Ter as ferramentas certas, é uma das etapas mais importantes para uma comunicação interna mais eficiente. No mundo digital como conhecemos, muitas outras ferramentas estão disponíveis e trazem várias vantagens para as empresas que querem se aproximar dos colaboradores.
Por isso, uma das soluções de comunicação que tem ganhado força nas empresas é a rede social corporativa.
Ela possui diversas funcionalidades inovadoras que auxiliam na comunicação entre toda a equipe. Assim, torna-se atraente e pode ser uma ferramenta altamente estratégica. Neste artigo, você aprenderá não apenas o que é, mas também vai conhecer 7 benefícios que essa rede pode oferecer ao dia a dia das empresas. Confira!
O que é Rede Social Corporativa?
Uma rede social corporativa é uma plataforma digital que permite que colaboradores de uma empresa se conectem, colaborem e compartilhem informações de trabalho em um ambiente online seguro e privado.
As redes sociais corporativas, podem incluir recursos como perfis de usuário, grupos de notícias, salas de bate-papo, compartilhamento de arquivos e calendários. Por isso, essas ferramentas são relevantes para melhorar a comunicação interna, aumentar a colaboração, reduzir a dependência de e-mail e melhorar a eficiência do trabalho em equipe.
Algumas redes sociais corporativas também podem fornecer análises e insights sobre como os colaboradores estão usando a plataforma, permitindo que as empresas monitorem e melhorem o desempenho da equipe, bem como identificar possíveis problemas de comunicação e colaboração.
Diferença entre rede social e rede social corporativa
A principal diferença entre uma rede social e uma rede social corporativa é o público-alvo e o objetivo da plataforma.
As redes sociais comuns são voltadas para o público geral e permite que os usuários se conectem com amigos, familiares e outras pessoas ao redor do mundo para compartilhar informações pessoais e interesses comuns. Essas plataformas geralmente focam em entretenimento, comunicação e interação social.
Em contrapartida, uma rede social corporativa é focada exclusivamente em membros da organização e permite que eles se conectem e colaborem em projetos e atividades de trabalho.
Benefícios da rede social corporativa para sua empresa.
Até agora, já apresentamos algumas vantagens que essa ferramenta pode trazer para empresa e colaboradores. Mas abaixo, você vai conhecer os principais 7 benefícios da rede social corporativa.
1. Aumenta a colaboração
A colaboração pode ser melhorada com a ajuda de uma rede social corporativa, permitindo que os funcionários trabalhem juntos em projetos, compartilhem ideias e trabalhem em equipe, independentemente de sua localização.
2. Aumentar a produtividade
Uma rede social corporativa também pode ajudar a aumentar a produtividade, fornecendo uma plataforma centralizada para o compartilhamento de informações e recursos, eliminando a necessidade de pesquisas demoradas e dispendiosas para encontrar informações importantes.
3. Reduzir o turnover
O uso de uma rede social corporativa pode ajudar a melhorar o envolvimento dos funcionários, permitindo que eles se sintam mais conectados à empresa e aos seus colegas de trabalho. Os impactos na empresa devido ao alto índice de turnover podem inclusive colocar em risco a lucratividade do negócio.
4. Melhorar a cultura organizacional
Uma rede social corporativa pode ajudar a melhorar a cultura organizacional, permitindo que os funcionários se conectem e compartilhem suas ideias e perspectivas. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais colaborativo e inclusivo, promovendo uma cultura de inovação e criatividade.
5. Fortalecer a marca empregadora
O uso de uma rede social corporativa pode ajudar a fortalecer a marca empregadora, conceito também conhecido como employer branding de uma organização, permitindo que os funcionários compartilhem informações sobre a empresa e promovam sua cultura e valores. Isso pode ajudar a atrair talentos qualificados e reter os funcionários existentes.
6. Maior engajamento
Ao melhorar a comunicação entre as pessoas e ver todas as tarefas e projetos no mesmo lugar, você cria engajamento porque todos se sentem parte essencial do trabalho que sua empresa está desenvolvendo. Ações de endomarketing e reconhecimento são mais fáceis através da rede social corporativa, provocando a interação entre colaboradores.
7. Melhora a comunicação interna
Já mencionamos que uma rede social corporativa pode ser usada para melhorar a comunicação interna, mas como ela faz isso? A rede social corporativa, permite que colaboradores se conectem de maneira mais fácil e rápida, isso pode ajudar da seguinte forma:
- Reduzindo o número de e-mails e reuniões presenciais;
- Economizando tempo;
- Aumentando a eficiência de processos;
- Armazenando informações e documentos em um único local;
- Aumento da transparência na comunicação.
Rede social corporativa e comunicação interna
A rede social corporativa, pode ser um ambiente para gerar engajamento, conversas entre colaboradores e um canal de escuta para pessoas de todos os níveis da empresa. Por isso, é uma importante ferramenta para negócios que querem melhorar sua comunicação interna.
Plataformas como essas, oferecem diferentes possibilidades e uma experiência completa com recursos que facilitam até mesmo processos mais complexos das organizações.
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