A diferença entre marketing e endomarketing é um tema muito discutido dentro do ambiente corporativo, mesmo que ambas sejam consideradas áreas fundamentais para o funcionamento de qualquer negócio.
Ou seja, apesar de serem dois conceitos que andam juntos e contribuem significantemente para os resultados de uma organização, eles possuem divergências. Neste post, vamos abordar as principais diferenças entre marketing e endomarketing!
Marketing
Quando falamos de marketing, a empresa deve adotar uma estratégia para se comunicar com os seus possíveis clientes. Dessa forma, existem alguns pontos a serem seguidos nesse conceito.
O primeiro é a pesquisa de mercado, onde procura-se pelos consumidores que comprariam pelo seu produto ou serviço.
O segundo é a realização do produto, trazendo quais são os pontos positivos e negativos, como também seus concorrentes.
O terceiro é a parte da divulgação do seu produto ou serviço. Sendo assim, é preciso possuir estratégias de aceitação do público, por meio de campanhas de promoção.
O quarto ponto diz respeito as vendas. Este é o momento de entregar o produto nas mãos do cliente, e passar as vantagens em comprá-lo.
E por fim, há a etapa de pós-venda que é muito importante durante esse processo todo. Caso o seu cliente tenha tido uma experiência negativa com o seu produto, é nesta etapa que você o reconquista. Portanto, no marketing a estratégia nunca acaba quando o cliente finaliza a compra do seu produto. É um processo de conquistas e reconquistas para que o cliente se torne um embaixador direto ou indireto.
Endomarketing
O Endomarketing é uma estratégia de comunicação interna que tem os colaboradores como público, com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional e promover uma comunicação mais transparente e eficaz. É por meio do endomarketing que se cria ações internas para que as equipes se sintam engajadas com a empresa, motivando-as e diminuindo o turnover.
No endomarketing, o cliente é o colaborador. Então, toda a estratégia de comunicação realizada para captar o cliente, é feita dentro e para a própria empresa . Ou seja, o colaborador — colocado aqui como um cliente interno — também pode ser um embaixador indireto da organização.
Sendo assim, uma vez que o índice de felicidade do funcionário esteja alto, é cada vez mais provável que ele divulgue a empresa, mesmo que de maneira indireta, para outras pessoas.
Porque trabalhar o marketing e endomarketing na sua empresa
O marketing é um dos motores responsáveis por gerar novos e recorrentes negócios, lidando diretamente com a satisfação do cliente e entregando valor.
Mas, enquanto a função do marketing é engajar o consumidor final, o endomarketing volta sua atenção para a conquista do público mais importante da empresa: os colaboradores.
Entender o que é Endomarketing passa pelo conceito de que é apenas a forma como você se comunica com funcionários e fornecedores. Porém, a prática vai muito além porque, além da comunicação, inclui também a estratégia de desenvolvimento de comportamento e a visão de negócio do público interno.
Quando as duas áreas — marketing e endomarketing — trabalham de forma efetiva, a entrega de resultados tende a melhorar com colaboradores e clientes mais satisfeitos.
Conclusão
Em suma, digamos que o Marketing e o Endomarketing, apesar de suas diferenças, possuem o mesmo fim. O objetivo é melhorar a imagem da empresa, tanto com os clientes, quanto com os colaboradores.
É essencial investir em uma boa comunicação interna para aplicar ações de endomarketing eficazes, engajando os colaboradores a levarem os valores da empresa para os clientes externos.
Quer saber mais? Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os
para download e nos acompanhar nas redes sociais!