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Como valorizar a mulher no ambiente corporativo

O Dia Internacional da Mulher originou-se a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911. Cerca de 130 operárias, que estavam na fábrica, morreram queimadas. Porém, somente em 1945 a ONU assinou o primeiro acordo internacional sobre a igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 60, o movimento feminista foi criando voz. Em seguida, em 1975, teve a primeira comemoração oficial do ano internacional da mulher. Dois anos depois, em 1977, o “8 de março” ficou conhecido oficialmente pela ONU.

Mesmo com essa data, que tem o objetivo de homenagear a mulher e seu papel na sociedade, é importante lembrar que o respeito e o valor devem ocorrer diariamente. Por isso, nesta publicação veremos como evidenciar o valor da mulher no ambiente corporativo. Um assunto tão relevante e que merece atenção de todos.

Qual o cenário atual?

Atualmente, o cenário da igualdade de gênero no ambiente corporativo é desafiador. Apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, ainda existem desigualdades significativas entre homens e mulheres no mundo do trabalho. A equidade de gênero é uma questão que precisa ser enfrentada de frente, pois as estatísticas revelam uma disparidade preocupante.

O tema revela o fato da quantidade de mulheres ser menor do que a dos homens, nas empresas. Dados de 2021 mostram 54,5% das mulheres com mais de 15 anos estão trabalhando. Já para os homens, esse número é de 73,7%.

Por isso, é preciso promover uma reflexão constante sobre as práticas e políticas da empresa, buscando sempre a equidade e a valorização das mulheres. A luta por um comportamento mais justo e igualitário deve ser diária, e o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para reforçar esse compromisso.

Promova uma conversa com as mulheres da empresa

Em primeiro lugar é importante que a empresa faça reflexões sobre os diversos temas que cercam a mulher. Por exemplo, empreendedorismo feminino, liderança feminina, entre muitos outros. Além disso, existem várias palestrantes para entrar em contato e promover essa conversa e reflexão entre as colaboradoras que é mais do que importante, é necessário.

Utilize-se da empatia nas ações da empresa

Outra ideia é usar a empatia ao promover ações internas. A empresa precisa adotar um comportamento humanizado e empático ao realizar essas ações. É preciso repensar principalmente em suas atitudes para analisar se ela está dando o devido valor às mulheres que trabalham na organização. Por exemplo: Sua empresa possui práticas que beneficiam as colaboradoras? Há programas focados no público feminino da organização?

Em conclusão, o Dia Internacional da Mulher não é um dia de festa, mas um dia de reflexão. Por isso, precisamos pensar em nossas ações que influenciam tanto de maneira positiva, quanto negativa e o que isso afeta nas mulheres. Mulheres estas que a cada dia lutam por um comportamento mais justo entre todos. 

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