No dia 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. Essa data existe para celebrar tudo que elas conquistaram, seja no meio econômico, político ou social. Que tal trazer isso para o ambiente corporativo com uma ação de endomarketing?
Realizar campanhas nesta data tão importante é essencial para reconhecer as colaboradoras da sua instituição, fomentando um ambiente muito mais engajado e positivo.
Veja algumas ideias de ações de endomarketing para o Dia da Mulher!
Endomarketing é uma estratégia de comunicação interna que promove ações e campanhas para engajar os colaboradores, fortalecer a cultura e melhorar o clima organizacional.
Como sabemos, os colaboradores são os clientes internos de uma organização, logo, para que estes se mantenham engajados, é necessário que estejam satisfeitos e confiantes na instituição!
Datas comemorativas são ótimas oportunidades para se fazer ações de endomarketing, procurando incentivar a interação entre times e promovendo a conscientização sobre algum tema, como o Dia da Mulher, por exemplo.
Desenvolver e aplicar uma campanha de endomarketing para o Dia da Mulher é muito mais que apenas comemorar a data.
O Dia da Mulher, nas empresas, é uma oportunidade para dar visibilidade à todas as colaboradoras da instituição, tornando o ambiente mais inclusivo e positivo.
Além disso, investir em ações no Dia da Mulher é uma maneira da empresa colocar em prática a responsabilidade social corporativa, principalmente quando se trata da igualdade de gênero.
Um endomarketing exclusivo para esta data fortalece o trabalho das mulheres da empresa, trazendo mais reconhecimento, engajamento e até senso de pertencimento. O importante é que a estratégia de comunicação seja feita de maneira responsável, acolhedora e voltada para quem importa neste dia: elas!
Existem diversas ações que podem ser aplicadas no Dia da Mulher, desde as mais clássicas até as mais inovativas.
É importante, primeiro, conhecer bem o perfil das colaboradoras, delimitar assuntos interessantes e criativos e aí sim partir para o desenvolvimento da campanha de endomarketing. Confira algumas ideias a seguir!
Não é segredo nenhum que muitas das invenções mais importantes da humanidade foram inventadas por mulheres, contudo, muitas delas, acabaram sendo creditadas aos homens. O que acha de enaltecer essas conquistas neste dia importante?
Desenvolva uma cartilha com alguns feitos importantes realizados por mulheres e distribua pela empresa. Este material também pode ser enviado por newsletter ou publicado na intranet.
Aqui vai uma lista de exemplo de invenções e descobertas feitas por mulheres, confira abaixo:
Além desses feitos históricos, que tal também reconhecer momentos importantes viabilizados pelas próprias profissionais da empresa? Inclua alguns feitos na cartilha, é uma maneira de enaltecer a equipe e mostrar o valor dessas mulheres para a instituição.
Sem dúvida, uma das melhoras e mais interessantes ações que você pode realizar em sua empresa! A dinâmica consiste em colocar um espelho dentro de uma caixa (caixa fechada sempre). Como será um momento de engajamento, é interessante que todos os colaboradores estejam presentes.
O motivo desta ação é justamente incentivar o autorreconhecimento das colaboradoras, vez que, atualmente, ainda é muito difícil para as mulheres ressaltarem e enaltecerem suas qualidades.
Com certeza será um momento gratificante! Aposte nisto!
E vamos de fotografias! O que acha de realizar um concurso de fotos em sua organização!?
Essa com certeza é uma ação muito legal de realizar. Desenvolva um concurso interno com a dinâmica a seguir:
Que tal agradar suas colaboradoras com um presente super especial!? Chega de presentes que reforçam o estereótipo imposto sob as mulheres, ofereça com algo interessante e criativo.
Para isso, é preciso primeiro conhecer o perfil das colaboradoras e seus interesses. Realize uma pesquisa interna sobre qual tipo de presente elas gostariam de ganhar, é a forma mais eficaz!
Algumas ideias de presentes que fogem dos clichês:
O desafio do dia da mulher consiste em desenvolver vários desafios para serem cumpridos pelas colaboradoras nesta data especial, como uma maneira de engajar as profissionais e promover um momento divertido.
Siga os passos a seguir para realizar a dinâmica:
Está sem ideias de desafios para realizar!? Sem problemas, aqui vai uma listinha com 4 opções interessantes:
Lembre-se, essa ação também pode ser realizada através de videoconferência se a sua empresa possui modelo de trabalho remoto!
Existem diversos canais e ferramentas para aplicar as ações de endomarketing no Dia da Mulher. É interessante que o RH utilize a criatividade e explore diversos recursos para que a campanha fique ainda mais interessante. Veja algumas opções:
Contar com uma boa plataforma de comunicação interna, como uma intranet, é essencial para inovar nas campanhas de endomarketing.
Conheça a
Agora que você, gestor ou gestora de RH, sabe da importância do Dia da Mulher para a empresa, que tal colocar a mão na massa agora e pôr em prática essas ações?
Lembre-se sempre de conhecer suas colaboradoras e elaborar campanhas criativas, acolhedoras e empoderadoras para este dia tão especial que tem tudo para tornar a empresa um ambiente muito mais forte.
Confira o nosso calendário do RH com datas comemorativas de 2024 e fique de olho nas próximas oportunidades para campanhas de endomarketing. Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os