O mercado de trabalho precisa cada vez mais levar em conta os diferentes tipos de habilidades de um candidato. Hoje, as empresas devem ficar atentas às soft skills tanto quanto às hard skills.
Mas afinal, o que significam esses termos?
Entenda a seguir o que são soft skills e hard skills, a diferença entre elas e a importância de se atentar a esses dois tipos distintos de aptidões!
O que são soft skills e hard skills
Quando falamos de um candidato ou de uma vaga de emprego, precisamos levar em conta as skills — habilidades, em inglês — tanto técnicas quanto também as intangíveis.
É neste contexto que surge o conceito de soft skills e hard skills, dois tipos distintos de habilidades que são igualmente importantes.
Soft skills
As chamadas soft skills são habilidades pessoais, intangíveis e também sociais. Nesta categoria, considera-se toda aptidão que não seja técnica, sendo extremamente abrangente.
As soft skills não se tratam de habilidades que podem ou precisam ser comprovadas, dizem respeito à personalidade do candidato e capacidades adquiridas por experiências de vida.
Como exemplos de soft skills, temos:
- Inteligência emocional;
- Senso de liderança;
- Empatia;
- Boa comunicação;
- Criatividade;
- Capacidade de adaptação.
Hard skills
Quando falamos de hard skills, estamos tratando de habilidades técnicas. Essas aptidões são conquistadas por meio de estudos, treinamentos, certificações e precisam ser comprovadas.
As hard skills são competências tangíveis, aquelas que estamos acostumados a ver logo de cara em currículos e descrições de vagas.
Entre os inúmeros exemplos de hard skills, estão:
- Diplomas de graduação e pós-graduação;
- Certificações de cursos;
- Conhecimento ou fluência em idiomas;
- Experiências profissionais.
Soft skills e hard skills: qual a diferença?
A principal diferença entre estes dois tipos de competências é que as soft skills não são tangíveis ou técnicas, enquanto as hard skills são habilidades “visíveis” e comprováveis.
As soft skills são conquistadas conforme experiências de vida e até mesmo podem ser parte da personalidade de um profissional.
As hard skills são aptidões aprendidas, precisam ser estudadas e exercitadas a fim de obter uma comprovação de que se tem domínio sobre elas.
Normalmente, as hard skills se destacam em currículos e entrevistas, já que são habilidades objetivas e que contribuem diretamente para a escolha de um candidato.
As soft skills também são importantes, mas mostram habilidades mais profundas e abstratas do candidato, ajudando a determinar se ele se encaixa ou não no perfil da empresa ou do cargo, por exemplo.
A importância das soft skills e hard skills
As soft skills vêm sendo tratadas com muita importância por organizações. Em uma pesquisa feita pelo escritor, economista e palestrante Andrea Iorio, 75% das empresas entrevistadas por ele dizem ter interesse em oferecer treinamento nesse tipo de habilidade.
Em um mundo cada vez mais modernizado, tecnológico e plural, é preciso que as empresas busquem e saibam valorizar candidatos com boas habilidades pessoais.
As soft skills são essenciais principalmente para cargos de liderança, onde são necessárias inteligência emocional, adaptabilidade e empatia.
E as boas e velhas hard skills? Também continuam fundamentais e requerem ainda mais aptidão, principalmente quando se fala de inteligência artificial. Para além das competências interpessoais, as técnicas também precisam estar em constante evolução para se encaixar no mercado de trabalho.
Tanto as soft skills quanto as hard skills são importantes na hora de realizar uma nova contratação ou desenvolver um plano de carreira, por exemplo. É preciso ter clareza em quais habilidades dos dois tipos são necessárias para desempenhar uma função da melhor maneira possível.
Conclusão
As soft skills e as hard skills são categorias diferentes, mas não deixam de ter um peso importantíssimo na carreira de um profissional. Enquanto uma vem da dimensão social e pessoal do candidato, a outra reflete a construção de seu conhecimento e técnicas.
Na hora de fazer uma nova contratação ou desenvolver um cargo na empresa, não se esqueça de levar em conta as soft skills e hard skills necessárias, elas serão um guia para que o profissional certo seja encontrado para a função.
Confira mais em nosso blog e aproveite os
para download. Também nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre comunicação interna, remuneração variável e people analytics!