Uma das maiores dificuldades de uma empresa, é criar uma cultura de engajamento. Ou seja, criar ações que promovam interações entre os colaboradores e a empresa, com o intuito deles se sentirem confortáveis no ambiente de trabalho.
Sendo assim, antes de colocar a mão na massa, é necessário compreender alguns conceitos para que suas ações de endomarketing realmente apresentem bons resultados. Continue a leitura para aprender como fazer endomarketing na sua empresa.
1. Entenda o que é o Endomarketing
Para começar a moldar a cultura da empresa com relação ao Marketing interno, é necessário que a equipe responsável por essas ações, seja o Marketing ou o RH, entenda o que é realmente o Endomarketing. Não apenas para facilitar o processo de criação de campanhas, para também educar as equipes a entenderem a implantação desse novo processo na empresa.
O Endomarketing é uma estratégia de marketing interno para atingir os colaboradores e melhorar a imagem da empresa. É um campo de oportunidade de criar ações internas para que as equipes se sintam engajadas com a empresa, motivando-as e diminuindo o turnover.
2. Conheça o seu público interno
Algo importante para se levar em conta ao criar uma campanha de endomarketing, é conhecer o seu público interno. Sendo assim, faça uma análise, meu público é Competitivo? Conservador? Inovador? Tecnológico?
Após esse resultado, ficará mais fácil e simples identificar qual caminho percorrer ao criar uma ação interna, ou seja, criação de campanhas que desperte o interesse de participação do seu público.
Isso significa que, além de tornar o processo bem mais detalhado, o feedback dos colaboradores será melhor a cada campanha criada.
3. Crie planos de ação para movimentar os seus colaboradores
Trabalhar com um plano de ação para campanhas de endomarketing, tem que entender primeiro a importância de se ter um plano de ação. Bem como, o plano irá facilitar qualquer processo de decisão de uma empresa.
Como resultado, serve como um guia para realizar as atividades de forma organizada, buscando sempre atingir o objetivo principal, que é, que os colaboradores se engajem com as campanhas e se sintam confortáveis e felizes em trabalhar na empresa.
4. Motive o Feedback dos Colaboradores
Ao final de cada campanha, mande uma pesquisa de satisfação para os colaboradores, pedindo um feedback para saber se o plano de ação foi realmente efetivo. Sendo assim, analise os pontos positivos e negativos de cada campanha.
E com o resultado obtido, busque levantar ações que sejam de interesse do seu público. Portanto, as ações serão bem mais engajadora e você deixará seu time muito mais motivado e feliz com o local de trabalho.
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