Criada no Brasil pelo decreto 86.028/81, a Semana do Meio Ambiente é comemorada entre os dias 5 e 9 de junho, levando consigo a pretensão de conscientizar e celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Esta data é um ótimo momento para garantir o engajamento dos colaboradores dentro da empresa e também promover a reflexão e conscientização sobre um tema tão sério.
Neste artigo, vamos conversar sobre como você pode desenvolver e promover ações que estimulem seus colaboradores a praticar atitudes sustentáveis durante a Semana do Meio Ambiente!
O que é o endomarketing?
Endomarketing é uma estratégia de comunicação interna que tem como objetivo promover ações e campanhas acerca de algum tema.
As ações de endomarketing são uma maneira de fortalecer a comunicação interna da empresa, funcionando também como uma estratégia para engajar os colaboradores e aumentar a produtividade.
Ações de endomarketing para a Semana do Meio Ambiente
Segundo a plataforma de pesquisa de mercado Opnion Box, cerca de 82% da população brasileira já considera a sustentabilidade um assunto de grande relevância, dentre esses, 62% consideram o posicionamento da empresa em relação ao meio ambiente no momento de decisão de compra.
Como sabemos, os impactos negativos em face da natureza são cada vez mais fortes e evidentes. Em razão disso, grandes empresas já adequaram seu modo de trabalho a serem mais sustentáveis. Que tal fazer o mesmo?
Fornecimento de um Kit Sustentável
Que tal unir o útil ao agradável? Essa é a ideia do kit sustentável: presentear os colaboradores de maneira inteligente e consciente.
Além da reflexão e conscientização que a empresa irá promover, essa ação é uma maneira de proporcionar reconhecimento e investimento no employee experience.
E não se preocupe, caso sua empresa possua o modelo de trabalho híbrido ou remoto, basta enviar o kit para o endereço dos colaboradores!
No kit, pode-se incluir:
- Caderno ecológico;
- Conjunto de canetas ecológicas;
- Sacola sustentável;
- Material gráfico com identidade da empresa, mostrando as boas práticas sustentáveis;
- Copo sustentável;
- Escova de dentes de bambu.
Essas são apenas algumas opções de itens ecológicos e sustentáveis. Ainda podem ser adicionados diversos itens que se identifiquem melhor com a rotina e perfil da empresa.
Também é importante lembrar que o objetivo desta ação não é simplesmente fornecer um kit sustentável, mas ser apenas uma porta de entrada criativa para a conscientização e o nascimento de um novo mundo na empresa!
Os próximos passos são a substituição de objetos não sustentáveis por sustentáveis! Como todos os colaboradores já terão seu próprio copo ecológico, que tal eliminar os copos descartáveis da empresa?
Passeio ecológico
Pode ser uma ótima ideia reunir os integrantes da empresa para uma caminhada em contato direto com a natureza, saindo da rotina corporativa e respirando novos ares.
Além disso, é uma oportunidade para instigar a reflexão e conscientização dos colaboradores, gerando um engajamento e integração entre o time em um momento descontraído, fora da empresa.
Além do mais, podem ser realizadas outras ações durante o passeio, como, por exemplo: ter explicações de um guia sobre aquele ambiente, ensino de atitudes sustentáveis, conhecimento sobre a natureza e animais… As ideias são muitas!
Código sustentável
Que tal desenvolver um código de sustentabilidade com a ajuda dos colaboradores? Com toda certeza é uma prática que trará bons resultados de engajamento na empresa, além de gerar reflexos sustentáveis fora da organização.
Para esta ação, é essencial utilizar uma plataforma de comunicação interna. Faça uma publicação na intranet da empresa, como uma enquete ou uma notícia, comunicando aos colaboradores sobre a construção de um código sustentável. Agora, convide o time e incentive que todos participem dando ideias.
Lembre-se: deverá ser inserido no código tudo aquilo que torna o dia a dia empresarial mais sustentável e saudável, e, além disso, que contribua com o meio ambiente e faça com que os integrantes da empresa reflitam sobre a importância da natureza.
Lembrete de atitudes cotidianamente sustentáveis
Cuidar do meio ambiente é uma tarefa diária e que exige esforço consciente. Lembrar isso aos colaboradores com certa frequência é essencial para manter a sustentabilidade na organização.
Para esta ação, utilize os recursos da intranet da sua empresa ou até mesmo o e-mail. O importante é que o lembrete chegue a todo o time.
Prepare uma mensagem onde estarão contidas informações e/ou ações como:
- Aviso de coleta de lixo seletiva;
- Utilização de materiais biodegradáveis;
- Informação dos dias de coleta de lixo;
- Indicação de filmes ou dicas que falam sobre a importância da sustentabilidade.
Planta mágica
Nesta ação, os colaboradores irão receber algumas sementes de árvores para realizarem o plantio. Mas em cada embalagem da semente terá o nome de cada um do time.
Fora a dose imensa de reflexão e conscientização que essa ação irá gerar nos envolvidos, imagine o quão gratificante é saber que seu nome está gravado no interior daquela árvore que floresce!
Caso haja a possibilidade da criação de grupos para realizarem o plantio juntos, é uma dica bem interessante, já que, além de tudo já dito que essa ação proporciona, o engajamento entre os colaboradores também será favorecido.
Concurso de fotos
Crie um concurso interno para os amantes de fotografias em sua empresa! Nesta ação, o desafio será de que todos aqueles que desejam participar fotografem algo que se relacione ao meio ambiente e a sustentabilidade.
As fotografias podem ser, por exemplo, de:
- Parques;
- Bosques;
- Lagos;
- Patrimônios públicos;
- Bem-estar animal.
Peça para que os participantes publiquem as fotos na intranet da empresa e, após o prazo para envio finalizado, abra a etapa de votação! Para influenciar os colaboradores a participarem desta ação incrível, informe que haverá premiação para a melhor fotografia.
Benefícios em ser uma empresa sustentável
Agora que você já tem várias ideias de ações de endomarketing para praticar na Semana do Meio Ambiente, confira a seguir os benefícios em ser uma empresa sustentável.
Atração de investidores
Não é mistério que nos dias de hoje, as empresas não são vistas apenas pelo produto ou serviço que prestam, mas também por tudo aquilo que ela representa frente à sociedade. Sendo assim, há certa preferência por parte dos investidores em confiar em organizações que lutam pela causa da sustentabilidade do planeta.
Imagem positiva da marca
Sabemos que a sustentabilidade é um assunto muito em alta atualmente, em razão disto, os consumidores levam muito em consideração os valores de uma empresa, e ser sustentável certamente é um deles.
Com sua empresa seguindo os preceitos de sustentabilidade, seu público certamente irá levar isso em consideração na hora de escolher com quem deseja fazer negócios.
Redução de custos
Sabia que a sustentabilidade também contribui com a redução de custos para a empresa? Isso mesmo! Como exemplo de custos que serão reduzidos, podemos pontuar:
- Uso racional de água e energia;
- Redução da utilização de papéis;
- Utilização de ventilação natural quando possível;
- Incentivo a adoção do trabalho remoto.
Conclusão
Além de discutir e promover a conscientização sobre o meio ambiente, o mais importante é colocar em ação práticas sustentáveis. As ações de endomarketing para a Semana do Meio Ambiente são apenas o começo para engajar o time e aumentar a produtividade acerca do assunto.
Investindo em uma plataforma de comunicação interna de qualidade, como a Vivaintra, essas e muitas outras ideias de ações são possíveis. Experimente!
Você pode conferir mais conteúdos como este no nosso blog, como também aproveitar os
para download e nos acompanhar nas redes sociais!