Você sabia que gamificação pode aumentar significativamente o engajamento dos colaboradores?
Na Vivaintra, acabamos de comprovar isso com nossa mais recente campanha de endomarketing focada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é um conjunto de estratégias voltadas para engajar, motivar e alinhar os colaboradores de uma empresa aos objetivos e valores da organização. Ao fortalecer a comunicação interna e promover um ambiente de trabalho positivo, o endomarketing visa transformar os funcionários em embaixadores da marca, melhorando o clima organizacional e impulsionando a produtividade. Em campanhas de endomarketing bem-sucedidas, a empresa não só comunica suas metas e valores, mas também cria um senso de pertencimento e engajamento que reflete positivamente em seu desempenho geral.
O funcionamento da campanha se deu semanas antes das Olimpíadas para que os colaboradores pudessem enviar seus palpites de forma simples e intuitiva e após o início das Olimpíadas que é uma competição de curto prazo nosso time de tecnologia atualizava o quadro de medalhas e isso fazia com que a cada momento o ranking criado para a campanha se atualizasse em cada cliente Vivaintra.
A Gamificação como receita perfeita para o engajamento
A ideia de ranking e de palpites já é cultural no Brasil e geralmente é mais utilizado em competições como Copa do Mundo e nas Olimpíadas trabalhamos diretamente com o quadro de medalhas e posição do nosso país. Já o ranking veio como elemento de gamificação para tornar esta experiência ainda melhor e atualizada mais de uma vez ao dia.
Eduardo Bona, CTO da Vivaworks, avalia que "a retenção dos colaboradores e do engajamento junto com o espírito de competição dos mais otimistas em prol do Brasil esperando por novas medalhas e mudança no ranking com certeza deixou tudo para os últimos dias das Olimpíadas e teve um resultado bem acima do esperado para nós nestes termos, inclusive".
Vamos falar de três indicadores e resultados obtidos?
🎯 Dos principais resultados alcançados logo no começo da campanha podemos destacar o aumento médio nos acessos que superou em 15% a média entre os clientes participantes neste período de 30 dias.
🎯 Além disso, em empresas onde o acesso médio é semanal, o engajamento diário aumentou o equivalente a 30% em relação aos dias que não era muito comum o acesso de colaboradores.
🎯👨💼👩💼 Mais Benefícios ao ambiente e consequentemente aos colaboradores:
- Melhoria na comunicação interna uma vez que o acesso do colaborador também favorece a visualização de conteúdos institucionais, avisos, entre outros
- Promoção de um ambiente de trabalho mais dinâmico e colaborativo
- Aumento do sentimento de pertencimento
Aproveite e baixe gratuitamente nosso manual para engajar seus colaboradores:
E se quiser conhecer mais sobre nossos materiais: