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Tendências de Comunicação Interna para 2024

Tendências de Comunicação Interna para 2024

A comunicação interna está se modernizando e trazendo novas estratégias para as organizações. Ficar de fora do uso dessa ferramenta preciosa não é mais uma opção, já que se tornou essencial para o sucesso de qualquer equipe.

Descubra as tendências de comunicação interna para 2024 e entenda a importância de investir nessa área!

O que é a comunicação interna?

A comunicação interna é uma estratégia comunicacional utilizada em empresas e organizações para promover a troca de informações e a interação entre colaboradores.

A ideia é proporcionar uma comunicação eficaz, organizada e centralizada, favorecendo a fluidez do trabalho. Para isso, muitas empresas utilizam variados canais como e-mail, intranet e rede social corporativa, por exemplo.

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Por que investir em comunicação interna em 2024?

A comunicação interna é um elemento essencial em qualquer organização. É por meio dela que bons projetos são desenvolvidos e metas são atingidas. Portanto, centralizar informações e manter uma comunicação clara com todo o time é a base de um negócio de sucesso.

A tecnologia vem auxiliando cada vez mais na comunicação, trazendo novas ferramentas, estratégias e perspectivas para o mundo corporativo. Em uma era cada vez mais modernizada, é preciso que as empresas acompanhem esse movimento e embarquem na evolução.

Se você ainda não investe em uma comunicação interna de qualidade, 2024 pode ser o ano decisivo para dar esse passo essencial, gerando:

Time mais engajado

Segundo um relatório feito pela Gallup, em 2022, 60% dos profissionais não estão engajados com o próprio trabalho. A comunicação interna é um fator importantíssimo para mobilizar o time e aumentar a interação entre os colaboradores, resultando em uma equipe mais engajada com suas funções e com a empresa.

Aumento da produtividade

Como consequência do aumento de engajamento, a produtividade também cresce! De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia Bain & Company, 44% é a taxa de aumento da produtividade dos funcionários engajados. 

Portanto, investir em uma comunicação interna de qualidade fornece resultados interligados ao desempenho.

Maior transparência nos processos

Uma comunicação interna bem planejada, organizada e estratégica permite uma maior transparência nos processos da empresa. É importante que toda a equipe tenha acesso a dados de interesse geral da empresa, melhorando o fluxo de trabalho e contribuindo com a gestão de conhecimento.

Melhora do clima organizacional

Com um fluxo organizado e transparente das informações, problemas de fofoca e mal-entendidos acabam sendo evitados dentro da empresa. Por consequência, o clima organizacional se mantém saudável e agradável, favorecendo a produtividade e o engajamento do time.

Todos esses resultados gerados a partir da implantação de uma boa comunicação interna são o caminho para um bom desempenho empresarial. Portanto, se sua organização deseja continuar a se desenvolver no mercado, é hora de investir nessa estratégia!

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Tendências de Comunicação interna para 2024

A tecnologia vem crescendo e junto com ela as ferramentas estratégicas. Com a comunicação não poderia ser diferente, certo? Confira a seguir as principais tendências de comunicação interna para 2024 e já comece a se preparar!

Mensuração

Apenas implementar um plano de comunicação interna não é o suficiente, é preciso mensurar os resultados e entender sua eficácia. Fazer o acompanhamento dos resultados gerados na empresa é essencial para medir como a comunicação interna está atuando na organização.

Para isso, o setor responsável deve desenvolver métodos e métricas, além de colher feedbacks constantes para identificar pontos de melhoria. Ferramentas como intranet ou rede social corporativa podem ajudar nisso, fornecendo dados mais concretos de visualizações e interações, por exemplo.

Uso da Inteligência Artificial

A inteligência artificial veio para ficar e promete ser de grande ajuda para as organizações, principalmente para o RH! Com a utilização de bots, relatórios automatizados e até mesmo análises por meio de algoritmos, é possível aprimorar a comunicação interna e realizar sua manutenção constante.

Além disso, chatbots com respostas automáticas podem agilizar a busca por informações e fornecer respostas às perguntas frequentes feitas pelos colaboradores. Essa é uma maneira de disponibilizar informações de maneira organizada e rápida.

Plataformas de comunicação

A tendência é que a comunicação interna possa ser feita por diversos canais, mas sem perder a organização e centralização de informações. A ideia é manter um fluxo de informações e transparência com o time, utilizando diversas vias. Se prepare para explorar:

  • Newsletters;
  • Chat corporativo;
  • Conteúdos em TV corporativa;
  • Acesso por aplicativo.

Para isso, é importante investir em ferramentas e plataformas especializadas neste tipo de estratégia, como uma intranet, por exemplo. A Vivaworks hoje oferece a intranet mais segura e mais completa do mercado: a

Vivaintra
. Se ainda não conhece, é hora de dar uma chance!

Interatividade

Time que interage é time engajado. Por isso, a interatividade é um fator importante em uma comunicação interna eficaz. Em 2024, invista em conteúdos e campanhas que convidem os colaboradores a terem uma participação ativa.

Para isso, é possível promover enquetes, eventos, gravação de vídeos ou podcasts, postagens na intranet e muito mais. A

Vivaintra
, por exemplo, oferece recursos de interatividade e também possibilita a mensuração do engajamento.

Employee experience

A comunicação interna também interfere na experiência do colaborador,. Uma das tendências para 2024 é justamente investir em ações que favoreçam cada vez uma jornada agradável na empresa.

Como mostra um levantamento realizado pela empresa de recrutamento Robert Half com informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a taxa de turnover no Brasil em comparação ao período pré-pandêmico aumentou em 55%. Com esse dado, se prova a ideia de reforçar uma boa experiência na empresa, aumentando a possibilidade de reter talentos e diminuir desistências. 

O objetivo é melhorar e desenvolver cada vez mais as práticas de comunicação interna, que consequentemente vão impactar positivamente o clima organizacional e a satisfação dos colaboradores, fatores essenciais de uma boa employee experience.

Influenciadores internos

Assim como nas redes sociais, as empresas também podem ter seus próprios influenciadores. Essas pessoas são as responsáveis por incorporar os valores da organização e promover a cultura de maneira natural entre os colaboradores.

Os influenciadores devem ser pessoas alinhadas com a cultura, comunicativas e que sejam capazes de inspirar o restante do time. Eles funcionam como embaixadores da marca da empresa, mas ao invés de trabalharem a imagem externamente, a promovem dentro da própria organização.

Essa estratégia ajuda a fortalecer a comunicação interna, além de ser uma via alternativa para difundir a cultura organizacional e fortalecer o time.

Transparência

A transparência na hora de transmitir informações é um fator cada vez mais importante na comunicação interna. É preciso investir em meios de organizar, disponibilizar e armazenar informações de maneira clara e honesta para os colaboradores da empresa.

Ferramentas como comunicado interno, notícias na intranet e podcasts internos — entre outras ideias criativas — são maneiras de manter a comunicação interna eficaz entre o time.

Conclusão

Em um tempo onde as inovações estão cada vez mais frequentes, é essencial que as empresas acompanhem esses momentos e se modernizem também. A comunicação interna não é uma estratégia recente, mas vem se tornando mais fundamental a cada ano.

Por isso, fique de olho nas tendências de comunicação interna para 2024, desenvolva ações que se encaixem no planejamento estratégico da sua organização e caminhe em direção ao sucesso.

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