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Clima Organizacional
Atualizado: 13 de Setembro de 2023
Tempo de leitura: 4 min.

Importância da pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é como uma ferramenta de trabalho, que serve para identificar como está o clima da empresa, a partir de um questionário enviado para seus colaboradores. Sendo assim, neste post vamos falar sobre, Pesquisa de Clima: entenda a importância.

Em muitas empresas, a Pesquisa de Clima é um ótimo caminho, para identificar como os funcionários se sentem. Não somente na relação entre Empresa e Colaborador, mas sim, como está o clima entre os funcionários.

Em vista disso, vamos falar sobre a importância de valorizar o clima organizacional, bem como, a realização da pesquisa para compreender como anda o clima na organização.

Pra que serve uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta para avaliar o ambiente de trabalho e identificar efetivos problemas que comprometam a produtividade. No entanto, ela também Pode ser usada para estabelecer políticas que ajudem a melhorar a organização e prevenir problemas.

Confira abaixo os principais benefícios da pesquisa de clima para empresas.

1. Prevenção dos problemas

Conseguir prevenir os problemas que acontecem no ambiente corporativo. Como resultado, faz com que a empresa tenha um valor diferente com os seus colaboradores.

Identificar o problema antes mesmo que ele aconteça, é entender que o colaborador está no centro da organização. Portanto, as ações criadas devem ser pensadas exclusivamente neles.

Sendo assim, quando uma Pesquisa Organizacional é bem feita. O time de RH, podem planejar ações preventivas para melhorar o Ambiente Corporativo.

Facilitando o processo e ajudando nas ações voltadas ao Clima, bem como, motivando os seus colaboradores e engajando ainda mais.

2. Felicidade dos Funcionários

Saber o quanto o funcionário está contente com o local onde trabalha, bem como, mensurar a felicidade, é algo que valoriza ainda mais as entregas dos resultados.

Por meio do E-NPS (Net Promoter Score) é possível identificar esse contentamento. Com isso, é possível ter uma avaliação com dados precisos, permitindo o acompanhamento, bem como, criar ações específicas.

3. Retenção de talentos

Um dos principais benefícios da Pesquisa Organizacional é a Retenção de talentos. Sendo assim, não importa o colaborador ter um salário bom, mas o clima não ser agradável.

Empresas com um ambiente estressante. Por exemplo, que afetam a saúde e qualidade do trabalho, não se torna um local desejado para o Colaborador.

Portanto, os colaboradores não desejam apenas bons salários, mas sim, um clima favorável que contribua para o crescimento pessoal e que colabore com os resultados.

4. Feedbacks assertivos

As empresas ainda trabalham com um modelo de gestão um pouco ultrapassado, então muitas vezes acabam não se importando de saber como o colaborador se sente.

Com os resultados obtidos com a Pesquisa, é muito mais fácil a empresa fornecer um feedback correto para o seu colaborador. Bem como, de poder melhorar os processos internos, com o foco de trazer mais produtividade e inovação em suas atividades.

5. Transparência na comunicação

Quando a empresa promove a Pesquisa de Clima, sabe aquelas conversas nos corredores que costumam acontecer, muitas vezes divulgando informações falsas? Então, elas tendem a diminuir. Pois, você dá espaço para seu colaborar conversar, bem como, ter uma transparência na comunicação. Entretanto, vale lembrar

A realização de uma pesquisa de clima é uma medida preventiva, que tem o objetivo de trazer a visão do colaborador para dentro da empresa. Bem como, criar espaços para esclarecimentos. Sendo possível identificar a origem do problema e promover ações preventivas. Em outras palavras, ter ações que solucionam o problema.

Como fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional?

Agora que você já compreendeu a importância de uma pesquisa de clima, deve estar se perguntando, por onde começar? Ou, que tipo de pergunta posso incluir na pesquisa? Essas dúvidas, fazem sentido, pois se as perguntas não forem as certas, identificar possíveis falhas em processos ou melhorias será mais difícil, as conclusões podem não ser tão certeiras.

Se estiver planejando sua pesquisa, antes de aplicar o questionário, se atende a fatores como: o público-alvo da pesquisa, qual o principal, o objetivo, defina a frequência com que a pesquisa será feita e quem irá conduzir. É importante se atentar aos seguintes passos antes da aplicação do questionário:

Quanto as perguntas, e possível incluir várias, mas aqui, listaremos quais assuntos não podem ficar de fora da sua pesquisa para garantir o resultado que deseja:

  • Clima organizacional;
  • Política e processos da empresa;
  • Ambiente e as ferramentas utilizadas no trabalho;
  • Salario e benefícios;
  • Plano de carreira;
  • Desempenho da liderança;
  • Funções desempenhadas.

Conclusão

Afinal, deu pra entender que a Pesquisa de Clima, é muito importante para a Empresa e promove inúmeros Benefícios.

Além do que foi comentado acima, a Pesquisa, é excelente para o endomarketing, ao melhorar a visão que o colaborador tem da Empresa. Bem como, ajuda na retenção de talentos, atrair novos funcionários e cria uma imagem positiva do Ambiente de Trabalho. De tal forma, que é possível ser divulgado para o público.

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