Tempo de leitura: 3 min.

Conheça a diferença entre trabalho remoto e home office

O modelo tradicional de trabalho está passando por transformações em muitas empresas. As organizações estão cada vez mais adaptáveis para que a relação entre empresa e colaborador seja agradável e traga resultados eficazes.

Esse cenário foi acelerado pela Pandemia, que exigiu uma adaptação rápida de muitas empresas para continuarem funcionando com seus colaboradores trabalhando em casa.  A partir disso, os termos home office e trabalho remoto ganharam destaque. No entanto, mesmo com medidas de proteção mais brandas, muitas empresas se mostraram abertas a manter o trabalho remoto, que também era conhecido como home office.

Isso se deve ao fato de que os profissionais preferem manter esse formato de trabalho. Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC Brasil em 2022, aponta que cerca de 67% das pessoas preferem outros modelos de trabalho que não são presenciais, como home office ou híbrido. A pesquisa também aponta, que 68% dos profissionais, afirmam ser mais produtivos trabalhando fora do ambiente corporativo.

Contudo, antes da sua empresa aderir a um novo modelo de trabalho, é importante conhecer a fundo suas diferenças para adaptar corretamente processos e a cultura organizacional da empresa e esse novo formato. Continue lendo para entender mais sobre esse assunto.

Trabalho remoto e home office: qual a diferença?

Nos últimos anos, os termos trabalho remoto e home office foram utilizados como sinônimos. Apesar de serem parecidos, existem diferenças entre eles.

O trabalho remoto, na realidade, se refere ao trabalho feito a distância e em qualquer lugar. Ou seja, quando falamos do trabalho remoto, não falamos exatamente do local onde se trabalha, mas sim da forma que se trabalha. Esse trabalho pode ser executado em outra cidade, país, coworking e também na própria residência do colaborador.

Essa seria a principal diferença entre os modelos de trabalho. O home office, como o próprio nome já diz, se refere ao “escritório em casa”. Então no modelo de trabalho home office, o local de trabalho se restringe apenas ao conforto da casa do colaborador e em tempo integral.

Apesar da diferença, as duas formas de trabalhar apresentam benefícios para a empresa e para o colaborador. A principais vantagens do home office são:

  • Economia: para o colaborador, a economia normalmente acontece com o tempo no transporte e com o dinheiro da alimentação. Para a empresa, existe a redução de gastos com equipamento e estrutura no geral.
  • Flexibilidade: em ambas as modalidades de trabalho, existe mais flexibilidade para adaptar as atividades e rotinas do colaborador, contribuindo para a manutenção do seu bem-estar e satisfação. No caso do trabalho remoto, existe ainda a flexibilidade de horários e do ambiente de trabalho.
  • Conforto: para o colaborador, poder escolher o ambiente onde trabalhará é uma oportunidade de escolher o local que é mais confortável, que o torna mais produtivo e até mesmo usar roupas que o deixem mais a vontade.

Requisitos para o trabalho a distância

O modelo de trabalho a distância já é previsto pela lei 12.551/2011, que regulamenta essa forma de trabalhar e ajusta a legislação para garantir os direitos e deveres para os profissionais e empresas que aderiram a essa modalidade.

Mas existem alguns requisitos que deve considerar antes de fazer a adesão. O colaborador deve assegurar um ambiente tranquilo e com uma boa conexão de internet. Já a empresa, deve considerar fornecer equipamentos de qualidade para execução do trabalho ou então, fornecer um auxílio financeiro para que o colaborador possa bancar gastos extras com o trabalho a distância.

A capacitação dos colaboradores é um passo importante para adesão ao trabalho remoto ou home office. Treinamento com foco em produtividade, organização da rotina e planejamento ajudarão a manter o rendimento independente do local de trabalho.

Essa modalidade de trabalho, também, pode exigir soft skills dos colaboradores para que seu desempenho seja realmente efetivo, como a boa comunicação, inteligência emocional e colaboração. Por isso, a empresa também pode providenciar capacitações que auxiliem o profissional a desenvolver essas habilidades.

A tecnologia é uma das grandes responsáveis por possibilitar o trabalho a distância. Ela é o que facilita a relação entre empresa e colaborador. Com diferentes recursos tecnológicos, é possível fazer o controle da jornada, das atividades, projetos, metas e qualquer atividade relacionada ao dia a dia no trabalho. Ter um recurso que otimize a comunicação interna da empresa também é fundamental quando os colaboradores atuam a distância. Dessa maneira, é possível manter os colaboradores mais próximo e engajados mesmo trabalhando fora do ambiente corporativo.

Vale a pena trabalhar home office?

De fato, se sua empresa estiver preparada, o trabalho remoto e o home office são mais confortáveis e acompanham vantagens tentadoras para empresas e colaboradores.

O problema é que muitas empresas e profissionais decidem aderir ao trabalho à distância sem ter preparo e nem estrutura para isso. Para que seu time se saia bem, lembre-se de investir no que é indispensável, como, a estrutura, equipamento e capacitação. Assim, sua empresa poderá aderir ao trabalho remoto ou home office sem grandes dificuldades e alcançar resultados cada vez melhores.

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.