Neste post, você vai conferir sobre como fazer o seu planejamento de comunicação interna. Uma etapa importante de toda a empresa é começar o ano com seu planejamento estratégico bem definido. As equipes analisam os pontos fortes e fracos da empresa, o que e o que não fez, e claro, o que melhorou no novo ano.
A parte principal do planejamento, é antecipar as ações de comunicação interna, a fim de que a empresa consiga evoluir com o engajamento e alinhamento de sua equipe.
Então, para te ajudar, separamos algumas dicas de ações de como fazer um planejamento de comunicação interna.
Analise a sua situação atual
Primeiro, você precisa se questionar: em que estágio sua empresa está?
Ou seja, veja qual foi o crescimento de cada equipe em comparação ao último ano. Procure também, verificar quais ações e quais os meios utilizados nelas que mais atingiram os colaboradores, quais ferramentas e canais de comunicação estão disponíveis e o que já foi feito anteriormente.
Além disso, analise se houve conflitos internos no ano, por conta das falhas da comunicação entre as equipes.
É hora de identificar as falhas
Após você identificar quais foram as falhas na área da comunicação interna esse ano, é hora de repensar qual a melhor maneira de reverter a situação.
Portanto, converse com alguns colaboradores da empresa, ou abra um canal para sugestões e críticas dos mesmos. Então, pode ser que você descubra falhas de comunicação que nunca tinha percebido.
Conheça as suas equipes
Você precisa saber com quem está falando!
Ou seja, quem cuida da comunicação interna, precisa conhecer o seu público para entender as mensagens passadas para ele.
Dessa forma, analise os perfis que trabalham na empresa, seus interesses, suas práticas de consumo, as necessidades de cada um, como eles veem a empresa e a forma como ela se comunica com eles.
Então, se preciso, realize um questionário com toda empresa, com perguntas que te geram informações necessárias para entender o seu público.
Alinhe os seus objetivos
Sem um objetivo bem definido e claro de onde a empresa deseja chegar, fica ainda mais difícil alcançar algum resultado.
Então comece a se perguntar: O que a empresa espera alcançar através da comunicação interna? Manter a equipe informada sobre tudo o que acontece? Alinhar os colaboradores com a cultura da empresa? Engajar os departamentos?
Através da definição do objetivo da empresa, será possível traçar o caminho e quais são as ações corretas para realizar e alcançar.
Planos de ação
Depois de analisar a situação, identificar as falhas, conhecer o seu público interno e alinhar os seus objetivos, é hora de montar o seu plano de ação para atingir os objetivos definidos.
Ter um prazo determinado e mensurável, também é importante para que durante, e ao final do processo, a diretoria consiga mensurar os resultados de cada ação.
Pontue todas as ações a realizar durante o novo ano, delegando cada uma aos seus responsáveis diretos e às equipes envolvidas em sua execução.
Tenha em mente também, o que você alcançar ao concluir cada uma delas e como isso auxiliará a empresa a chegar ao seu objetivo macro.
Conclusão
Sua empresa já fez o plano de comunicação interna para começar 2020 com novas estratégias? Reúna sua equipe e os departamentos para pensarem em como melhorar os processos de comunicação dentro da sua empresa!
Se ainda não conhece a Vivaintra, acesse e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você.
E para conferir outros posts sobre comunicação interna e continuar aperfeiçoando essa área no seu negócio, acesse nosso blog e confira uma infinidade de conteúdos sobre comunicação interna, engajamento de equipe e ações de endomarketing.