Se certificar de que um novo colaborador — e até mesmo sua equipe atual — vá se encaixar na cultura organizacional da sua empresa é essencial. O fit cultural serve exatamente para isso, analisar se profissional e instituição estão alinhados.
Fique com a gente e entenda melhor o que é o fit cultural, sua importância, benefícios, como aplicar e analisar!
O que é Fit Cultural?
O fit cultural nada mais é que a capacidade de alinhamento entre uma empresa e um candidato ou colaborador. É o quanto o profissional se identifica com uma organização e com seus valores, cultura e até mesmo ambiente de trabalho.
O fit cultural pode ser medido por meio de testes, com perguntas feitas a um candidato a vaga de emprego, por exemplo. Por meio de um questionário ou de atividades, é possível avaliar se aquela pessoa tem o perfil necessário para trabalhar na instituição.
Aqui, é preciso que a empresa já tenha um planejamento estratégico bem definido, pois assim consegue desenvolver critérios mais assertivos na hora de analisar um fit cultural.
Importância do Fit Cultural
O Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo, com um aumento de 56% na desistência, segundo um levantamento feito pela Robert Half, utilizando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Uma maneira de reduzir a rotatividade é justamente investir na identificação correta dos melhores perfis para a empresa.
Por mais que um profissional possua um excelente perfil técnico, é preciso também que ele se identifique com os valores e cultura da empresa, assim como a própria empresa precisa se identificar com aquele profissional.
O fit cultural, quando combinado com tecnologias como o people analytics, é uma excelente fonte de dados para embasar escolhas de novos funcionários e até mesmo na realocação de colaboradores.
Benefícios do Fit Cultural
Entre os inúmeros benefícios da análise do fit cultural, estão:
- Contratações mais assertivas;
- Redução do turnover;
- Atração de novos talentos para a empresa;
- Retenção de colaboradores;
- Aumento da produtividade nas equipes;
- Fortalecimento da cultura organizacional da empresa;
- Maior satisfação do colaborador no trabalho;
- Resultados da empresa são potencializados.
Podemos ver como essa estratégia tem um grande impacto na instituição como um todo, e não apenas na busca por um novo colaborador.
Com um profissional bem alinhado com a empresa, consequentemente se tem uma maior produtividade e satisfação com a função, levando bons resultados gerais para o empreendimento.
Como aplicar um teste de Fit Cultural
Antes de tudo, é preciso que a empresa tenha bem definido seu planejamento estratégico. Com visão, missão e valores bem determinados e entendidos, é possível construir e consolidar uma cultura organizacional.
Com base nessas informações, é hora de desenvolver perguntas ou atividades que podem ser aplicadas em uma entrevista. Por meio dessa dinâmica, o recrutador consegue conhecer melhor o candidato e já identificar se ele se encaixa ou não na instituição.
Confira a seguir as maneiras de se aplicar um teste de fit cultural!
Entrevista orientada
Em uma entrevista com o candidato, é possível fazer perguntas específicas que sirvam para identificar a compatibilidade do profissional com a empresa.
Desenvolva um roteiro com questionamentos que estejam de acordo com o que se quer descobrir e que façam sentido, mantendo a entrevista mais assertiva e objetiva.
Esse momento também é uma boa oportunidade para se observar o comportamento do candidato, portanto mantenha a atenção nisso durante a conversa!
Questionário
O fit cultural também pode ser aplicado de forma mais objetiva e prática por meio de um questionário, sendo online ou presencial.
O candidato pode responder a uma lista de perguntas que ajudem a identificar seu nível de compatibilidade com a empresa.
As questões podem ser abertas ou de múltipla escolha, por exemplo, mas é preciso que façam sentido e que estejam alinhadas com a instituição.
Dinâmicas
Aplicar dinâmicas, atividades ou até mesmo brincadeiras é uma maneira mais lúdica e descontraída para avaliar o fit cultural de um candidato.
As dinâmicas em grupo, por exemplo, são uma ótima forma de analisar o comportamento do profissional quando se trata de trabalho em equipe.
É preciso pensar em atividades que estejam de acordo com os valores e cultura organizacional da empresa, servindo como um guia para análise da compatibilidade.
Histórico de trabalho e referências
Apesar de não ser uma forma direta, checar o histórico de trabalho e referências do candidato também é uma maneira de aplicar um teste de fit cultural.
Faça uma análise do currículo do profissional e peça para que explique sua experiência em cada função. Essas informações podem dar um bom panorama do comportamento do candidato.
Também peça referências de ex-colegas de trabalho ou lideranças, entender o histórico do profissional pela visão de outras pessoas pode fornecer pistas valiosas.
Teste comportamental
Embora não seja um teste de fit cultural propriamente dito, o teste comportamental pode ajudar na hora de avaliar um candidato.
Com base nos resultados comportamentais, é possível ter uma noção da compatibilidade do profissional com a cultura organizacional e com o ambiente de trabalho, funcionando como uma boa triagem.
Como analisar um teste de Fit Cultural
Depois de testar o fit cultural de um candidato, é hora de analisar os dados coletados e entender se realmente há uma compatibilidade entre o profissional e a empresa.
Independentemente da forma de avaliação escolhida, é preciso seguir algumas diretrizes ao analisar o fit cultural. Veja abaixo!
Avalie inconsistências
Primeiro, veja as respostas ou resultados do candidato e avalie se há incoerências. Principalmente em questionários ou entrevistas, o profissional pode dar respostas pensando em agradar ao invés de ser autêntico.
Procurar por inconsistências é fundamental para que o teste seja o mais confiável possível.
Confira se há alinhamento com a empresa
É importante que, por meio do teste, o recrutador consiga identificar um alinhamento entre o candidato e a empresa. Analise as respostas e resultados e veja se as duas partes compartilham dos mesmos valores.
Análise a capacidade de adaptação
Com base nos resultados obtidos, observe se o candidato possui a habilidade de se adaptar aos possíveis cenários e ambientes da empresa.
Aqui, é importante que o recrutador faça a análise de acordo com as necessidades da vaga, adaptando à realidade da instituição.
Mapeie as soft skills
Além das habilidades técnicas — as hard skills — também é preciso observar as soft skills do candidato.
Usando os resultados do teste aplicado, mapeie as habilidades como comunicação, trabalho em equipe, capacidade de resolver conflitos, flexibilidade e qualquer outra característica importante para a cultura organizacional da empresa.
Compare com outros colaboradores
Uma boa maneira de avaliar se o candidato se encaixa ou não na equipe é compará-lo, de certa forma, aos colaboradores já existentes na empresa.
Avalie se o profissional possui perfil parecido com bons funcionários da empresa ou que pelo menos possa complementá-los, assim é possível manter um padrão que já gera resultados e manter o sucesso da organização.
Exemplo de teste de Fit Cultural
Conclusão
Investir em testes de fit cultural é a melhor maneira de ter contratações mais assertivas, reduzindo o turnover da empresa, aumentando a satisfação do colaborador e consequentemente fortalecendo a cultura organizacional.
Basta escolher qual a forma mais adequada à sua empresa para aplicar o fit cultural e ter cada vez mais informações valiosas na hora de escolher um novo colaborador. É importante lembrar, mais uma vez, que o teste deve se adaptar à realidade da instituição e também à vaga.
Conheça mais do nosso blog e aproveite todos os
para download, venha fortalecer seu time e ir cada vez mais longe!