Já parou para observar como anda o clima na sua empresa? A maneira como os colaboradores e gestores percebem a organização, consegue influenciar a motivação e até a satisfação com relação ao ambiente de trabalho.
No blog da Vivaintra falamos mais sobre o indicador de clima organizacional e também como medir o clima é importante para definir quais ações devem ser realizadas a fim de melhorar esse aspecto na sua empresa.
Porém, medir o clima da empresa e compreender de vez como ela é vista pelo time, não é uma tarefa simples.
A boa notícia é que, quem é cliente Vivaintra tem uma grande ferramenta para realizar sua pesquisa de clima com mais efetividade e colher bons resultados. Continue lendo para descobrir como realizar uma Pesquisa de Clima utilizando nossos recursos.
Pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima é uma das ferramentas mais importante utilizadas atualmente pelas empresas para compreender o ambiente de trabalho e o efeito que ele tem sobre as equipes.
Quando a pesquisa é bem feita, é possível obter uma percepção do contexto onde os colaboradores estão inseridos para propor melhorias que vão impactar positivamente seus resultados.
A pesquisa é normalmente feita através de um questionário online, com perguntas definidas estrategicamente para ajudar no diagnóstico do clima atual da organização. Ela pode ser respondida anonimamente ou não, mas quando é feita de forma anônima, a adesão é ainda maior.
Em uma pesquisa de clima se considera diversos fatores. Além disso, os colaboradores são requisitados a pensar sobre como é sua rotina no trabalho, sobre práticas e processos corporativos, até mesmo o lado positivo e negativo da gestão.
A pesquisa de clima também costuma ir além das percepções sobre o ambiente interno de trabalho. Algumas análises permitem até mesmo compreender aspectos do clima que afetam diretamente resultados financeiros.
Entre esses fatores estão, o alinhamento de colaboradores com os objetivos do negócio, satisfação e motivação da equipe. Assim, ajustes feitos no clima da organização, levam ao melhor desempenho das atividades e entrega de valor, que vão impactar em resultados como faturamento, lucro e redução da rotatividade.
Portanto, a pesquisa de clima organizacional deve fazer parte do planejamento estratégico da sua empresa e não apenas do setor de Recursos Humanos.
Como fazer uma pesquisa de clima utilizando a Vivaintra
A Vivaintra oferece várias ferramentas interessantes para realizar a pesquisa de clima na sua empresa. No entanto, antes de pensar nas perguntas que serão feitas, existem alguns passos que precisam ser seguidos antes mesmo de elaborar seu questionários:
1º Defina o objetivo
A pesquisa de clima deve ser algo estratégico e precisa de um ponto de partida, ou seja, um lugar por onde começar. Esse ponto de partida pode ser um problema que precisa ser resolvido ou simplesmente determinar como anda a satisfação dos colaboradores.
Observe também como é a taxa de resposta dos colaboradores a pesquisa. Procure definir uma meta, por exemplo, entre 80% e 90% de taxa de resposta. Observe que a taxa pode variar de empresa para empresa. Visto isso, quanto maior o número de respostas, mais efetivos serão os resultados da pesquisa.
2º Faça um planejamento
Um planejamento reduz ações corretivas e até o tempo de execução de um processo. Por esse motivo, planejar sua pesquisa envolve, a data em que será aplicada, prazo máximo de respostas, onde será conduzida, ferramentas utilizadas e como ela será divulgada.
No planejamento, tente incluir também, ações para mostrar à equipe o propósito da pesquisa e a importância de respondê-la, dando espaço também para que todos tirem suas dúvidas sobre ela, como em treinamentos e reuniões.
3º Execução
Após definir qual o objetivo da pesquisa de clima e planejar bastante, é o momento de colocar em prática a execução da pesquisa.
A execução deve envolver desde a ferramenta onde o formulário será construído, até como a pesquisa será aplicada e divulgada.
Criação do Formulário
Baseado no objetivo da pesquisa definido previamente, elabore as perguntas e valide se elas realmente vão contribuir com resultados significativos. Pensando nisso, construa o formulário com perguntas não apenas relacionadas ao clima da empresa, mas também, sobre como a liderança é vista, além das perspectivas de carreira e salário, sobre as ferramentas de trabalho e funções desempenhadas.
O formulário online é uma das maneiras mais acessíveis para realização da pesquisa de clima organizacional. Por ser fácil de acessar e estar disponível a todo momento, é possível obter mais respostas.
Outro ponto de destaque é que, ter todas as respostas reunidas em um único local, irá facilitar a análise de dados.
Para construir o formulário existem algumas ferramentas conhecidas, mas como mencionamos, clientes Vivaintra, tem acesso ao módulo Formulários na Intranet.
Seguindo esse passo a passo, você consegue criar sua pesquisa de clima, utilizando diferentes formatos de perguntas, entre elas, questões de múltipla escolha, caixa de seleção, lista suspensa e perguntas com respostas longas ou curtas.
Após a criação, você pode gerar um link público e compartilhar com os colaboradores para poderem responder. No painel administrativo, você consegue acompanhar o número de respostas e exportá-las a qualquer momento para analisar.
Aplicação da pesquisa
Após cadastrar as perguntas, é o momento de aplicar a pesquisa de clima. Faça uma análise de qual seria o melhor meio para divulgar o link da pesquisa para seus colaboradores.
Nessa etapa é ideal que todos da empresa compreendam a importância de responder às perguntas. Se possível realize treinamentos e encontros para expor os benefícios e as melhorias que esse processo poderá proporcionar.
Para divulgar sua pesquisa de clima, pode apostar em meios tradicionais como e-mail. Contudo, para conquistar o maior número de respostas possível, o ideal é que reforce a comunicação periodicamente. Na Vivaintra, muitos recursos de comunicação interna estão disponíveis para garantir o alcance e engajamento da pesquisa. Confira o que pode ser feito:
Comunicado interno: dispare um comunicado interno com prazo de respostas e link da pesquisa. Quando um comunicado é enviado, você tem acesso a quem visualizou o comunicado e o colaborador é notificado tanto por e-mail quanto pelo ícone de notificação na intranet.
Avisos: os avisos são uma maneira fácil e rápida para informar todos os colaboradores. É muito efetivo, pois um informativo é exibido no topo da intranet que pode ser acessado a qualquer momento.
Notícia: quando uma notícia é criada, ela é compartilhada também na página inicial da intranet, ficando visível para todos os colaboradores com acesso. Ao clicar na notícia, os usuários têm acesso a mais informações, além de poderem interagir com a comunicação. Utilize a notícia para falar sobre a pesquisa, dar detalhes do processo, informar datas e, claro, fazer o convite com o link para obter mais respostas.
Chat: o chat não pode ficar fora do seu plano de divulgação para a pesquisa de clima.
Ele é a maneira mais simples de comunicar e por ele você pode fazer o convite para responder à pesquisa de forma individual ou ainda disparar para uma lista de trasmissão.
Resultados
A última etapa da pesquisa de clima é a análise dos resultados. Utilizando o módulo Formulário, além de conferir o número de respostas, você pode fazer o download delas e realizar uma análise a partir das informações obtidas. Os dados ainda podem ser importados no Google Sheets, Excel, Power BI e outras ferramentas para facilitar ainda mais a análise.
Faça uma análise cuidadosa, tire as conclusões necessárias e a partir disso, defina quais serão os próximos passos para garantir a melhoria do clima organizacional na sua empresa.
Não esqueça de divulgar os resultados com todos os colaboradores, utilize as mesmas ferramentas para divulgação e de espaço para feedback e dúvidas. Assim, você assegura o engajamento e confiança dos colaboradores.
Se gostou das dicas, continue acompanhando o manual para não perder outros conteúdos como esse, além de vídeos e novidades sobre a Vivaintra.
Comments