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Avaliação de desempenho: o que é, tipos e como fazer

A avaliação de desempenho é um dos processos mais importantes para a gestão de pessoas e para o sucesso empresarial.

Quando existe um feedback do desempenho do colaborador através de um processo bem feito de avaliação, é possível corrigir deficiências e promover o desenvolvimento da equipe. A prova disso é uma pesquisa realizada pela Feedz, que revela que 94% dos colaboradores compreendem melhor seu trabalho em empresas que realizam reuniões 1:1 (One-on-One). 

Mesmo sendo um processo fundamental, ainda existem muitas dúvidas em torno dele. Isso é comum, já que muitas variáveis ​​precisam ser avaliadas. Diante disso, continue a leitura para saber mais sobre a avaliação de desempenho e como aplicar na sua empresa de maneira eficiente. 

Você sabe o que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada por empresas para avaliar o desempenho dos seus colaboradores.

Ela pode ser definida como um processo objetivo que visa analisar o desempenho do colaborador, identificar seus pontos fortes e fracos, propor ações para desenvolver suas competências e melhorar ainda mais o seu desempenho.

Essa análise pode ser realizada de diversas formas e com diferentes objetivos. Ela também pode ser usada para identificar talentos, avaliar o desempenho individual ou em equipe, definir planos de desenvolvimento, entre outras finalidades.

Para que serve a avaliação de desempenho dos colaboradores?

Já mencionamos que avaliar o desempenho do colaborador é um recurso importante para o desenvolvimento dos colaboradores e para o sucesso da empresa. 

No entanto, para deixar ainda mais claro, para que serve e por que fazer a avaliação de desempenho, listamos aqui, alguns dos benefícios dessa prática: 

Identificar pontos fortes e fracos: a avaliação de desempenho permite identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores e ajudar a traçar planos de ação para desenvolver da melhor forma suas competências.

Melhorar a comunicação: o processo de analisar o desempenho dos membros da equipe, pode ajudar a otimizar o diálogo interno entre os colaboradores e seus gestores, promovendo um diálogo aberto e transparente sobre as expectativas e metas da empresa.

Definir planos de desenvolvimento: Esse processo também pode ser utilizado para definir planos de desenvolvimento para os colaboradores, visando melhorar suas habilidades, competências e torná-los mais engajados com os objetivos da empresa.

Identificação de talentos: a avaliação de desempenho pode ajudar a identificar e reter talentos dentro da empresa, possibilitando o desenvolvimento de programas de capacitação e retenção desses profissionais.

9 modelos de avaliação de desempenho

Existem diversos tipos de avaliação de desempenho que podem ser adotados. Porém, a escolha daquele mais adequado depende de diferentes fatores que vamos abordar mais a frente. Portanto, a seguir, apresentamos 9 modelos:

Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é um modelo que envolve a participação de todos que trabalham com o colaborador, incluindo gestores, colegas de trabalho, subordinados e até mesmo clientes. 

O objetivo da análise 360 graus é obter uma visão abrangente e completa do desempenho do colaborador, considerando a opinião de várias pessoas.

Avaliação por competências

Esse é um tipo que avalia o desempenho do colaborador com base nas competências necessárias para a sua função

As competências podem ser técnicas ou comportamentais e devem ser claramente definidas. A análise por competências ajuda a identificar as competências que precisam ser desenvolvidas ou melhoradas.

Avaliação por objetivos

Outro tipo comum é o de avaliação por objetivos, que considera o desempenho do colaborador com base nos objetivos estabelecidos para a sua função. Os objetivos devem ser claros e específicos e o colaborador deve ser avaliado com base no alcance ou não desses objetivos.  

Por isso, este modelo ajuda a manter o colaborador focado nos objetivos e a identificar oportunidades de melhoria.

Avaliação por resultados

Já a avaliação por resultados analisa o desempenho do colaborador com base nos resultados obtidos em sua função

Os resultados devem ser mensuráveis e o colaborador deve ser avaliado com base no alcance ou não desses resultados. Utilizando esse tipo, é possível identificar as áreas em que o colaborador precisa melhorar para alcançar os resultados desejados.

Avaliação por incidentes críticos

Esse é um tipo que tem como base o desempenho do colaborador em situações críticas que ocorreram durante o trabalho. Com essa avaliação, é possível identificar as habilidades que o colaborador possui para lidar com situações difíceis e identificar oportunidades de melhoria.

Avaliação por comportamento

A avaliação por comportamento é um modelo que considera o desempenho do colaborador com base em suas atitudes e comportamentos no trabalho. Serve para descrever a personalidade de um profissional, contribuindo para a definição de tarefas baseadas em suas competências não apenas profissionais, mas psicológicas e sociais.

Avaliação por ranking

Esse tipo classifica os colaboradores em uma escala de classificação. É possível identificar os colaboradores que estão acima da média e aqueles que precisam melhorar em sua função. 

Avaliação da liderança

Finalmente, é importante observar que o desempenho da liderança também precisa ser avaliado. Afinal, os líderes têm muita responsabilidade sobre o desempenho das equipes, certo? Eles afetam a comunicação, as relações interpessoais, a motivação e até o bem-estar dos funcionários. 

Esse tipo de avaliação de desempenho pode ser feita por funcionários e supervisores para torná-lo mais completo. A partir dos resultados, é possível dar feedbacks para otimizar a gestão, melhorar seu relacionamento com os colaboradores e otimizar outros aspectos predeterminados.

Autoavaliação

A autoavaliação, também conhecida como avaliação de desempenho individual, é provavelmente um dos modelos mais utilizados. O colaborador primeiro responde a um questionário para refletir sobre seu desempenho e identificar seus pontos fortes e fracos. Em seguida, discute-se com o supervisor o que pode ser feito para melhorar o desempenho.

Quando o próprio colaborador reconhece seus pontos de melhoria, é mais fácil promover o crescimento contínuo.

Como escolher o melhor tipo de avaliação de desempenho?

Existem alguns fatores que pode considerar na hora de escolher o melhor tipo para a sua empresa. Fatores como os objetivos, as habilidades e competências dos colaboradores e também a cultura da empresa são fundamentais e devem guiar a definição do melhor para sua organização.

Por isso, definimos algumas dicas importantes e fundamentais para te ajudar a escolher o melhor modelo de avaliação de desempenho:

  • Considere as habilidades e competências dos colaboradores: um bom exemplo disso, é que se você possui colaboradores trabalhando em áreas técnicas, como TI ou engenharia, a avaliação por competências pode ser o mais adequado. 
  • Considere a cultura da empresa: é importante considerar a cultura organizacional. Por exemplo, se a sua empresa valoriza a transparência e a participação dos colaboradores, o modelo 360 graus pode ser o mais adequado
  • Faça testes: antes de implementar algum tipo de avaliação de desempenho, é importante testá-lo. Faça testes com pequenos grupos de colaboradores para identificar possíveis problemas ou ajustes que precisam ser feitos. 

Ao escolher o melhor tipo de avaliação de desempenho para a sua empresa, é importante lembrar que não há uma forma única que sirva para todas as empresas. 

Cada organização possui suas próprias necessidades e objetivos, e é importante escolher um que atenda às necessidades da empresa e ajude a alcançar seus objetivos.

Como fazer uma avaliação de desempenho?

Agora que já conhece os principais tipos de avaliação de desempenho e como escolher o melhor para sua empresa, é hora de colocar a mão na massa. Por isso, os próximos passos de como fazer de forma eficiente estão listados abaixo.

  1. Estabeleça objetivos claros: é importante ter objetivos claros para avaliar o desempenho do funcionário. Esses objetivos devem estar alinhados com a missão e os valores da empresa.
  1. Coleta de dados: coleta de informações e dados relevantes sobre o desempenho do funcionário. Isso pode incluir feedback dos colegas, supervisores, clientes, análise de resultados, histórico de desempenho anterior e outros indicadores relevantes.
  1. Agende uma reunião de feedback: o retorno sobre os resultados da avaliação, é um momento importante, principalmente para empresas que investem na cultura de feedback. Nessa reunião, procure reconhecer o trabalho que foi bem feito e também conseguir gerar autocrítica sobre os pontos de melhoria.
  1. Estabeleça metas e um plano de desenvolvimento: discuta com o funcionário o que pode ser feito para melhorar o desempenho e definir metas e um plano de desenvolvimento que o ajudará a alcançá-las.
  1. Acompanhamento e revisão: acompanhe o progresso do funcionário ao longo do tempo e revise a avaliação de desempenho regularmente para garantir que as metas estejam sendo alcançadas e que o desempenho esteja melhorando.

O último passo da avaliação de desempenho

Nenhum processo é totalmente eficiente na primeira tentativa. Diante disso, o último passo é otimizar e revisar todo o processo. Assim se dá início a um ciclo de melhoria contínua, e, busca de entregar sempre os melhores resultados. 

Lembrando que a Vivaintra fornece informações e dados valiosos dos seus colaboradores, que vão ajudar no mapeamento de competências e produtividade, além de facilitar o processo de comunicação interna. 

Assim, você encontra informações relevantes para realizar uma avaliação de desempenho eficaz e precisa dos seus colaboradores. Conheça mais sobre a plataforma.

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