Tempo de leitura: 4 min.

Conheça a diferença entre colaboradores e funcionários

Apesar de os termos “colaboradores” e “funcionários” serem utilizados com frequência para se referir a pessoas que prestam serviços para empresas, o significado das palavras tem algumas diferenças.

Normalmente, eles também são utilizados pelos gestores para se referirem aos membros das suas equipes.

Mesmo sendo usados de maneira e em situações semelhantes, os termos possuem uma diferença e a forma como são empregadas pode dizer muito sobre a cultura da empresa contratante. Por isso, vamos falar um pouco sobre esses termos aqui.

Diferença entre colaborador e funcionário

Há algum tempo, qualquer pessoa contratada para realizar alguma tarefa, era chamada de funcionário. O que cabia muito bem anos atrás, porém, assim como as empresas e organizações, as características do chamado funcionário também mudaram.

São essas mudanças e características que fizeram com que os funcionários, com o tempo, passassem a ser chamados de colaboradores e a dúvida “Colaborador ou Funcionário?” acaba surgindo. Continue lendo para compreender!

Funcionários

Para tentar entender o conceito por trás do termo colaboradores, precisamos conhecer quem são os funcionários.

Como abordado anteriormente, o funcionário é qualquer pessoa que executa uma função ou tarefa dentro da organização. Então, ele é contratado, normalmente, com base nos seus conhecimentos e habilidades para executar uma determinada função e nada mais.

O termo funcionário é mais frequentemente associado ao trabalho em órgãos públicos. Também é visto normalmente em documentos e processos oficiais, por ser considerado um termo mais formal.

Colaboradores

Os colaboradores também são contratados para executarem determinadas funções. No entanto, como o próprio significado da palavra apresenta, um colaborador é aquele capaz de colaborar em prol de uma causa.

O colaborar vai desde contribuir com um colega de equipe, com um gestor e com a própria empresa em busca de atingir um mesmo objetivo.

Ou seja, um colaborador executa suas função e também atua colaborando com os demais, seja para atingir metas individuais ou em equipe.

Quando usar o termo “Funcionário”?

O significado do termo “funcionário”, está relacionado a quem trabalhava em órgãos públicos mediante a realização de um concurso. Porém, com o passar dos anos, as empresas privadas passaram a adotar o termo em qualquer contexto de trabalho.

Essa palavra também é muito utilizada na mídia e em documentos oficiais, por tanto, é considerado mais formal, principalmente quando é necessário representar em documentos oficiais uma pessoa em uma relação de trabalho.

Pensando nisso, pode-se fazer uso dessa palavra principalmente em contextos neutros ou mais formais.

Quando usar o termo “Colaborador”?

Utilizar o termo colaborador parte de uma cultura organizacional. A empresa enxerga e constrói estratégias que incorpora diversas ações em prol da cultura.

Portanto, quando a empresa almeja uma cultura mais colaborativa, participativa e, até mesmo, inclusiva, ela passa a adotar ações que tornem isso realidade.

Não queremos dizer que chamar os integrantes de sua empresa de colaboradores irá transformar a cultura da sua empresa. Mas, que ações estratégicas voltadas para esse âmbito podem ser bem sucedidas.

Logo, fique aqui com as ações estratégias que podem transformar a cultura da sua empresa:

Uma boa comunicação entre as partes

A comunicação deve acontecer em todas as direções. Além disso, a empresa deve oferecer canais que facilitem essa comunicação e os colaboradores devem saber que a empresa está disposta a ouvi-los.

Um exemplo de canal que garante uma boa comunicação entre as partes é a Intranet. Essa tecnologia se caracteriza pelas funcionalidades que permitem uma comunicação fluida entre colaboradores, gestores e setores.

Reconhecimento e recompensa para os colaboradores

Programas de reconhecimento e incentivo são ótimas maneiras de motivar os colaboradores. Isso acontece porque eles veem sua contribuição valer a pena e passam a sentir que realmente cooperam com os objetivos da empresa.

O reconhecimento pode ocorrer por meio de eventos que a empresa promove. Como confraternizações, happy hour, conclusão de períodos estratégicos. Até mesmo, pela canal oficial de comunicação interna que a empresa utiliza.

Incentivo ao desenvolvimento profissional e ao estudo

Oferte ao colaborador a possibilidade de desenvolvimento através da educação. Cursos, seminários, aulas ao vivo, treinamentos, todas essas são formas de contribuir com o desenvolvimento do colaborador.

Segundo pesquisa da Association for Talent Development (ATD) a educação corporativa é capaz de melhorar em até 218% a produtividade e resultados de seus colaboradores, além de impactar em até 24% no crescimento das receitas da empresa.

Invista em campanhas de endomarketing

As campanhas de endomarketing devem ir além de comunicar. Elas podem ter como objetivo, conscientizar, homenagear, educar e motivar, sempre alinhando as expectativas de colaboradores e empresa.

Oferta de crescimento profissional.

A possibilidade de crescimento profissional é um ótimo incentivo para que um funcionário passe a ser um colaborador. Para isso, elabore um plano de carreira realista e eficiente que realmente possibilite o crescimento profissional. Dessa maneira, o colaborador entenderá qual caminho ele seguirá na organização, quais as competências necessárias para cada posição que ele poderá ocupar e as expectativas da empresa em relação a ele.

Você está pronto para uma cultura colaborativa?

Para complementar sua estratégia colaborativa, utilize ferramentas que melhoram os processos de comunicação e endomarketing da sua empresa, como uma Intranet.

A Vivaintra, busca conectar empresas e colaboradores para melhorar seu engajamento e construir um local de trabalho mais colaborativo. Acesse nosso site e

fale com um especialista
para saber mais!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.