Podcast, já ouviu falar!? Bom, não é segredo que os podcasts tem se tornado uma das mídias mais fortes nos últimos anos. Conforme a Associação Brasileira de Podcasters (abPod), uma pesquisa realizada no ano de 2019 constatou que o consumo de Podcasts pela população brasileira aumentou em 67% nos últimos anos.
Podendo ser acessado de maneira totalmente gratuita e de qualquer lugar, os podcasts não demoraram muito tempo para chamar a atenção das empresas, que, de antemão, perceberam que eles podem contribuir com a aproximação e engajamento dos colaboradores para com a empresa!
Esse novo formato de comunicação interna on-line, bem como a intranet e aplicativos corporativos, tem ganhado muito espaço por serem considerados modelos eficientes e mais descontraídos de manter os colaboradores engajados, satisfeitos e informados. Além disso, o podcast é também uma forma de promover a interação entre os times, garantindo um melhor relacionamento entre todas as equipes de uma forma natural!
Mas e então, o que acha de descobrir como você pode planejar, criar e colocar em ação um podcast interno!?
Evolua o relacionamento dos colaboradores de sua empresa. Confira logo abaixo!
Antes de tudo: o que é um podcast?
O podcast nada mais é um do que um conteúdo em formato de áudio, podendo ser disponibilizado por download ou streaming. Independentemente de independentemente do meio em que esteja vinculado, o podcast pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento.
Com assuntos específicos, um podcast costuma ser longo, e um dos maiores desafios que se enfrenta, é conseguir prender a atenção do público.
Porque utilizar podcasts em sua empresa
Bom, como já explicado, os podcasts tem o grande poder de aproximar as pessoas! Mas porquê? Pense bem! Além de transmitir informações, é possível aumentar e até gerar o dialogo entre pessoas que não possuem muito contato com os outros na empresa!
Mas estes não são os únicos benefícios em se possuir um podcast interno! Além de apresentá-lo para um público que se tornará fiel ao mesmo, a mídia possuí um baixo custo de produção e é uma nova maneira para realizar a divulgação da sua marca!
Bom, acredito que você já entendeu o poder de um podcast, não é mesmo!?
Como criar meu podcast interno
Agora, que tal colocar a mão na massa e começar a desenvolver seu podcast!? Vamos lá!
1º Passo: defina um nome, tema e formato
É de grande importância que você tenha bem definido a maneira que podcast será feito e qual será o seu conteúdo. Ao considerarmos produzir um podcast interno, é importante pensar em um nome que tenha sentido com a memória, história e cultura da empresa.
O mesmo vale para os temas abordados. Temas que remetam a cultura da empresa, ou algum propósito que a empresa queira alcançar, são uma excelente oportunidade para reforçar mais ainda a importância e o papel do colaborador(a) possuem na organização!
Por fim, o formato. Bom, este é outro ponto que precisa ser muito bem estruturado. O ideal é pensar se, para a empresa, vale separar os times ou se seria melhor convidar apenas um representante da equipe para participarem dos episódios. Além disso, outro ponto para pensar e definir é se os assuntos e temas serão direcionados a um departamento específico ou de forma que integre todos os times.
2° Passo: crie um roteiro
Com o tema da conversa e os participantes definidos, é interessante que se estruture um roteiro para ser seguido, contudo, lembre-se, um podcast é algo dinâmico, então, tome muito cuidado para não transformar sua conversa em um “perguntas e respostas”.
O roteiro nada mais é do que ter um direcionamento do que deverá ser feito. Isso quer dizer que não é para se prender ao que está escrito. Os assuntos devem fluir naturalmente, pois assim, é transferência de sentimentos e emoções é transferida para os ouvintes!
Bom, com tudo isso feito, basta definir quem irá conduzir a conversa, quais serão os avisos iniciais, a apresentação do episódio e começar os preparativos para realizar a gravação e conduzir o episódio do podcast!
3° Passo: escolha os equipamentos e ferramentas adequadas
O fato mais importante para um podcast de qualidade é a qualidade de áudio. Então, pense muito bem nos equipamentos e ferramentas utilizadas para a gravação do mesmo. Caso o podcast vá ocorrer de maneira remota, lembre-se de garantir que todos os participantes possuem uma boa conexão com a internet.
Ah! Também é importante se atentar para que a gravação seja feita em um site e/ou aplicativo voltado para a captação de áudio. Quando feito de forma remota, existem algumas opções de ferramentas bem acessíveis, como por exemplo:
- Google Meet
- Zoom
- Zencastr
- Anchor.fm

Nós aqui da Vivaintra, por exemplo, possuímos uma ferramenta integrada em nossa intranet que permite tal feito, que a nossa ferramenta de Reuniões Online.
Se o projeto se estender e se popularizar, ou caso as gravações sejam feitas presencialmente, é muito importante que a empresa priorize uma sala com isolamento acústico, microfones para os participantes e algum responsável para acompanhar – ao vivo – a gravação, de forma que possa evitar quaisquer problemas técnicos durante a gravação.
A aquisição e preparação dessas ferramentas irão agregar ainda mais valor e qualidade para o podcast.
4° Passo: trabalhe na edição da sua gravação
Após o término da gravação, antes que o podcast seja divulgado para os colaboradores da empresa, é de suma importância que se verifique a qualidade do áudio gravado!
Bom, feito isso, deve ser incluso a vinheta, cortes caso tenha sido necessário e também efeitos sonoros ou músicas para tornar a narrativa mais interessante e trazer mais dinâmica para o episódio!
5° Passo: divulgue seu Podcast em sua Intranet
Com tudo pronto, é só publicar! Por ser um podcast interno é importante que os colaboradores tenham um espaço em que possam acessar facilmente, de onde estiverem e quando quiserem.
Considerando estes aspectos, a Vivaintra, a nossa intranet corporativa, possui uma série de ferramentas que poderão ser utilizadas para facilitar, ainda mais, o relacionamento entre empresa e colaborador.

Com um design limpo e intuitivo, a Vivaintra possui o módulo Notícias, permitindo que a empresa categorize da forma como achar melhor. Isso significa que, se achar ideal, a empresa consegue nomear uma categoria como Podcast Interno!
Pois, bem! Agora você já sabe como pode estruturar o podcast interno de sua empresa! Mão na massa e muito sucesso nesta nova jornada!
Comments