• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Comunicação Interna e Endomarketing
Atualizado: 21 de Novembro de 2023
Tempo de leitura: 8 min.

Confraternização na empresa: o guia completo para o RH

Confraternização na empresa: o guia completo para o RH

Festas são ótimas oportunidades para reunir os times de uma organização e relaxar depois de tanto trabalho para alcançar metas. É nesse contexto que uma confraternização da empresa, a famosa confra da firma, se tornou algo tão comum e esperado pelos colaboradores. 

A confraternização é um evento necessário em toda empresa, principalmente no fim do ano ou em finais de ciclos. Se engana muito quem acredita ser uma frivolidade! Esta é a hora de reunir a equipe, relaxar e ter um momento de descontração como uma forma de recompensa pelo esforço. 

Pensando nisso, é fundamental que o RH prepare um evento interessante e bem organizado. Confira tudo o que é necessário fazer para proporcionar uma confraternização inesquecível!

O que deve ser a confraternização da empresa?

A confraternização entre os membros da empresa é muito mais que apenas uma festa ou reunião divertida dos colaboradores. É uma integração entre a equipe fora do contexto de pressão do trabalho rotineiro. 

Por isso, a confraternização da empresa deve ser algo visto como necessário e importante. Faz parte de uma boa experiência de trabalho — já ouviu falar de employee experience? —, pois permite criar conexões e também comemorar todo o esforço empregado pelos resultados alcançados, o que é muito  valioso para os colaboradores. 

Uma simples comemoração influencia no sucesso da instituição como um todo, tendo impacto direto no clima organizacional e engajamento dos profissionais. Viu só? Oferecer esse momento para a equipe literalmente leva a empresa mais longe!

confraternizacao-da-empresa (2)

Confraternização da empresa: por que fazer?

Reunir o time para comemorar já é algo bom por si só. Quem não gosta de curtir um dia tranquilo, com comidas, bebidas e muita conversa? O momento perfeito para conhecer melhor aqueles colegas que você só vê formalmente no trabalho, poder falar de assuntos que não sejam sobre a profissão de vocês e ainda comemorar as conquistas.

Mas, para além disso tudo, uma confraternização da empresa pode oferecer muito mais benefícios do que você imagina. Veja alguns motivos que vão te convencer a investir nesse tipo de evento:

Integração entre a equipe

A confraternização é um momento de integração e socialização entre os colaboradores. Essa oportunidade de interagir fora do ambiente corporativo em um contexto amigável e sem a pressão da rotina, permite que os colegas se conheçam melhor e até criem laços. Essas interações podem ajudar, e muito, na construção de um ambiente de trabalho saudável.

Reconhecimento do esforço

Além de ser um momento de relaxamento e socialização, a confraternização da empresa também é uma ocasião de celebrar todo o trabalho feito durante o ano ou ciclo. É importante oferecer esse ambiente de descontração e celebração de tudo o que foi alcançado, assim o esforço feito pelos funcionários ganham sentido. 

Motivação dos colaboradores

Quando possuem momentos de descanso, diversão e a chance de conhecer um pouco mais das pessoas que são seus colegas de trabalho, os profissionais tendem a se sentirem mais motivados no dia a dia. Por isso é tão importante organizar confraternizações e happy hours!

Estratégia de employer branding

Momentos de confraternização e celebração também são uma maneira de utilizar o employer branding na prática. Organizar festas pensando exclusivamente na sua equipe, o fortalecimento de pertencimento e da marca empregadora também é feito, ajudando até na imagem corporativa. São detalhes como estes que constroem uma cultura organizacional!

confraternicazao-da-empresa

Tipos de confraternização

Quando falamos em confraternização, podemos pensar em variados tipos e tamanhos de festas. Seja algo simples e pequeno ou uma comemoração mais elaborada para uma grande empresa, o importante é aproveitar e se divertir. 

Pensando nos colaboradores, é sempre bom escolher algo criativo e estimulante. Confira os tipos de confraternização e tenha ideias para a comemoração da empresa!

Temática

Os eventos temáticos são os mais comuns. Podem ser festas a fantasia, por exemplo! Festa havaiana, festa com o tema de determinada época ou até uma pool party são outras opções para a temática da confraternização.  A empresa também pode escolher algum tópico ou acontecimento importante para a instituição e organizar a celebração toda em volta dele.

Com premiação ou cerimônia

Que tal unir a confraternização de fim de ano com uma premiação? É uma boa maneira de oferecer entretenimento e ao mesmo tempo reconhecer de uma maneira mais formal os colaboradores pelos seus resultados. Além de ser divertido, também pode ser um dia muito marcante e emocionante para a equipe.

Com atrações

Se quiser ir fundo na confraternização, por que não contratar atrações? Uma banda, um grupo de cantores ou dançarinos e artistas de diversos segmentos… Existem diversas formas de atrações para festas, além de atividades interativas que podem deixar o dia mais criativo. 

Online

Mesmo funcionando de maneira remota e sendo difícil reunir todos os colaboradores fisicamente, muitas empresas não deixam de organizar uma confraternização. O evento pode acontecer online, cada um em seu local, e com o envio de algum kit para comemoração, por exemplo. A empresa pode organizar atividades entre os membros, enviar comidas e bebidas ou oferecer um cartão presente para que cada colaborador peça delivery. 

confraternizacao-da-empresa-3

Como organizar uma confraternização da empresa

Vamos à parte mais importante de uma confraternização? É hora de entender como organizar um bom evento para o time. Para isso, é preciso muita atenção e planejamento para que tudo saia como o esperado. Veja as etapas a seguir!

Escolha o tipo da confraternização

Primeiramente, é preciso escolher qual tipo de confraternização será feita. A festa será temática? Será mais simples ou mais elaborada? Alinhe todos esses detalhes antes de passar para as próximas etapas da organização. 

Aprove suas ideias

Com o tipo de festa em mente, procure referências e vá anotando suas ideias. Converse com o setor responsável por viabilizar a festa e confirme se suas propostas cabem dentro do orçamento disponível. Se for aprovado, parta para a próxima etapa!

Encontre um local e data

Com o orçamento da confraternização aprovado, é hora de procurar o local da festa. Leve em conta quantas pessoas vão comparecer para escolher um lugar que comporte a todos, além de prestar atenção na infraestrutura do lugar. Se o evento tiver atrações, por exemplo, é fundamental que o local tenha espaço para isso.

Divulgue a data e peça confirmação de presença

Escolha uma data e divulgue, mesmo que apenas brevemente, a confraternização! Assim, os colaboradores já vão estar cientes do evento e podem se organizar para comparecerem ao evento. Também solicite que confirmem a presença e se levarão algum acompanhante, essas informações serão importantes para os próximos passos da organização.

Contrate fornecedores

Procure por bons fornecedores de comida e bebida. Leve em conta a temática da festa, se tiver, e também os gostos alimentares dos colaboradores. Defina quais bebidas vão ser oferecidas e a quantidade, pois é importante que tenha o suficiente para todos. Se a festa contar com decoração ou atrações, também procure por fornecedores desse nicho.

Ofereça brindes

Que tal oferecer brindes para os convidados que comparecerem? Copos e canecas são uma ótima opção. Brindes também são uma forma de propagar a marca da empresa, fortalecendo o vínculo dos profissionais com a organização. Use a criatividade e pense em coisas legais e divertidas!

Planeje itens extras, caso tenha

Se a festa contar com alguma atração ou outro elemento específico, é preciso planejar com antecedência. Então fique de olho para procurar os fornecedores ou materiais necessários para o que deseja. 

Divulgue a festa!

Com tudo decidido, é hora de divulgar a confraternização para a empresa toda. Faça um convite chamativo e comunique aos colaboradores de forma animada. Você pode fazer um comunicado interno ou publicar uma postagem na intranet da organização, por exemplo. Lembre-se de deixar todas as informações claras, como local do evento, horário, dress code (se houver) e outros avisos que forem necessários.

confraternizacao-da-empresa-4

Dicas para uma boa confraternização

Você já aprendeu todos os passos essenciais para organizar uma festa daquelas… Mas nenhuma dica é demais, certo? Confira alguns pontos para se atentar na hora de planejar a comemoração da empresa:

  • Escolha um lugar que seja acessível para todos, bem organizado e limpo. Verifique também se o local possui espaço adequado para crianças, como os para os filhos dos colaboradores, por exemplo;

  • Encontre uma data em que os colaboradores possam comparecer. Evite fazer a confraternização durante as férias coletivas, por exemplo. Avise sempre com antecedência para que as pessoas se programem;

  • Ouça os funcionários para ter sugestões para a festa e o que eles esperam dessa confraternização, já que o evento será para que os próprios aproveitem muito!

  • Tente diversificar as músicas e as atrações para tentar agradar a todos. O mesmo vale para a comida, e atividades interativas, se houver.

  • Preste atenção nas restrições alimentares dos colaboradores, é recomendável aplicar um formulário na fase de organização para coletar esses dados; 

  • Incentive os convidados com lembretes animados e divertidos antes da festa;

  • Oriente os colaboradores sobre o uso de bebidas na confraternização. É importante relembrar a necessidade de bom senso para todos.

confraternizacao-da-empresa-5

O que não fazer em uma confraternização da empresa

Mesmo se tratando de uma festa, a confraternização da empresa ainda envolve um contexto corporativo, de certa maneira. Os colaboradores podem e devem se sentir à vontade para aproveitar, mas é necessário respeitar limites e bons modos. 

O mesmo também vale para quem está responsável pela organização do evento. Por isso, confira alguns exemplos do que não fazer em uma confraternização da empresa: 

  • Esquecer de se atentar a comida fornecida, não levando em consideração o gosto e as restrições dos colaboradores, assim como também a quantidade de alimento e bebida;

  • Exagerar no consumo de bebida alcóolica;

  • Escolher um local e/ou data inacessível, dificultando a ida dos colaboradores ao evento;

  • Comunicar as informações do evento de forma confusa;

  • Deixar de planejar tudo com cuidado e não confirmar o necessário com todos os fornecedores antes do evento;

  • Gravar ou tirar fotos dos convidados sem a devida autorização. É normal querer registrar os momentos, mas é necessário lembrar que as pessoas ainda são colegas de trabalho e podem não se sentir confortáveis em serem gravadas ou fotografar nesses momentos, ainda mais se envolver crianças ou bebidas alcoólicas;

  • Flertar com colegas de trabalho ou exagerar nas interações. É preciso lembrar que se está entre pessoas do local trabalho e tomar cuidado com o comportamento;

  • Levar acompanhantes sem a devida autorização ou sem avisar à organização.

Conclusão

Como vimos, a importância de uma confraternização feita pela empresa para os colaboradores é algo essencial. Esse tipo de evento precisa estar previsto no planejamento da organização e fazer parte da cultura organizacional. 

Os benefícios de celebrar com a equipe são inúmeros, impactando também a própria organização de maneira positiva e visando o sucesso. Sua empresa está se divertindo? É hora de organizar uma confraternização!

Acesse nossos conteúdos ricos e veja mais dicas sobre o universo do RH em nosso blog. Você também pode nos seguir nas redes sociais e receber novidades em primeira mão!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.