• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.
Comunicação Interna e Endomarketing
Atualizado: 12 de Março de 2024
Tempo de leitura: 4 min.

Abril Verde: ações de endomarketing para implementar na empresa

Abril Verde: ações de endomarketing para implementar na empresa

O Abril Verde é o mês da conscientização sobre segurança no trabalho, tema de fundamental importância em qualquer empresa que aplica campanhas e ações de endomarketing.

Além da prevenção a acidentes que envolvem o corpo físico, a segurança no trabalho também traz a atenção para a saúde mental. Segundo a OMS, por exemplo, o burnout é considerado uma doença ocupacional.

É essencial que as instituições promovam a prevenção de problemas físicos e psicológicos dentro do ambiente corporativo. Veja ideias de ações de endomarketing de Abril Verde a seguir!

O que é endomarketing

Endomarketing é uma forma estratégica de comunicação interna focada nos colaboradores da organização. O objetivo das ações de endomarketing é promover algum tema que faça sentido na empresa e para os profissionais, geralmente temáticas de datas comemorativas.

Existem diversas maneiras de se aplicar essas ações: atividades, palestras, interações ou comunicados, por exemplo. As campanhas de endomarketing precisam ser realizadas de maneira a fortalecer a cultura organizacional e engajar os profissionais, além de conscientizar a equipe acerca do tema escolhido.

Abril Verde e a importância da segurança no trabalho

A importância da segurança no trabalho

A segurança no trabalho é um tema essencial que deve ser tratado em qualquer ambiente corporativo. Muito além de conscientizar sobre os acidentes que podem ocorrer durante a jornada, a campanha também alerta sobre a questão mental no mundo profissional.

Ter um espaço seguro para exercer a profissão é um item fundamental em qualquer empresa, já que a segurança no trabalho afeta diretamente o bem-estar e o desempenho dos colaboradores.

É necessário que todo colaborador conte com condições adequadas para desempenhar sua função, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Por isso, a segurança no trabalho deve promover o uso correto de equipamentos de proteção, boas práticas e uma discussão ativa sobre saúde mental.

Ações de endomarketing para Abril Verde

Ações de endomarketing para o Abril Verde

Existem diversas maneiras de desenvolver e aplicar ações de endomarketing sobre a segurança no trabalho. Confira a seguir algumas ideias!

Conscientização sobre segurança no trabalho

Desenvolva e aplique campanhas para conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no trabalho. Elementos visuais e comunicados criativos são uma ótima opção para chamar a atenção a esse tema tão importante.

Palestras e workshops

Realize palestras e workshops com o auxílio de especialistas em segurança no trabalho, essa é uma forma de passar as informações corretas e com credibilidade. Fazer a conscientização sobre a segurança no trabalho por meio de profissionais capacitados pode ter um forte impacto em relação a importância desse tema.

Atividades de engajamento

Que tal reunir os colaboradores e falar sobre o assunto de forma divertida? Invista em gincanas e jogos educativos que mostrem na prática a importância da segurança no trabalho.

Assim, o momento fica muito mais agradável e leve, sem perder o objetivo de conscientizar sobre o tema.

Reconhecimento de colaboradores

Uma opção criativa é realizar uma cerimônia de reconhecimento aos profissionais que se destacam quando o assunto é segurança no trabalho.

Premie de alguma forma aqueles colaboradores que seguem à risca as normas de segurança e as recomendações acerca da saúde e bem estar no trabalho. Essa é uma maneira de continuar incentivando as boas práticas e inspirar outros colaboradores!

Ferramentas de endomarketing para Abril Verde

Ferramentas para ações de endomarketing de Abril Verde

No off ou online, há diferentes maneiras de aplicar as ações de Abril Verde. Veja algumas ferramentas que podem auxiliar nesse momento importante na empresa!

Intranet

Além de ser fundamental para a rotina de comunicação interna da empresa, a intranet é perfeita para realizar ações de endomarketing.

Utilize a plataforma para compartilhar informações relevantes, estatísticas de segurança, materiais informativos e depoimentos de colaboradores! Com os recursos da intranet, os profissionais podem interagir com as publicações e engajar de forma prática.

Conheça a

Vivaintra
 — a plataforma de comunicação interna mais segura e completa do mercado — e faça um teste gratuito de todos os recursos!

E-mail Marketing

Envie newsletters periódicas ou programe uma sequência temática sobre segurança no trabalho.

Personalize o e-mail com um layout amigável e criativo, reúna informações importantes e envie aos colaboradores para a conscientização sobre o Abril Verde.

Vídeos e Podcasts

Explore recursos visuais, eles ajudam a chamar a atenção e a transmitir as informações de maneira inovadora.

Aposte em vídeos ou até mesmo em podcasts internos que abordem a importância da segurança no trabalho. Também é interessante compartilhar histórias inspiradoras de colaboradores que se dedicam a seguir as boas práticas de segurança.

Conclusão

O Abril Verde é uma data fundamental para ser abordada em empresas, levando a conscientização sobre segurança no trabalho e boas práticas. As ações de endomarketing ajudam os colaboradores a entenderem a importância do assunto de forma mais dinâmica e engajadora.

Com as ferramentas certas — principalmente como a intranet, por exemplo — as organizações têm à disposição meios criativos de comunicação interna para aplicar uma boa campanha de promoção da saúde e segurança no meio corporativo.

Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os

materiais gratuitos
 para download e nos acompanhar nas redes sociais!

Compartilhe

Centralize a Comunicação Interna da sua empresa

Tenha o seu canal de Comunicação Interna oficial! Acabe com ruídos e retrabalhos com a Intranet e Rede Social Corporativa mais completa do mercado.