefícios percebidos pela organização ao adotar ou possuir algum desses programas em sua empresa, são:

1 – Aumento na motivação dos colaboradores

Uma das maiores vantagens em possuir um destes programas em sua organização, certamente, é o aumento da motivação nos colaboradores. Como bem sabemos, todo mundo gosta de se sentir valorizado em face de um trabalho prestado, neste sentido, quando isso ocorre, uma dose de motivação extra surge no colaborador.

Com ele trabalhando mais motivado, resultados mais satisfatórios e ágeis são entregues para a empresa, beneficiando tanto ele, quanto a própria organização!

2 – Maior lucratividade empresarial

Ao possuir colaboradores mais motivados e produtivos, o lucro empresarial aumenta, pois, as entregas são mais constantes! Além do mais, é de ciência do colaborador que, quanto mais entregas realizar, mais a empresa lucra, o que o garante uma parte desta lucratividade!

Contudo, para que isso de fato ocorra, é de suma importância que seus colaboradores saibam exatamente o que a empresa deseja atingir. Aliás, todos precisam estar direcionados para um objetivo em comum.

3 – Aperfeiçoamento no processo de produção

Com os colaboradores sabendo que se entregarem seus resultados a empresa e eles lucram, a busca por uma melhoria contínua durante o trabalho acontece de maneira muito mais efetiva.

O colaborador sentirá o desejo de se desenvolver, de aprimorar suas técnicas e conseguir trabalhar de maneira mais efetiva.

4 – Redução na taxa de turnover

Valorização gera engajamento que, por consequência, gera produtividade e, por fim, garante uma recompensa! Entendeu o ciclo? A PLR é capaz de gerar uma redução na taxa de turnover justamente em razão do colaborador se sentir valorizado ao participar do recebimento do lucro da empresa.

E não é mistério que um colaborador feliz e satisfeito com sua empresa não a abandona por nada! De fato, a PLR é um diferencial competitivo que irá trazer inúmeros benefícios para sua empresa!

5 – Não influencia a folha de pagamento

Aqui está um dos grandes motivos pelo qual a cultura de remuneração por lucros e resultados é adotada por empresas dos mais diversos tamanhos. Para você, empresa ou empregador, saiba que, a PLR não possuí ônus tributário, logo, a folha de pagamento de sua empresa não terá nenhuma alteração.

Como implementar esses bônus em minha empresa?

Agora você já sabe o quão benéfico é para a empresa possuir a PLR ou PPR! Neste sentido, para você implantar essa cultura em sua empresa, precisará seguir alguns passos, são eles:

  1. Planeje todos os aspectos que farão parte do processo;
  2. Registre e documente todos os dados importantes;
  3. Comunique de maneira clara e transparente;
  4. Realize o monitoramento de atividades e processos fundamentais da empresa;
  5. Faça avaliações constantes sobre o processo.

Seguindo estes passos, certamente você conseguirá adequar todo o necessário para a implementação de um destes programas em sua organização! E caso você queira saber mais sobre o assunto, basta clicar neste link para saber mais sobre a PLR ou aqui, para saber sobre o PPR!

Conclusão

Pois bem, agora que você sabe o que é PLR e PPR, além de ter conhecimento de como esses bônus aprimoram sua empresa, venha conhecer a Vivaworks. Somos uma empresa que oferece soluções para incentivar os colaboradores e impulsionar os resultados de sua organização. 

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.