A cada ano, o movimento Outubro Rosa ganha força, principalmente nas empresas. Essa movimentação acontece em todo o mundo visando dar mais visibilidade e conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, o mês de outubro é sempre repleto de homenagens, mensagens e outras ações criativas.
Nos últimos anos, o Outubro Rosa se fortaleceu por meio de corridas, campanhas e ações em nível nacional, expondo também uma realidade que poucos sabem que existe. Entre as mulheres, o câncer de mama é o mais comum. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 24% dos novos casos de câncer em mulheres são de mama, sendo também a principal causa de morte por câncer.
Devido à gravidade e o grande número de casos, a lei nº 13.733 foi instituída no Brasil, declarando Outubro como o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Para melhorar esse cenário é papel das pessoas e organizações conscientizarem a alertarem sobre esse problema.
Uma campanha de outubro rosa é essencial e deve ser pensada em todos os detalhes para comunicar e realmente conscientizar as pessoas que fazem parte da empresa. A intranet é uma forte ferramenta de comunicação e vamos explicar um pouco mais sobre como utilizá-la na campanha da sua empresa.
Por que desenvolver uma campanha do Outubro Rosa na sua empresa?
Primeiramente, é interessante pontuar as vantagens desse tipo de campanha de endomarketing. Através das ações realizadas durante a campanha, é possível lembrar os colaboradores da importância de cuidar da própria saúde.
A equipe deve saber que a empresa se preocupa com seu bem-estar, contribuindo para deixá-los mais engajados e produtivos. Por isso, pense bem nas ações que irá realizar para fazer com que todos, incluindo mulheres e homens, entrem no clima do Outubro Rosa. Afinal, todo podem contribuir, alertando sobre a importância da realização de exames preventivos como a mamografia.
Se não faz ideia do que fazer, ou quer ideias diferentes, no blog da Vivaintra você tem sugestões de ações pensadas exclusivamente para conscientizar e engajar os colaboradores com a campanha, é só acessar o blog para conferir.
Como fazer uma campanha do Outubro Rosa com a Intranet
Sabemos que engajar os colaboradores nem sempre é fácil, e a comunicação interna tem papel importante nesse processo. Para facilitar, uma ferramenta como a Intranet da Vivaintra, permite a comunicação em todos os níveis, então divulgar as ações e campanhas é mais simples.
Quem é cliente Vivaintra, tem acesso a campanhas de endomarketing exclusivas, desenvolvidas especialmente para engajar seus colaboradores. Assim não precisa mais se preocupar em como utilizar sua intranet nas principais datas comemorativas. Conheça outras vantagens da Intranet:
- Facilita o acesso dos colaboradores;
- Centraliza as informações e comunicações em um só lugar;
- Permite entre equipes e setores;
- Aumenta a produtividade do time, ao ter informações e contatos centralizados;
- Mantém informações e dados mais seguros.
A Intranet da Vivaintra tem muitos recursos e funcionalidades para ajudar na sua campanha e vamos falar sobre ela aqui.
Notícias
O módulo notícias, permite a divulgação de conteúdos para toda empresa, de uma maneira fácil e rápida. As notícias podem ser acessadas na tela inicial da intranet sendo perfeito para compartilhar conteúdos mais densos e informativos.
Pode utilizar o módulo para informar seu time sobre formas de prevenção ao câncer de mama ou então, conscientizar sobre a importância de falar sobre esse assunto.
Banners
Utilize os Banners para lembrar aos colaboradores que a acompanha está acontecendo. Prepare uma arte personalizada e insira na página inicial direcionando para informações da campanha ou para a notícia relacionada.
Outra dica é adicionar mensagens de apoio e conscientização. Se for fazer alguma ação em determinado dia, como o Pink Day, utilize para lembrar os colaboradores.
Avisos
Além dos banners, os avisos são a melhor forma de comunicar acontecimentos importantes na empresa. Ajudam a divulgar datas e eventos e você pode exigir a confirmação de leitura do colaborador para garantir que todos estejam cientes.
Caso realize algum evento ou treinamento de conscientização, informe os detalhes através de um Aviso.
Reuniões Online
Que tal compartilhar informações valiosas em uma reunião com todo o time? O Reuniões Online facilita a comunicação e pode ser utilizado na campanha do Outubro Rosa para integrar toda a equipe.
Depoimentos de superação, ou até mesmo um workshop sobre prevenção e autocuidado, pode ser compartilhado ao vivo e ao mesmo tempo com todos os colaboradores.
Eventos
Se for realizar um evento, seja ele presencial ou online, utilize o módulo eventos para informar e deixar esse momento registrado. Dessa forma, é mais fácil manter os colaboradores por dentro do que está acontecendo na campanha e no próprio evento.
Utilizar o módulo Eventos é interessante, já que você pode conferir a participação da equipe e ainda compartilhar na galeria do evento, imagens dos momentos marcantes.
Personalize sua intranet
Como o próprio nome já diz, o rosa é cor destaque do mês de outubro, então o que acha de personalizar sua intranet para combinar com a campanha? Assim, todas as vezes que o colaborador acessar, estará ciente que a campanha ainda está no ar.
Personalizando sua intranet e combinando essa ação com os outros módulos, você terá uma campanha incrível e acessível a todos os colaboradores, atingindo o objetivo da campanha Outubro Rosa, conscientizar e prevenir.
Comments