Tempo de leitura: 4 min.

Saiba como aplicar a IA no RH com People Analytics

Saiba como aplicar a IA no RH com People Analytics

Muito tem se falado sobre a inteligência artificial e suas muitas aplicações. Sem perceber, ela está cada vez mais presente no nosso dia a dia, facilitando processos, agilizando tarefas e aumentando a eficiência de diversos setores e áreas.

Muitas ferramentas que utilizam IA estão surgindo e podemos ver frequentemente sua aplicação na educação, negócios e comércios, segurança digital e até na saúde, como aponta o levantamento feito pela BSA. Então, por que não aproveitar as diversas vantagens da inteligência artificial no RH? 

Se o seu setor de recursos humanos quer se manter atualizado e ter mais tempo para os colaboradores e ações mais estratégicas, poderá tirar proveito da inteligência artificial. Por isso, se quiser descobrir como fazer isso, continue a leitura!

O que é uma inteligência artificial (IA)?

A inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas que podem executar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como, por exemplo, o reconhecimento da fala, raciocínio, aprendizado e tomada de decisão. 

Algumas ferramentas que fazem uso da IA estão se destacando no mercado como o ChatGPT, Murf e Fireflies. Apesar de serem soluções diferentes, todas buscam aumentar a produtividade dos usuários simplificando pequenos processos

A IA é dividida em duas categorias principais: IA fraca e IA forte.

Também conhecida como inteligência artificial aplicada, a inteligência artificial fraca é desenvolvida para executar algumas tarefas específicas, baseada em um conjunto de regras predefinidas. Alguns exemplos de inteligência artificial fraca incluem sistemas de reconhecimento de fala e chatbots.

Em contrapartida, uma IA forte é projetada para ter habilidades de raciocínio e aprendizado, com o objetivo de simular uma inteligência na percepção, tomada de decisão e solução de problemas.

Essa “inteligência” possui várias aplicações e quando bem incorporada a setores como o RH, pode melhorar muito o dia a dia dos profissionais. 

Como a inteligência artificial pode ajudar empresas?

Nas empresas, a inteligência artificial vem ganhando espaço. Segundo uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), mostrou que 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já utilizam algum recurso de IA no seu dia a dia.

Essa utilização vai desde aprimorar a eficiência de processos internos até melhorar a experiência do cliente. Além disso, algumas das maneiras como a IA pode ajudar empresas incluem:

Automação de tarefas: A IA pode ser usada para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, liberando os colaboradores para se concentrarem em tarefas mais importantes e estratégicas para a empresa.

Análise de dados: A IA pode ser usada para analisar grande quantidade de dados e identificar padrões e insights valiosos, permitindo que as empresas tomem decisões mais seguras baseadas em dados.

Atendimento ao cliente: Chatbots alimentados por IA podem ser usados para atender aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo a perguntas comuns e resolvendo problemas comuns, melhorando a experiência do cliente.

Personalização: A IA também pode ser usada para personalizar a experiência do cliente, fornecendo recomendações personalizadas de produtos e serviços com base em dados de comportamento e histórico de compra.

Previsão de demanda: A IA pode ser usada para prever a demanda futura de produtos e serviços com base em dados históricos e tendências de mercado, permitindo que as empresas planejem melhor o estoque e a produção.

Todavia, esses são apenas alguns exemplos de como a IA pode ajudar empresas a melhorar seus resultados. 

Inteligência artificial no RH

É uma tendência que o departamento de Recursos Humanos deixe de ser um setor que lida estritamente com processos burocráticos, como, contratações e ajustes de ponto. O Rh vem se tornando um setor estratégico nas organizações, sendo responsável por aqueles que são um dos principais ativos das empresas: os colaboradores. 

Contudo, as tarefas do dia a dia ainda precisam ser feitas, e a IA, pode ser uma boa ajuda na hora de realizá-las. Seja na realização de análises, troca de informações e automações. 

Veja abaixo, como é a IA aplicada no RH

Recrutamento e seleção

Algumas ferramentas já utilizam a IA para analisar currículos e perfis de mídia social de candidatos, identificando os que melhor se encaixam nas vagas disponíveis. Além disso, a inteligência artificial pode facilitar, por exemplo, a criação de descrições de cargos e vagas, produzir feedbacks personalizados, e-mails e muitas outras tarefas rotineiras relacionadas ao recrutamento e seleção.

People Analytis

Imagine obter analises e dados de um setor inteiro a partir de uma ferramenta? Pois esse é o conceito por trás do uso da inteligência artificial na análise de pessoas. Algumas ferramentas, fazem a coleta de dados, organizam, fazem analises e comparam para fornecer diagnósticos mais precisos sobre diferentes aspectos da equipe. Muitas vezes esses dados podem ser acessados em tempo real ajudando na tomada de decisões e definição de estratégias. 

Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

A IA também pode ser usada para fornecer suporte ao treinamento e desenvolvimento aos colaboradores. Ela pode fornecer informações básicas sobre programas de treinamento, fornecer respostas a perguntas sobre treinamento e dar feedback sobre o desempenho dos colaboradores. Isso pode ajudar a melhorar a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.

Agilizar o atendimento

A inteligência artificial pode ser utilizada para dar suporte ao colaborador. É possível elaborar e responder perguntas frequentes para disponibilizá-las aos colaboradores. Utilize também para responder perguntas sobre férias, benefícios, salários e outros assuntos. Documentos e políticas também podem ser elaboradas por inteligência artificial. 

Gestão de pessoas

A humanização no atendimento talvez seja um dos maiores benefícios da inteligência artificial no RH. Em suma, quando essa tecnologia assume tarefas repetitivas e lentas, os profissionais da área, têm mais tempo para se dedicar as estratégias de valorização do público interno.

Além disso, os pequenos gargalos dos processos podem ser monitorados mais facilmente, contribuindo para melhorias contínuas e eficiência do setor.

Por que considerar a utilização da tecnologia no seu RH?

Para finalizarmos, devemos ressaltar que a IA no RH contribui para a redução de vieses e preconceitos nos processos de gestão de pessoas. E isso faz do RH um departamento cada vez mais valorizado e estratégico na empresa, aproveitando o melhor do fator humano e da tecnologia.

Se sua organização pretende utilizar a tecnologia para ser eficiente, recomendamos o uso de ferramentas e plataformas que ajudam os processos de recursos humanos, pois, esse é o primeiro passo para empresas que desejam utilizar a inteligência artificial no RH. 

Se quiser mais conteúdos como esse, não perca as atualizações do nosso blog e canal do Youtube.

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.