Sendo comemorada no Brasil uma vez por ano após a data de 1932, o dia das mães é festejado em no mês de maio. Já preparou o endomarketing para o Dia das Mães na sua empresa?
A data é muito importante, principalmente para reconhecer e valorizar as profissionais que estão no mercado de trabalho enquanto cumprem uma dupla jornada de cuidado com os filhos.
Veja a seguir a importância dessa data nas empresas, ideias de ações de endomarketing para o Dia das Mães e quais ferramentas podem ajudar nessa missão!
O que é endomarketing?
O endomarketing é uma estratégia de comunicação interna com foco nos próprios colaboradores da empresa. O objetivo das ações de endomarketing é conscientizar, engajar e motivar o time, promovendo sempre a integração e aumentando a produtividade dos profissionais.
Essa abordagem é uma ótima forma de implementar o employee experience, assim como fortalecer a cultura organizacional. Campanhas em meses festivos, eventos, comunicados internos e atividades são exemplos de ações de endomarketing!
Importância do Dia das Mães nas empresas
O Dia das Mães deve ser tratado com importância nas empresas por diversas razões.
Primeiro, é um momento de reconhecer e celebrar a data. Também é um ato de sensibilidade em relação às mulheres que estão neste momento de vida, já que nem sempre é fácil desempenhar a dupla jornada entre a maternidade e o mercado de trabalho.
Além disso, aplicar ações de endomarketing no Dia das Mães é uma forma de promover um ambiente mais acolhedor, respeitável e diverso. Desenvolver uma campanha nesta data tão especial também é uma forma de:
- Fortalecer a cultura organizacional;
- Reconhecer e valorizar as colaboradoras que são mães;
- Construir e fortalecer relações interpessoais;
- Reforçar a lealdade e preocupação da empresa com as colaboradoras;
- Desenvolvimento de um employee experience positivo.
As atividades para este dia também podem ser uma forma de divertir, melhorar o clima e aliviar a tensão da rotina de trabalho. É, acima de tudo, uma forma de integrar a equipe!
Ações de endomarketing para o dia das mães
Engajar os colaboradores de uma empresa não é uma tarefa simples, porém é possível! Com ações inovadoras e divertidas, você pode promover maior integração entre o time e tornar o ambiente de trabalho muito mais agradável, seja no modelo presencial ou remoto.
Mas, antes de tudo, é importante abordar essas celebrações com sensibilidade. Garanta que as atividades propostas sejam inclusivas e respeitosas com a diversidade de colaboradoras na empresa. Veja só as dicas de ações:
De quem é essa mãe?
Vamos começar com um jogo! Nada melhor do que engajar seus colaboradores com uma brincadeira que será muito divertida, além, é claro, de demonstrar o amor que cada um tem por sua amada mãe!
Essa brincadeira pode ser realizada tanto de maneira presencial, quanto por videochamada. Para realizar a dinâmica, siga os seguintes passos:
- Estipule uma data e solte um aviso para que todos os colaboradores enviem uma foto de sua mãe e escolha um dia para que a brincadeira seja realizada;
- No dia marcado, apresente para todos os colaboradores as fotos enviadas, sendo uma exibida de cada vez;
- Os colaboradores, cada um na sua vez, devem tentar adivinhar quem é a mãe da foto exibida. Basta seguir o fluxo e expor todas as fotos enviadas!
Para tornar a dinâmica mais engajada, você pode definir uma gamificação. Por exemplo: para aqueles que mais acertarem de quem é aquela mãe, ganham uma caixa de chocolates ou um brinde.
Fotografia criativa
Que tal mais uma atividade que envolva todos os colaboradores de sua empresa!? Bom, essa é bem simples:
- Informe para seus colaboradores que haverá um concurso de fotos criativas;
- Aqueles que desejarem participar da brincadeira, devem tirar até duas fotos criativas com suas mães e enviar até a data previamente estipulada;
- Após finalizada a data de envio, apresente todas elas para os colaboradores e as submeta a uma votação. A foto mais votada é a vencedora.
Se quiser complementar a ação, pode-se montar um mural com todas as fotos enviadas. Deixe esse mural exposto na organização ou na intranet. Com certeza a exposição dessas memórias irá garantir muitas risadas, e bons sentimentos entre seus colaboradores!
Presentes para as mamães
Quem não gosta de receber presentes? Essa é uma ação exclusiva para as mamães da empresa.
- De maneira secreta (por meio de um formulário anônimo, por exemplo) descubra quais os gostos pessoais delas e o que elas gostariam de receber de presente;
- Realize uma ação surpresa com essas colaboradoras para a entrega dos presentes. Uma ideia muito interessante e espontânea, é realizar um vídeo surpresa durante o momento.
Como foi dito, é importante conhecer os gostos e interesses das mamães da empresa, assim como de todos os colaboradores. Com a ajuda da
, obtenha dados e insights importantes sobre sua equipe e torne as ações de endomarketing cada vez mais assertivas!Campanha nas redes sociais
Essa pode ser considerada uma campanha padrão nas organizações, que pode ser realizada em conjunto com outras ações.
A ideia é levar o Dia das Mães para as redes sociais da empresa, mostrando como a data está sendo comemorada na organização, uma forma de fortalecer o employee experience e a cultura organizacional externamente!
Veja algumas opções:
- Vídeo curto desejando um feliz dia das mães para todos os seus clientes;
- Vídeo longo trazendo um storytelling sobre a data comemorativa, incluindo as colaboradoras;
- Histórias inspiradoras sobre a maternidade.
O mesmo material pode ser postado na intranet da empresa, sendo adaptado ao público interno da organização. Use a criatividade!
Intranet que inspira
Sua empresa possui uma rede de comunicação interna? Neste caso, é um ótimo momento para tematizar a plataforma em razão da comemoração do Dia das Mães. Durante o mês de maio, atualize a intranet com cores e conteúdos relacionados ao tema! Além disso, também pode:
- Realizar publicações, compartilhar fotos e adicionar banners que remetem ao Dia das Mães;.
- Abrir espaço no blog interno da empresa para as mães contarem alguma história inspiradora sobre a maternidade;
- Trazer informações, discussões e insights sobre maternidade e carreira;
- Reconhecer as colaboradoras que fazem essa dupla jornada!
Se você já é cliente
, não se preocupe! Enviaremos perto da data comemorativa um material exclusivo para sua empresa.E para quem ainda não possui uma rede social corporativa ou rede de comunicação interna, o que acha de experimentar uma!? A
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Ferramentas para ações de endomarketing no Dia das Mães
Além das ações feitas de maneira presencial e no off, também é possível promover uma campanha de endomarketing no Dia das Mães com a ajuda de algumas ferramentas digitais. Veja algumas!
Intranet
Como sugerido no tópico anterior, é possível tematizar a intranet ou rede social corporativa da empresa, além de publicar diversos conteúdos relativos à maternidade.
Além de ser fundamental para a rotina de comunicação interna da empresa, a intranet é perfeita para realizar ações de endomarketing no geral.
E-mail Marketing
Envie newsletters periódicas ou programe uma sequência temática sobre o Dia das Mães.
Pode-se abordar diversos assuntos, como: maternidade, carreira, equilíbrio na dupla jornada, dicas de entretenimento e inspirações. Pense no que as mamães da empresa gostariam de receber nesse dia!
Vídeos e Podcasts internos
Que tal explorar a história das colaboradoras que passam por esse momento da vida? Reúna as mães da empresa — de diferentes idades e experiências — e produza conteúdos inspiradores sobre elas! É uma forma de reconhecer e valorizar essas mulheres tão importantes.
Conclusão
Viu só? Existem diversas maneiras criativas de se abordar o Dia das Mães na organização. É preciso sempre respeitar a diversidade existente no ambiente de trabalho e promover um local de trabalho inclusivo. O objetivo da campanha de endomarketing é acolher o seu público interno, não se esqueça!
Não deixe de explorar recursos diversos para implementar as ações, principalmente a intranet ou outros meios de comunicação interna. É essencial utilizar essa estratégia como maneira de se aproximar dos colaboradores, fortalecendo cada vez mais a cultura organizacional.
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