• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
People Analytics
Atualizado: 24 de Novembro de 2023
Tempo de leitura: 4 min.

People Analytics: tudo sobre a estratégia para RH

People Analytics: tudo sobre a estratégia para RH

Não é novidade nenhuma a dimensão que a tecnologia tem tomado em todas as áreas da vida, principalmente no ambiente corporativo.

Hoje, muitos processos são guiados ou até totalmente feitos com ferramentas tecnológicas, como o People Analytics, por exemplo.  Você provavelmente já ouviu falar nisso, mas talvez ainda não tenha entendido direito o que exatamente o que o termo significa e nem o que o método pode oferecer.

Vamos explorar o que é People Analytics e o que um RH pode fazer com ele? Confira a seguir!

O que é o People Analytics?

Mas afinal, o que exatamente é isso? People Analytics significa análise de pessoas em português. No contexto corporativo, funciona como uma análise dos colaboradores da empresa. 

Portanto, People Analytics nada mais é do que uma análise de pessoas a partir de dados. Com a ajuda da tecnologia, uma empresa pode coletar, analisar e diagnosticar uma equipe, por exemplo. Geralmente se faz a utilização de softwares para esse trabalho.

Essa metodologia serve para diagnosticar problemas, encontrar soluções e qualquer outra informação importante para melhorar a gestão de pessoas de uma empresa. Existem muitas possibilidades com esta ferramenta!

Os dados coletados embasam as investigações e decisões do RH, ajudando o setor a ter uma ideia mais clara e aprofundada de como anda a organização e as equipes, tanto em termos de clima organizacional quanto de desempenho técnico.

O People Analytics funciona, basicamente, de acordo com as seguintes etapas:

Etapa 1 | coleta

Primeiro, se realiza a coleta de dados, que pode contar com qualquer informação referente aos colaboradores da empresa, incluindo elementos da própria intranet, redes sociais, currículos dos funcionários e de pessoas interessadas em vagas da organização… Tudo é dado!

Etapa 2 | cálculo

Agora, na etapa de cálculo, é o momento de responder às perguntas formuladas no começo da coleta de dados. Com base nas informações recolhidas, o que se pode perceber? 

Etapa 3 | análise

Nesta etapa, é hora de verificar quais os desafios, os pontos fortes, as lacunas que podem ser preenchidas e mais outras reflexões que surgiram depois da análise. É um momento valioso para o RH!

Etapa 4 | modelagem

No fim do processo de People Analytics, a modelagem é o momento de cruzar as informações percebidas e propor soluções práticas para as causas. Ou seja, nesta última etapa é aqui é o instante de criar conexões entre os dados colhidos e a realidade da empresa.

Por que investir no People Analytics?

Um dos maiores motivos para investir na implementação do People Analytics é que a metodologia funciona em diversos níveis, podendo contribuir de inúmeras maneiras em uma empresa. Entre os tipos de análise possíveis e os resultados que podem oferecer, temos:

Descritiva

Como o próprio nome diz, neste tipo de análise, o People Analytics é usado para descrever algo que aconteceu. Aqui, por exemplo, é uma boa aplicação para analisar alguma situação ocorrida na empresa.

Diagnóstica

Tem o objetivo de entender um problema e diagnosticar as causas com base em dados de maneira muito mais estratégica e assertiva.

Preditiva

Este tipo de análise de People Analytics ajuda a prever situações que possam vir  a acontecer, tudo isso de acordo com os dados históricos da empresa. 

Prescritiva

Utilizando dados históricos de situações passadas na organização, é possível já elaborar ações para conter possíveis problemas futuros, minimizando riscos e crises.

Além dessas possibilidades, o People Analytics também traz outros benefícios tanto para o setor de RH quanto para a organização em geral. Veja a seguir!

Contratações mais assertivas

Já que a análise de dados permite cruzar informações da empresa com as do candidato, é possível gerar dados sobre a compatibilidade entre as duas partes e outros insights que ajudem na escolha do profissional ideal para a vaga. Este movimento estratégico também reduz a taxa de turnover da empresa.

Mensurar ações e resultados

Como se trata de uma análise de dados, é possível ter informações e resultados mais concretos sobre ações que foram tomadas, facilitando o trabalho do setor de RH na hora de agir estrategicamente.

Controle dos processos

Com o tratamento de dados e até previsões feitas com o tipo de análise preditiva, o People Analytics permite processos mais assertivos e justos dentro da empresa. Um exemplo disso são uma maior clareza na hora de elaborar um plano de cargos e salários, oferecer feedbacks, realizar processos seletivos e também examinar o clima organizacional de maneira mais direcionada.

Redução de custos

Com o aproveitamento de todos os outros benefícios já citados, os processos da organização se tornam mais assertivos e diretos. Consequentemente, se evita o desperdício de recursos e reduz os custos da empresa.

Como o RH pode aplicar o People Analytics

O People Analytics pode ser usado de diversas maneiras pelo RH, tanto para melhorar o próprio trabalho do setor quanto para desenvolver as equipes e tornar a empresa um lugar melhor com base em dados concretos e organizados. A Gestão de Pessoas é muito bem favorecida com esta metodologia!

O setor de Recursos Humanos pode aproveitar os benefícios do People Analytics aplicando-os em alguns processos, como:

Processos seletivos

Os gestores de RH podem usar a ferramenta em processos seletivos. Com a ajuda do People Analytics, é possível escolher os melhores candidatos compatíveis com as vagas, poupando tempo e dinheiro da empresa, como também o tempo do próprio candidato.

Clima organizacional

Pode-se aplicar a metodologia para melhorar o clima da empresa, coletando dados de conversas, fazendo pesquisas anônimas e medindo a participação das pessoas nas atividades da organização. Ao invés de fazer tudo isso manualmente, um software é mais certeiro e oferece dados mais confiáveis.

Treinamentos e capacitação

O People Analytics ajuda a identificar a necessidade de treinamento nos times e quais capacitações precisam ser oferecidas. Assim, possibilita melhorar a eficiência e produtividade dos colaboradores.

Identificação de novos líderes

Utilizando a análise de dados, torna-se mais fácil identificar possíveis novos líderes com base em seu comportamento. Isso é importante para que a empresa comece a desenvolver as capacidades desse profissional. 

Conclusão

Como você percebeu, a inovação do People Analytics permite muitos benefícios para sua equipe e empresa. Investir nessa tecnologia é uma das formas de garantir a felicidade no trabalho e desenvolver colaboradores satisfeitos. Estes fatores são fundamentais para o sucesso de uma instituição!

Para uma experiência eficaz e segura com o People Analytics, é preciso escolher softwares confiáveis — como a

Hera
, por exemplo — para aproveitar todas as possibilidades que a tecnologia pode trazer para o seu time. 

Confira mais conteúdos ricos e dicas para o universo do RH em nosso blog! Também nos siga nas redes sociais e aproveite.

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.