A cultura do feedback é uma abordagem de cultura organizacional que tem como objetivo promover um ambiente de trabalho saudável, focado no crescimento e melhoria contínua.
Esta abordagem incentiva os colaboradores a partilhar honestamente feedbacks uns com os outros, ajudando a construir relacionamentos saudáveis, bem como a melhorar as habilidades e competências dos colaboradores. A cultura do feedback também permite que a organização identifique e aborda problemas e oportunidades de melhoria antes que eles se tornem um problema maior.
Além disso, o feedback é uma forma de melhorar a comunicação, aumentar a produtividade, aumentar a satisfação do cliente, promover a inovação e desenvolver o capital humano.
Para isso, é necessário preparo da empresa, na escolha do treinamento, no planejamento e na escolha dos canais de comunicação para a aplicação de feedbacks. Continue lendo o conteúdo abaixo e confira nossas dicas de como aplicar essa cultura na sua empresa.
O que você precisa saber sobre a cultura de feedback
O feedback pode ser dado de maneira formal ou informal. Ele pode acontecer dos gestores para colaboradores e na direção oposta, onde quem recebe os feedbacks são os gestores.
Outro tipo de feedback comum é aquele fornecido entre colegas, que podem ser da mesma equipe ou não.
Além de tudo, ao incentivar uma cultura do feedback nas empresas, é importante que as empresas forneçam treinamento aos funcionários para que eles saibam como dar e receber feedback de maneira positiva. As empresas também precisam criar um ambiente acolhedor para o feedback, que permita aos funcionários expressar suas opiniões e ideias com segurança.
É importante que as empresas tenham uma política de feedback clara, que explique como o feedback deve ser dado e recebido. Esta política deve incluir diretrizes sobre o propósito do feedback, a importância de dar feedback de forma construtiva e os procedimentos a serem seguidos para lidar com situações difíceis.
Finalmente, as empresas devem desenvolver processos de feedback para monitorar o progresso dos funcionários e identificar áreas de melhoria. Estes processos de feedback devem ser simples e diretos, para que sejam fáceis de entender e implementar.
Como criar canais de feedback utilizando sua intranet
Criar um espaço para feedback pode ser desafiador, mas criar e disponibilizar os canais certos pode ajudar muito os funcionários a se sentirem mais confortáveis em suas funções. Veja quais canais pode utilizar na Vivaintra:
Formulários
Utilize os formulários para realizar pesquisa com seu público interno. Você pode utilizar diferentes formatos e de perguntas, gerar um link e compartilhar com seus colaboradores. Essa é uma das maneiras mais rápidas de receber feedbacks. As perguntas podem ser respondidas de forma anônima, o que deixa o colaborador mais confortável ao fornecer sua opinião.
Enquetes
As enquetes podem ser criadas diretamente na timeline e são exibidas a todos os colaboradores com acesso a intranet. As opiniões na enquetes podem ser públicas ou anônimas e facilitam a tomada de decisões de maneira rápida e simples.
Reuniões
Com uma política de feedbacks, é possível fazer desse processo algo recorrente. Equipe e gestores podem definir qual a melhor frequência para feedbacks individuais e de time. Realizando esse encontros presencial ou virtualmente através do módulo Reuniões Online.
Caixa de ideias
Tenha um espaço exclusivo onde seus colaboradores possam dar sua ideias e feedbacks sobre determinado assunto. Basta criar a caixa de ideias e os colaboradores enviar sua opinião, sugestões e melhorias.
Comunicado interno
Esse módulo não necessariamente é utilizado em feedbacks, mas é uma ferramenta eficiente para incentivar os colaboradores e fornecer seus próprios feedbacks. Faça um convite para responder ao formulário, deixar suas ideias, reforçar encontros de feedbacks ou apenas responder a enquete. Engajar seus colaboradores é fundamental para que a cultura do feedback traga resultados.
Ao integrar o processo de feedback em várias atividades e canais, você poderá capturar em tempo real o que as pessoas pensam sobre a empresa, processo, atividades e pessoas. Também torna mais fácil para os funcionários demonstrar que os feedbacks fornecidos estão sendo ouvidos e levados em consideração.
Para finalizar, se você é gestor é quer fazer com que as ações da cultura de feedback tenham o resultado esperado, confira algumas dicas extras que preparamos para você:
1. Escute o feedback: O primeiro passo para aplicar feedbacks eficazes é ouvir o que o outro tem a dizer. Preste atenção às palavras e às emoções que o feedback expressa.
2. Pergunte: Para entender melhor o que o outro está dizendo, faça perguntas sobre o feedback. Pergunte sobre as motivações por trás do feedback, possíveis soluções e outras informações.
3. Valide os sentimentos: Valide os sentimentos do outro, reconhecendo e reconhecendo que entende o que ele está sentindo.
4. Seja específico: Seja específico ao dar feedback. Não gire em torno do assunto ou seja vago. Em vez disso, dê feedback específico sobre o que está funcionando e o que não está.
5. Seja respeitoso: Seja respeitoso e profissional ao dar feedback. Não seja rude ou hostil. Evite julgamentos negativos e mantenha-se aberto ao diálogo.
7. Seja claro: Certifique-se de que o feedback seja claro e compreensível. Seja paciente e explique o feedback se o outro não o entender de imediato.
8. Envolva o receptor: Dê ao receptor a oportunidade de responder ao feedback e fornecer suas próprias ideias e soluções.
9. Procure soluções: Ao dar feedback, procure estratégias e soluções que corroborem em planos de ação visando melhorar o desempenho e a produtividade.
Gostou das dicas? Aqui você confere outras dicas exclusivas para usar a Vivaintra e melhorar ainda mais sua comunicação interna.
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