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Employee experience: entenda o que é essa estratégia

Muitas empresas têm buscado maneiras de engajar seus colaboradores. Isso se dá às organizações e aos setores de RH, que tomaram consciência da relevância do capital humano para os lucros da empresa. 

Isso leva os profissionais de recursos humanos a questionarem o que pode ser feito para que os colaboradores se sintam bem e tenham um desempenho cada vez melhor. 

Pensando nisso, é importante considerar que o local de trabalho, muitas vezes é onde os profissionais passam a maior parte do seu tempo. Logo, é importante que eles se sintam bem nesse ambiente e cabe à empresa promover uma boa experiência para esses profissionais. Para isso, é ideal adotar o employee experience.

Confira a seguir, mais detalhes sobre o que é o employee experience e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

O que é employee experience?

Employee experience é um termo usado para descrever a experiência, sentimentos e opiniões dos colaboradores sobre sua experiência como empregado de uma empresa. Na tradução literal significa “experiência do funcionário”.

Essas percepções podem incluir diferentes aspectos na sua vida profissional, como ambiente de trabalho, comunicação, cultura organizacional e clima organizacional, oportunidades de crescimento, desenvolvimento, bem-estar e muito mais. 

Portanto, trabalhar a experiência do colaborador se tornou uma atividade importante, pois pode afetar a satisfação, motivação e até mesmo a retenção de profissionais.

Para isso, é essencial compreender como é a experiência dos colaboradores na empresa, para então desenvolver estratégias com foco em employee experience. Essas estratégias vão contribuir com a melhoria na rotina dos colaboradores, relacionamento com a liderança, clima organizacional agradável, plano de carreira, benefícios, etc.

Qual a diferença entre employer branding e employee experience?

O termo “employee experience”, apesar de ser cada dia mais utilizado, ainda gera dúvidas e também certa confusão com outro termo que também tem ganhado espaço nas organizações, o “employer branding”. Por isso, explicaremos aqui as principais diferenças entre eles.  

O employer branding, se trata da imagem e reputação da empresa como empregadora. É como a empresa é vista e percebida pelos atuais e potenciais colaboradores, bem como pelos candidatos. Isso inclui aspectos como a cultura da empresa, missão e valores, benefícios, oportunidades de carreira e outros fatores que afetam a atratividade da empresa como empregadora.

Por outro lado, employee experience, como mencionado anteriormente, se concentra nas percepções, sentimentos e opiniões dos colaboradores atuais sobre sua experiência como empregado da empresa. Isso inclui coisas como ambiente de trabalho, comunicação, oportunidades de crescimento e desenvolvimento, bem-estar e muito mais.

Apesar da diferença, ambos são importantes para atrair e reter talentos, mas eles se concentram em diferentes aspectos da relação empresa-colaborador.

Por que trabalhar employee experience em sua empresa?

Trabalhar o employee experience na sua empresa é importante por várias razões, principalmente pelo fato da experiência influenciar diretamente a atração e retenção de talentos. Confira abaixo outras vantagens de investir na experiência do colaborador.

Benefícios

Aumento da satisfação e motivação dos colaboradores: quando os colaboradores se sentem valorizados e apreciados, eles tendem a ser mais motivados e comprometidos com o trabalho. Isso pode levar a um aumento da produtividade na equipe e do desempenho.

Retenção de talentos: Se os colaboradores se sentem satisfeitos e valorizados no trabalho, eles são menos propensos a deixar a empresa. Isso pode ajudar a reduzir o turnover e os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores.

Atração de novos talentos: Uma boa experiência do colaborador pode ser um fator importante na decisão de um candidato de aceitar ou recusar uma oferta de emprego. Isso pode ajudar a atrair os melhores talentos para a empresa.

Melhora da cultura organizacional: A experiência do colaborador pode afetar a cultura organizacional e, no que lhe concerne, a cultura organizacional pode afetar a experiência do colaborador. Melhorando a experiência do colaborador, você pode ajudar a fomentar uma cultura organizacional positiva.

Melhoria da imagem da empresa: Se os colaboradores estão satisfeitos com sua experiência no trabalho, eles são mais propensos a falar positivamente sobre a empresa para amigos, familiares e contatos de negócios. Isso pode ajudar a melhorar a imagem da empresa e atrair novos clientes.

A experiência do colaborador

Apesar do employee experience apresentar muitos benefícios para as empresas. Seu conceito e aplicação ainda são recentes, o que pode ser desafiador para muitos profissionais de RH. 

Por isso, é fundamental diagnosticar como é a experiência do atual colaborador, antes de realizar qualquer ação. Outro aspecto importante é que o RH, ou gestores, podem contar com ferramentas voltadas para o engajamento do colaborador e comunicação interna, que podem contribuir muito com esse processo. ‍

 

 

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