Atualizado: 6 de Novembro de 2023
Tempo de leitura: 6 min.

Teste de personalidade: como usar os perfis comportamentais

Teste de personalidade: como usar os perfis comportamentais

Seja como um candidato a uma vaga ou como colaborador, um profissional é um indivíduo com características únicas, além da bagagem cultural e emocional que carrega. Por isso, avaliá-lo com um teste de personalidade e entender seu perfil comportamental é fundamental.

Além das habilidades técnicas, experiências profissionais e estudos, é importante que a empresa saiba analisar o candidato enquanto pessoa, se atentando ao seu estilo de agir e suas soft skills. 

Para isso, existem inúmeros testes de personalidade e de perfil comportamental que ajudam a organização e o setor de RH a entender melhor como aquele candidato funciona e se ele se encaixa ou não no posto pretendido. Assim, é possível criar um time de sucesso.

Entenda mais sobre essa ferramenta e todas as suas vantagens, continue com a gente!

O que é um teste de personalidade

Um teste de personalidade identifica as características básicas de uma pessoa, enquanto o perfil comportamental mapeia como a pessoa age e reage em frente a possíveis situações. Os dois tipos de testes podem ser aplicados em conjunto e são complementares.

Um teste de personalidade ou de perfil comportamental conta com perguntas direcionadas para situações específicas. Assim, de acordo com as respostas, consegue-se perceber certas características do candidato, ajudando a entender melhor como ele pensa.

Além desses atributos, o teste também ajuda a encontrar potenciais no indivíduo, assim como dificuldades. Por isso, pode ser usado de maneira estratégica pelo RH, seja na contratação de novos profissionais quanto na gestão de membros já existentes na empresa.

Existem vários tipos de teste, cada qual utilizando uma metodologia diferente. É muito importante checar a confiabilidade do método que será utilizado, sugere-se sempre ter como respaldo os ensinamentos da Psicologia Organizacional na hora de aplicar esse tipo de ferramenta!

Como o RH pode usar um teste de personalidade

Um teste de personalidade e a análise de perfil comportamental podem ser usados de várias maneiras dentro de uma empresa. O RH pode utilizá-los como ferramentas estratégicas na gestão dos colaboradores e em novas contratações.

No processo seletivo para novos membros, o teste de personalidade pode ser aplicado online por meio de  alguma plataforma, por exemplo. Assim, o RH consegue conhecer mais profundamente os candidatos e ser mais assertivo na hora de escolher o profissional certo para a vaga. 

O teste não precisa, necessariamente, servir apenas para novas contratações. A organização pode usar este recurso para conhecer melhor os membros já existentes, assim é possível procurar capacitações para cada tipo de trabalhador e também pensar em dinâmicas para engajar essas pessoas. 

Essas análises também são uma forma de coletar dados e informações muito mais objetivas sobre os profissionais da empresa, sendo uma ótima ferramenta de gestão estratégica para o RH.

Vantagens do teste de personalidade

Além de ajudar a entender melhor e mais a fundo cada pessoa, o teste de personalidade e o perfil comportamental ajudam a prever a compatibilidade de um candidato com a empresa, logo no processo seletivo. É possível fazer perguntas direcionadas para checar se a função, o ambiente e a liderança estão alinhadas com o profissional, por exemplo. 

Uma vez que a contratação pode ser mais assertiva com a ajuda do teste, a retenção de talentos, consequentemente, também aumenta. Escolher as pessoas certas para o ambiente certo reduz o turnover da empresa e ajuda a manter o clima organizacional equilibrado.

Essa ferramenta também é poderosa na hora de identificar as soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais e subjetivas de cada candidato ou membro da empresa. Além da técnica, elas são extremamente importantes em um ambiente de trabalho, principalmente em equipes.

Com a identificação das características fundamentais de personalidade, perfil comportamental e soft skills, é possível já pensar em um plano de carreira e até mesmo em futuras sucessões ou cargos de liderança. Quando usado de maneira estratégica, esses dados são muito proveitosos!

E por fim, uma outra vantagem de um teste de personalidade é a possibilidade de aplicação em qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho da empresa. A ferramenta será útil tanto para escolher novos colaboradores quanto para fazer a gestão da equipe já existente. 

Tipos de teste de personalidade

Existem inúmeros tipos de teste de personalidade, baseados em diferentes métodos. Como já ressaltamos anteriormente, é preciso sempre checar a confiabilidade de uma metodologia para aplicação do teste e procurar seguir as diretrizes da Psicologia Organizacional. 

Além dos testes de personalidade, também temos a análise de perfil comportamental. As duas ferramentas podem ser aplicadas juntas e fornecer dados ainda mais profundos sobre o candidato.

Conheça três tipos de testes que podem te ajudar a conhecer um novo colaborador ou sua própria equipe já existente:

Eneagrama

O eneagrama prevê 9 grupos diferentes de maneiras de se relacionar com outras pessoas, sendo eles: Perfeccionista, Prestativo, Bem-sucedido, Romântico, Observador, Questionador, Sonhador, Confrontador, Preservacionista. 

  • Os Perfeccionistas são pessoas mais voltadas à ação e que acabam sendo exigentes consigo próprias.
  • Os Prestativos são mais voltados à emoção e têm uma forte percepção das outras pessoas, geralmente acreditam ser autossuficientes.
  • Os Bem-sucedidos são pessoas planejadoras e que buscam o que querem. São voltados à conquistas e à reafirmação do valor próprio.
  • Os Românticos são pessoas sensíveis, emocionais. Geralmente são centrados nas lacunas, no que falta, tendo uma sensibilidade aguçada em relação aos outros e ao ambiente.
  • Os Observadores são pessoas muito mentais, centradas no raciocínio. São pessoas mais recolhidas e podem parecer frias.
  • Os Questionadores são tanto centrados em emoções quanto em ações. Geralmente são precavidos e desconfiados.
  • Os Sonhadores são seres mentais, que conseguem idealizar várias coisas ao mesmo tempo. Geralmente são otimistas e podem até ser exageradas.
  • Os Confrontadores são focados na ação e assertivos. Geralmente têm postura de liderança e sabem se posicionar, sendo objetivos.
  • Os Preservacionistas são pessoas mediadoras, que preferem manter o status de diplomacia e equilíbrio. Podem ser indecisos ou até mesmo apáticos.

DISC

O teste DISC divide os profissionais em quatro tipos básicos de comportamento no trabalho, sendo eles: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

  • O perfil de Dominância classifica os profissionais que são voltados para os resultados e execução. São pessoas mais ativas e que precisam de desafios para resolverem.
  • O perfil de Influência compreende aqueles colaboradores que buscam relacionamentos, sendo geralmente pessoas criativas e que precisam de liberdade. São comunicadores naturais.
  • O perfil de Estabilidade agrupa aqueles trabalhadores que se motivam a partir da segurança e buscando um ambiente colaborativo. São pessoas mais planejadoras e cautelosas.
  • O perfil de Cautela reúne os colaboradores com características mais analíticas, voltados à eficiência e precisão.

Perfil comportamental

Assim como as outras análises, o perfil comportamental ajuda a entender a reação e comportamento das pessoas com base em algumas características básicas. O mapa é dividido em 4 categorias: Comunicador, Executor, Planejador e Analista.

  • Os Comunicadores são pessoas que precisam de liberdade e autonomia no trabalho. São extrovertidos, ativos e podem se adaptar bem ao ambiente.
  • Os Executores são profissionais mais dinâmicos e ativos, precisam de novos desafios e assumir certa liderança ou autonomia.
  • Os Planejadores são indivíduos mais prudentes. Eles precisam de rotina, previsibilidade e organização.
  • Os Analistas são as pessoas mais críticas. Elas precisam seguir métodos e estarem em ambientes calmos e seguros para desempenharem seu trabalho. 

Conclusão

Os testes de personalidade e os perfis comportamentais têm diversas aplicações em uma empresa e podem ajudar a ter uma melhor gestão dos membros. Por isso, aprender como aplicá-los e analisá-los é um importante passo para que o RH tenha mais eficácia em seus processos. 

Além do auxílio dos testes, outras metodologias ágeis, como o ciclo PDCA, podem revolucionar a maneira como o RH trabalha e facilitar na hora das contratações, sempre buscando o melhor tipo de candidato. 

Confira mais conteúdos sobre soluções para RH e outros temas no nosso blog, além de materiais ricos com download gratuito que podem te ajudar a alavancar sua empresa!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.